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Proposta de valor: qual é a história que a sua empresa quer contar?

Proposta de valor: qual é a história que a sua empresa quer contar?

A forma como a sua empresa comunica o valor gerado para os stakeholders pode mudar a percepção do negócio. Entenda como o conteúdo pode ajudar

Clara, concisa e transparente. São essas características que não podem faltar em uma proposta de valor. Esta, por sua vez, não pode faltar à uma empresa: o que torna o seu negócio diferente dos outros? Qual dor do cliente você é capaz de eliminar de maneira única? Quais benefícios específicos a sua empresa pode oferecer ao cliente? São essas algumas questões que precisam ser respondidas.

Ao contrário do que muitos podem pensar, tal definição é um desafio que não impacta somente as empresas que estão nascendo agora. Existem muitos negócios que não surgiram ontem e que, por mais que tenham consciência de todos os seus diferenciais, não sabem comunicá-los bem.

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Nesse sentido, é essencial que conheçam o passo a passo da proposta de valor – que não é complicado. Basicamente, ela precisa comunicar seus valores, seus diferenciais diante do mercado e por que o cliente precisa escolhê-lo. Além disso, precisa estar acessível, fácil de ser encontrada.

A verdade é que a proposta de valor pode ter o tamanho de uma frase. Porém, a relação do público com a manifestação desse conceito de marketing precisa ser extensa, realista, intensamente vivenciada. Ou seja, é essencial que o seu cliente, ao conhecer os valores e os diferenciais da sua empresa, seja capaz de compreendê-los e de identificá-los na relação com a empresa.

Naturalmente, o conteúdo é uma forma prática de estabelecer essas conexões: de que forma o seu produto reflete sua proposta de valor? Quais são os detalhes dos diferenciais da empresa? Como tudo isso se manifesta por meio dos serviços? Uma equipe especializada no desenvolvimento de conteúdos estruturados, consistentes e com conhecimento sobre o mercado pode ajudar a destacar o que há de melhor na história da sua empresa.

É cada vez mais urgente estar atento a isso. A sua empresa está preparada?

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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