Pesquisar
Close this search box.
/
/
Falando sobre propósito: líderes conversam sobre impacto social

Falando sobre propósito: líderes conversam sobre impacto social

CEOs e empreendedores participam de painéis sobre como empresas podem trabalhar com propósito e gerar impacto social positivo

Propósito tem se tornado uma palavra cada vez mais conectada a impacto social, ambiental e econômico. A intenção de uma empresa está deixando de ser somente o lucro, e passando a incluir a possibilidade de proporcionar oportunidades, melhorias e soluções para o mundo e beneficiar mais pessoas.

Enquanto clientes estão buscando consumir produtos e serviços com mais consciência de seus efeitos no meio ambiente e socialmente, colaboradores estão buscando empregadores que compartilham dos seus mesmos propósitos. Já investidores desejam incentivar negócios com algum impacto positivo na sociedade enquanto também buscam retorno.

Segundo pesquisa da InPress Porter Novelli, 84% das pessoas acreditam que empresas devem comunicar seus propósitos e como pretendem alcançá-los. Além disso, 78% dos entrevistados afirmaram que as organizações devem ter uma visão clara sobre sustentabilidade. Entre os respondentes, 32% declararam poder começar a gastar mais ou comprar marcas que trabalham para ter mais diversidade.

Há ainda o desafio de entender quais são os propósitos que coexistem entre pessoas de diferentes culturas, gerações e classes sociais, e como a organização impacta diretamente cada um deles, em maiores ou menores medidas.


Quer saber o que há de melhor em CX?
Participe do CONAREC 2023!

Onde? Expo Transamérica – SP
Quando? 12 e 13 de Setembro

Ainda não tem ingresso?
Clique aqui! 💬


Assumir um propósito genuíno não é uma tarefa simples ou fácil. Afinal, deve ser um ideal que se expande muito além das palavras da liderança e que seja exercido na prática, todos os dias. Com isso, surgem inúmeros questionamentos sobre os caminhos que devem traçados para alcançar este objetivo. Como criar um propósito claro e conectado à cultura da empresa? Como incentivar colaboradores a adotarem o mesmo propósito? Como garantir que as ações da empresa estão, de fato, gerando impacto positivo no mundo? Quais indicadores apontam para objetivos alcançados por meio do propósito?

Para responder a essas e outras perguntas, e incentivar ainda mais as discussões sobre o tema, o CONAREC 2023 receberá quatro painéis sobre como trabalhar com propósito. O primeiro deles, “CEOs, empresas e propósitos: como a gestão pode impactar positivamente?”, será mediado por Victor Cremasco, sócio e co-CEO da Mandalah, na Arena São Paulo.

A segunda conversa será uma palestra com Edu Lyra, empreendedor social da Gerando Falcões, com o tema “Empreendedorismo com propósito social: não importa de onde você vem, mas pra onde você vai”, também na Arena São Paulo. O objetivo da palestra é apontar que a direção e o propósito podem ser os maiores determinantes do sucesso de um empreendedor.

O terceiro painel será coordenado por Jesper Rhode, Facilitador da Hyper Island, com o título “Diferentes propósitos x diferentes valores: como as empresas se preparam para atender às diferentes gerações?”. O objetivo é entender como as diferentes gerações estão compreendendo o que é propósito e buscando alcançá-los em suas jornadas de consumo de produtos e serviços.

Por fim, o tema propósito também estará presente no painel “O melhor dos dois mundos: empreendedorismo com propósito social”, comandado por Ana Minuto, CEO da Minuto Consultoria. A conversa mostrará como é possível equilibrar objetivos comerciais a impacto social.

Confira abaixo quem são as lideranças convidadas para as conversas!

Convidados para o painel
“CEOs, empresas e propósitos: como a gestão pode impactar positivamente?”

 

Amauri Aguiar de Vasconcelos, Presidente da BrasilSeg

É Presidente da BrasilSeg, seguradora da holding BB Seguros, ocupando o cargo desde julho de 2023. Até então, atuou como  líder da área de cobrança e reestruturação de ativos do Banco do Brasil, e como membro do Comitê de Auditoria da Brasilseg. É também presidente do Conselho de Administração da Ativos S.A Securitizadora de Créditos Financeiros. É formado em Ciência da Computação, com especializações em finanças e gestão de políticas públicas. Possui um MBA pelo Insper.

