Existem muitos aplicativos gratuitos disponíveis tanto para Android quanto para o sistema iOS, da Apple. Não por acaso, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, pouquíssimos brasileiros pagam por aplicativos – apenas 13,3% já compraram. Mas quem será que é o público que realiza essas compras? Segundo o estudo, o perfil médio é: homem, entre 16 e 29 anos, da classe A ou B, com iPhone.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
O mais curioso é que a disparidade entre os sistemas operacionais é muito grande: 34% dos entrevistados que possuem um iPhone já compraram um aplicativo, enquanto apenas 11,6% dos usuários de Android o fizeram. Quando o assunto é gênero, também há muita diferença: 19,2% dos homens já pagaram por um app, contra 9,7% das mulheres.
Pagamento dentro dos aplicativos
Quando o assunto é a “compra in-app” – ou aquelas ofertas incômodas que aparecem durante o uso de apps – os números são diferentes. Segundo a pesquisa, 46,2% dos consumidores já compraram por meio desse método. Não é por acaso que as empresas usam cada vez mais esse tipo de venda nos aplicativos, nas mais variadas categorias.
O estudo trouxe também informações sobre instalação e desinstalação de apps. Confira as descobertas.