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Qual será o seu retrato em 2015?

Qual será o seu retrato em 2015?

O próximo ano será difícil. Para praticamente todos os setores, salvo para os inovadores disruptivos e os grandes leitores de tendências que conseguirão ter a fortuna de lançar ideias no timing correto, a próxima jornada será dura e intensa. Sorte e oportunidade normalmente não andam juntas mas eventualmente encontram-se. E talvez para a maior parte dos executivos é melhor acreditar no trabalho e na própria capacidade de execução. Pois bem, nesse contexto, logo no início de 2015 o mercado varejista estará em larga medida com as atenções voltadas para o evento da NRF Big Show em Nova York. Este ano, o evento traz como tema principal ?o grande retrato? (Big Picture). A perspectiva aqui engloba o panorama de recuperação da economia americana, o impulso inovador gerado por centenas de novos negócios disruptivos, o efeito Amazon que ?compra market share?, impulsiona transações em escala exponencial e solapa margens dos varejistas tradicionais e multicanais. Mas o tema central também incorpora a visão de milhares de participantes internacionais e suas particularidades. A Europa com seus dilemas e a economia em estado conflitivo, vergada pela crença no estado de bem-estar social que não se sustenta sob a lógica competitiva atual. O Japão com suas contradições, ainda apostando timidamente no triunfo da Abenomics, o programa de modernização econômica promovido pelo primeiro-ministro Shinzo Abe. A China, desacelerando o seu papel de fábrica do mundo e procurando criar marcas globais e disseminar o seu ?discipline power? em mercados emergentes. E o Brasil... Bem, o Brasil estará na NRF lambendo as feridas de um ciclo de quatro anos de crescimento frustrado e ansioso por saber a dimensão da correção de rumos que será forçosamente empreendida na economia. O país anda dependerá do motor varejista para respirar algum crescimento. Mas precisará dar condições aos diversos atores de mercado ? indústria, serviços, infraestrutura, energia, agronegócio, novos negócios ? de florescerem com maior estabilidade de regras, segurança jurídica e menos políticas compensatórias (que descompensam setores laterais e desorganizam a ordem econômica). O início do ano será o momento de cada varejista construir a moldura que irá conter o retrato de seu negócio nos 12 meses de 2015. Pode ser um ano ?mais do mesmo?. Pode ser um ano onde investir não faça sentido, diante da probabilidade de uma performance econômica débil. Mas esse pensamento conservador não será adotado por todos. O que a NRF irá mostrar ? e o que os participantes do Grupo BTR NOVAREJO terão melhores instrumentos analíticos para compreender e aplicar em seus negócios ? é um conjunto robusto de ideias, táticas, estratégias, tecnologias e práticas que podem ser aplicadas na totalidade ou em parte, adaptadas ou aprimoradas nos mais diversos segmentos varejistas para permitir a conquista de resultados expressivos.A NRF é sempre um ?grande retrato? de possibilidades que permitem redimensionar negócios no varejo. Difícil é sistematizar esse variado rol de conhecimentos de forma lógica, que faça sentido para quem precisa lidar com a realidade dura e muitas vezes hostil do nosso Brasil. Claro que o país é um dos maiores mercados consumidores do mundo, com grande potencial de crescimento e com empresas de excelente capacidade de execução. Mas nossas peculiaridades e nossa cultura um tanto complacente muitas vezes formam obstáculos que parecem intransponíveis. Parecem. A nossa missão, no Grupo BTR NOVAREJO é proporcionar um entendimento superior apoiado em mais análises, ângulos mais originais e provocativos da imensa quantidade de conteúdos oferecidos pelo ?grande retrato? da NRF. Por extensão, queremos que os varejistas, participantes de nossa delegação e interessados no conteúdo que iremos gerar e compartilhar nos diversos eventos Pós-NRF e em nossos meios ? revista NOVAREJO, Portal NOVAREJO, redes sociais e novos eventos ? possam construir suas próprias molduras e expor retratos de grandes conquistas ao final de 2015.Além de um trabalho mais ainda consistente em nosso Insights & Analytics Review, faremos um relatório mais apurado de visitas técnicas realizadas em operações varejistas fora da curva e teremos ainda notáveis conteúdos de dois renomados professores de Harvard: Rajiv Lal, uma das maiores autoridades mundiais em marketing e gestão de varejo e Aldo Musacchio, um especialista global em desenho de cenários para mercados emergentes. Além deles, teremos novas informações sobre o atual estágio de desenvolvimento e expansão mundial da Amazon. Sim, a gigante do e-commerce, máquina transacional, ainda vai bater de frente com o seu negócio. Nossa ideia é ajuda-lo a não ser atropelado pela força competitiva do varejista que declara que ?a sua margem é a nossa oportunidade?. O retrato rascunhado para o próximo ano pode não ser bonito. Mas informação qualificada, análise mais apurada, histórias mais bem construídas, conteúdos mais qualificados, inteligência derivada do compartilhamento de informações com especialistas globais e locais podem fazer com que você participe NRF em 2016 exibindo um retrato repleto de vitórias. *Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão.

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