Estanislau Bassols, Presidente da Cielo

É Presidente da Cielo desde setembro de 2022. Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP), possui três MBAs – Ibmec, FIA e Trium Global Executive. Antes da Cielo, foi presidente da Mastercard Brasil entre 2021 e 2022; presidente da Sky entre 2019 e 2021; e presidente da VR entre 2015 e 2019. Começou sua carreira no setor de telecomunicações. Na Telefônica Brasil, onde trabalhou por 15 anos, chegou ao posto de vice-presidente de marketing e vendas. É conselheiro da Wine desde 2020 e de O Boticário desde 2021, além de ter sido integrante dos conselhos da VR, Sky e do GPTW (Great Place to Work).

Mariana Dias, CEO e Cofundadora da Gupy

É CEO e cofundadora da Gupy, empresa líder em soluções para RH no Brasil, e Conselheira da Endeavor. É formada em Administração pela Universidade de São Paulo e possui especialização em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade de Stanford. Foi listada entre os 100 empreendedores latinoamericanos do ano de 2021 pela Bloomberg Línea e premiada pelo Valor Econômico como uma das Executivas de Valor de 2022, na categoria Startup de Sucesso. É investidora anjo de startups fundadas por mulheres e desde 2023 faz parte do programa Young Global Leader, do Fórum Econômico Mundial.

Paula Pimenta, General Manager da The Body Shop

É General Manager da The Body Shop Brasil, marca do grupo Natura&CO, tem na base da sua carreira a atuação nas empresas multinacionais como Natura, Danone, Cargill e Unilever. Também é membro do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), palestrante e co-autora do livro A Liderança Desafiada.

Formada em engenharia de alimentos na PUC-GO e Food Science, McGill University no Canadá, tem pós-graduação em Gestão da Qualidade e Inovação de Produtos na Mackenzie. Apaixonada por relacionamento com o cliente e liderança de equipes, adora ler, viajar, passar muito tempo com a sua família.

Dr. Sidney Klajner, Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein

É Presidente do Hospital Israelista Albert Einstein, do qual ocupou a cadeira de Vice-Presidente entre 2010 e 2016. Atua como cirurgião do aparelho digestivo e coloproctoligsta há mais de 20 anos. É graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e fez sua residência em cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo e coloproctologia no Hospital das Clínicas da FMUSP.


Coloque na agenda!

O painel “CEOs, empresas e propósitos: como a gestão pode impactar positivamente?
será no dia 12/09, das 11h30 às 12h20, na Arena São Paulo – CEO Insights

Ainda não tem ingresso?
Garanta o seu aqui e participe do maior CONAREC de todos os tempos!

 


Edu Lyra palestra sobre empreendedorismo com propósito social

Edu Lyra é fundador e CEO da Gerando Falcões, ONG que viabiliza projetos de impacto social em periferias e favelas do Brasil. É uma realidade que conhece por experiência própria e que procura transformar por meio de ações mundialmente reconhecidas.

Um dos mais ativos e admirados empreendedores sociais do país, Lyra é também palestrante requisitado, tendo sido convidado a falar em universidades como Harvard e Babson College e em empresas como Google, Ambev e Accenture.

Edu Lyra foi selecionado pelo Fórum Econômico Mundial como um dos quinze jovens que podem mudar o mundo, entrando assim para o time do Global Shapers. Escreveu o livro “Jovens Falcões” e contribuiu no roteiro do filme “Na Quebrada”.


Coloque na agenda!

O painel “Empreendedorismo com propósito social: não importa de onde você vem, mas pra onde você vai
será no dia 13/09, das 09h00 às 09h45, na Arena São Paulo – CEO Insights

Ainda não tem ingresso?
Garanta o seu aqui e participe do maior CONAREC de todos os tempos!


Lideranças convidadas para o painel “Diferentes propósitos x diferentes valores”

 

André Turquetto, Diretor-geral da Veloe

É diretor geral da Veloe, unidade de negócios da Alelo especializada em serviços de mobilidade urbana. Formado em Economia pela Unicamp e com um MBA em Gestão pela Universidade de Toronto, tem mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro e de consumo, incluindo atuação em mercados internacionais na América Latina e do Norte, Ásia-Pacífico e Europa. O executivo atuou nos últimos sete anos na Alelo Brasil, da qual Veloe faz parte, responsável pelas áreas de Marketing, Produtos e Inteligência de Negócios.

