Você já conhece o termo “food porn”? Basicamente, são alimentos tão bonitos e atrativos que chegam a ser obscenos. Geralmente, eles são publicados no Instagram e deixam os consumidores com água na boca. Para muitos, essa é inclusive uma estratégia de marketing, é claro: de tanto ver um alimento bonito, os clientes decidem comprá-lo.
A Oreo, porém, tem feito um trabalho ainda melhor. A marca, que já completou cem anos, tem uma página no Instagram que é muito atraente para o paladar, mas também para o cérebro: as imagens, criativas, claramente são foco de muito investimento da empresa.
Naturalmente, conteúdo não tem relação com o negócio. Porém, é inquestionável a sagacidade da empresa: ela percebeu que comunicar bem a própria marca é uma forma de gerar envolvimento. O cliente se torna realmente engajado (é perceptível pelos comentários).
Um exemplo é a comunicação feita para a estreia da última temporada da série Game of Thrones.
Confira alguns posts da Oreo:
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The most epic cookies of all time are here. #GameOfCookies #ForTheThrone
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Porém, nem todas as comunicações têm uma data especial. Algumas são, simplesmente, imagens criativas e envolventes, transmitindo o prazer de consumir a marca.
O aniversário da empresa também costuma engajar muito. Um exemplo é o post de 107 anos.
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Happy #NationalOREODay! How are you celebrating?
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Porém, o mais inesquecível foi o centenário. A Oreo fez uma campanha que envolveu vários meios de comunicação, fatos históricos e, é claro, doces.