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Qualidade de vida combina com academia?

Qualidade de vida combina com academia?

Com o controle da pandemia, mais pessoas estão buscando exercícios físicos. Mas, com os hábitos mudando e os objetivos também, apostar na experiência do consumidor é fundamental para a manutenção do hábito e fidelização do cliente.

A busca por qualidade de vida tem se destacado como um dos principais motivos para a prática de exercícios físicos no período pós-pandemia. Apesar de as academias serem um dos estabelecimentos que sofreram com a necessidade de isolamento social, pesquisas mostram uma retomada do setor com crescimento desde 2022.

De acordo um levantamento realizado pela Tecnofit, plataforma de gestão fitness, houve uma queda no mercado nos anos de 2020 e 2021, de 6,37% e 7,92% respectivamente. Porém, em 2022 o setor apresentou um crescimento de 18,02% em relação ao período pré-pandemia. Uma das tendências citadas pela pesquisa é a de que as pessoas praticam exercícios, agora, para ter qualidade de vida e saúde, e não mais com o principal objetivo de emagrecer.

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Qualidade de vida tem importado no pós-pandemia

Pesquisa feita pela Toluna mostrou que 19% dos entrevistados passaram de sedentários a minimamente ativos por conta da pandemia e 39% começaram a se exercitar porque perceberam que engordaram desde o início da pandemia. Proteger-se de formas graves da COVID-19 e cuidar da saúde mental foram alguns dos motivos citados pelos praticantes de atividade física.

A designer Tácia Mota se encaixa nessas estatísticas. Antes da pandemia, buscou um exercício físico para cuidar da saúde mental. Mas, em 2022, a prática foi intensificada, uma vez que o isolamento social trouxe de volta os sintomas de ansiedade e cansaço. “Acho que todo mundo sentiu um desgaste psicológico com essa situação e, no meu caso, voltar a praticar exercícios ajudou a combater isso. Eu vejo que o exercício me dá mais ânimo e melhora o meu humor. Senti isso da primeira vez, quando tive depressão há uns anos e fui me exercitar por orientação médica. Naquela fase, todo dia que ia para a academia sentia uma melhora quase imediata na minha ansiedade e tristeza, além de ter melhorado meus exames físicos”, conta.

E como a busca pela qualidade de vida com os exercícios físicos já existia bem antes da pandemia, o bem-estar dos alunos tem sido o foco da rede de academias Competition, há quase 40 anos no mercado. Segundo uma das diretoras da rede, Tatiana Pace, essa busca se intensificou nos últimos dois anos, e a frequência dos alunos na academia também, com mais pessoas comparecendo inclusive aos finais de semana. “E como principais objetivos, identificamos: restabelecer da COVID-19, eliminar dores que aparecem com a inatividade, retomar a mobilidade, emagrecer e voltar a socializar, além de uma grande busca por melhorar a saúde mental e emocional”, diz.

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A concorrência é alta, mas ainda existe um grande
público a ser conquistado

Apesar de 47% dos brasileiros serem considerados fisicamente inativos segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o país também ocupa o segundo lugar no ranking mundial das pessoas que mais frequentam academias, ficando atrás somente da Índia. É o que mostra uma pesquisa divulgada pelo CupomValido, com base em dados da Numbeo, IBGE e Statista.

O Brasil é também o segundo país com maior número de academias, logo depois dos Estados Unidos, e é onde as mensalidades são mais baratas comparadas com o restante do mundo. Com tantas academias, boxes e estúdios disponíveis, oferecer apenas um espaço para praticar atividade física já não é mais suficiente – é preciso estratégia para conquistar e fidelizar o consumidor. Com quase metade da população sem frequentar uma academia, ainda há um público a ser cativado.

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Experiência do cliente ajuda na fidelização – e a constância colabora com a qualidade de vida

Pensando na evolução do mercado fitness, a Competition vem inovando na oferta de serviços e trabalhando a experiência do cliente. “Ser fiel significa estar satisfeito e querer retornar. Isso começa por um ambiente acolhedor, em que todos se sintam bem-vindos e bem recebidos. Ambiente é muito mais que a estrutura, ele é o reflexo da cultura e propósito da empresa e também do nível de satisfação e preparação da equipe”, destaca a diretora Tatiana Pace.

O customer experience das academias deve começar com atendimento próximo e personalizado, uma vez que cada consumidor tem seus próprios objetivos, necessidades e limitações. Escutar o consumidor, aliás, é fundamental também para garantir um bom NPS (Net Promoter Score). Para isso, a Competition disponibiliza canais de comunicação como formulários, e-mail para relacionamento e um sistema internacional de pesquisa de satisfação utilizado por grandes empresas, o Medallia.

“Contamos ainda com um Gestor da Experiência do Cliente, que cuida do relacionamento com os alunos e analisa os dados vindos dos diversos canais, para garantir maior assertividade das decisões e fortalecer a cultura centrada no cliente. Como resultado desses e diversos outros esforços, além dos altos índices de retenção, fomos reconhecidos com o Prêmio Anual MXM/Medallia de Academias de Excelência em 2021 e 2022”, acrescenta Tatiana Pace.

Para conquistar novos clientes, além das campanhas e eventos, a Competition aposta no marketing boca a boca e incentiva a indicação por parte dos alunos, oferecendo benefícios tanto para quem indicou quanto para quem foi indicado. “Apoiadas na recomendação dos próprios clientes, essas indicações são muito efetivas em termos de qualificação de perfil, sem falar no estímulo que é, para as partes, poderem treinar na companhia de alguém que gostam”, aponta a diretora.

Treinar com boas companhias, aliás, é um dos fatores que faz a designer Tácia Mota continuar praticando exercícios com regularidade. “Dá um motivo a mais para ir à academia e deixa o treino mais divertido. Mas o mais importante é encontrar um tipo de exercício que você goste de fazer, assim você não fica com a sensação de se exercitar por obrigação”.

Bem além de equipamentos de musculação, hoje muitas academias oferecem diversas modalidades de atividade física justamente para que os clientes experimentem e encontrem o seu exercício preferido. A SmartFit, rede de academias que ficou famosa pela mensalidade de baixo custo, oferece aulas de treinamento funcional, dança, cross training, alongamento, luta e até treinos focados em abdômen.

Manter o hábito é desafio

“Que a qualidade de vida passa obrigatoriamente pela prática de exercícios, já está claro, mas não podemos desconsiderar que construir um novo hábito é um desafio, independentemente de qual seja”, aponta Tatiana Pace.

Nesse sentido, as academias podem contribuir com a regularidade da prática oferecendo ampla oferta de atividades e horários; treinadores bem preparados para orientar cada praticante de forma personalizada; estrutura adequada; formas flexíveis de pagamento e ações de incentivo, como celebração de conquistas, gamificação em aplicativo ou eventos de confraternização.



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