Liel Miranda, Presidente da Mondelēz Brasil

É formado em Administração pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e tem MBA na mesma área pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Natural do Mato Grosso do Sul, ingressou na Souza Cruz como trainee e atuou por mais de 27 anos em diversas áreas, ocupando funções estratégicas em países como China, Canadá e Inglaterra, além da presidência da companhia no Brasil. Em 2019, aceitou o desafio de liderar a unidade de negócio Brasil da Mondelēz International, na missão de alavancar o propósito Snacking Made Right.

Entre os temas prioritários de sua agenda, está o engajamento em movimentos de diversidade, equidade e inclusão corporativa e o compromisso com a sustentabilidade. Também faz parte do conselho do MOVER – Movimento pela Equidade Racial, formado pelas 48 maiores empresas do país, com o objetivo de ser uma ferramenta no combate ao racismo estrutural e à desigualdade racial no Brasil.

Sandro Rodrigues, Presidente do Hinode Group

Fundou a Hinode ao lado de seus pais, Adelaide e Francisco Rodrigues, em 1988 e assumiu a presidência do grupo em 1995. A empresa de venda direta no segmento de higiene pessoal, perfumaria, cosmético e bem-estar figura entre as principais do setor.
O executivo é graduado em gestão empreendedora e foi eleito, em 2016, Profissional do Ano pelo Prêmio Atualidade Cosmética e integra o conselho da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético) e do SIPATESP (Sindicato da Indústria de Perfumaria e Artigos de Toucador no Estado de S. Paulo).
O executivo é autor do livro Crença Inabalável, best-seller lançado pela Buzz Editora, onde narra a sua história e da empresa que ajudou a criar e preside até hoje.

 


Coloque na agenda!

O painel “Diferentes propósitos x diferentes valores: como as empresas se preparam para atender às diferentes gerações?
será no dia 13/09, das 14h30 às 15h30, na Arena São Paulo – CEO Insights

Ainda não tem ingresso?
Garanta o seu aqui e participe do maior CONAREC de todos os tempos!


 

Confira os participantes do painel “O melhor dos dois mundos: empreendedorismo com propósito social”

 

Bete Marin, Cofundadora da MV Marketing

Especialista em Marketing, Comunicação e Gerontologia, Bete Marin é cofundadora das empresas MV Marketing, Hype 50+ e U+ Festival, nas quais é responsável pelas áreas de planejamento estratégico, atendimento e eventos. Graduada em Marketing, pós-graduada em Gerontologia pelo Instituto Albert Einstein e em Comunicação pela ESPM, também tem MBA em Marketing pela FGV. É professora e palestrante sobre Marketing Digital na Economia Prateada.

Dani Junco, fundadora e CEO da B2Mamy

Mãe do Lucas e fundadora da B2Mamy Socialtech que conecta mães e mulheres em comunidade tornando-as líderes e livres economicamente por meio de educação, empregabilidade e pertencimento.

Ricardo Silvestre, Fundador e CEO da Black Influence

Publicitário brasileiro, com passagem por algumas das maiores agências de propaganda do Brasil. Em 2019, criou a Black Influence com o objetivo de gerar impacto social e aumentar a representatividade negra na publicidade brasileira. Foi eleito pelo You Pix como um dos 15 profissionais que ajudaram a construir o mercado de conteúdo e influência no Brasil, nomeado pelo Meio & Mensagem como um dos 10 profissionais de comunicação de conteúdo2020, como um dos 30 jovens mais promissores das áreas de comunicação, marketing e mídia e foi listado como uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo pelo MIPAD da ONU. Em 2022, foi indicado ao Caboré como profissional de negócios do ano e entrou para a seleta lista Forbes Under 30, como um dos jovens com maior destaque em sua área de atuação.


Coloque na agenda!

O painel “O melhor dos dois mundos: empreendedorismo com propósito social” será no dia 13/09, das 16h00 às 16h40, na Arena Amazônia – Tendências

Ainda não tem ingresso?
Garanta o seu aqui e participe do maior CONAREC de todos os tempos!



+NOTÍCIAS
A importância da transição entre atendimentos para o CX

Como influencers criados por IA estão transformando as relações humanas?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]