A questão da mobilidade é um grave problema de São Paulo. A locomoção é o meio aos principais direitos do cidadão (saúde, educação, alimentação). O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) dá tanta importância ao assunto que, recentemente, lançou a plataforma MoveCidade, um site que pretende, além de informar o consumidor, engajar as pessoas na luta por uma cidade melhor.
“O direito à cidade está ligado à possibilidade que os diversos grupos sociais têm de se deslocar pelos centros urbanos e efetivar direitos garantidos na Constituição, como saúde, educação, lazer e cultura. O Código de Defesa do Consumidor determina que transporte público deve ser um serviço de qualidade”, afirmou Teresa Liporace, assessora de projetos do Idec, na ocasião do lançamento da plataforma.
Candidatos à prefeitura
Em parceria com o Greenpeace, Ciclocidade, Cidadeapé e o projeto Cidade dos Sonhos, o Idec realizou uma avaliação das propostas dos candidatos à prefeitura de São Paulo sobre o assunto, apresentadas em debate na última segunda-feira (22). Segundo nota divulgada pelo Idec, a temática foi tratada de forma superficial.
Em nota enviada à imprensa, Rafael Calabria, pesquisador em mobilidade do instituto declarou que o nível do debate entre os candidatos foi bem fraco. Os comentários das instituições foram feitos com base na Política Nacional de Mobilidade Urbana e no Plano de Mobilidade Urbana do Munícipio de São Paulo (PlanMob/SP). “Legislações que ditam diretrizes para estas políticas públicas foram totalmente esquecidas e o que dominou a discussão foram desavenças partidárias, propostas infundadas e erros flagrantes sobre o tema”, avalia Calabria.
Para ele, temas como ciclovias, inspeção veicular, redução de velocidade e fiscalização no trânsito até estiveram na pauta, mas foram avaliados de forma simplista. Participaram do debate o atual prefeito Fernando Haddad (PT) e os candidatos Celso Russomanno (PRB), Marta Suplicy (PMDB), Major Olimpio (Solidariedade) e João Doria (PSDB).
Abaixo, segue resumo da análise realizada pelas entidades: