O que te move ou faz com que você levante da cama pela manhã? Qual aspecto da sua personalidade faz com que você seja único? Qual das suas habilidades merece ser explorada ao máximo? Essas são algumas questões que podem ajudar a encontrar um propósito – ainda que muitas pessoas só vivam em busca de pagar os boletos do mês.
O mesmo vale para as empresas. A diferença é que, no caso delas, não há a opção de ter como propósito apenas pagar as contas no fim do mês, não basta ter foco no lucro e nos resultados financeiros. É cada vez mais indiscutível a necessidade de gerar valor para todos aqueles que se envolvem com a marca – desde colaboradores até acionistas – e investir na sociedade, contribuindo com o ambiente em que a empresa está inserida, mesmo quando a atuação é global.
Mas como definir um propósito capaz de alcançar tal amplitude e, ao mesmo tempo, trazer resultados financeiros positivos? A solução está relacionada à segunda pergunta feita no início deste texto: “Qual aspecto da sua personalidade faz com que você seja único?”.
Responder essa pergunta é um importante passo no sentido de encontrar um verdadeiro propósito e, então, desenvolver uma atuação em prol da sociedade de fato relacionada ao “coração” da empresa.
Propósito na prática
Nos EUA, diferentes empresas já encontraram a resposta para tal questão. Um exemplo é a Chobani, maior empresa de iogurte grego do País, que tem a nutrição no centro de seu propósito e o coloca em prática a partir da forma como produz (sem alterações genéticas) e em ações de combate à fome. “Capitalismo consciente tem que ser um propósito, porque é ganha-ganha. Quando a Chobani ganha, nós dividimos”, diz Mark Broadhurst, Senior Vice President, Impact & Communications da Chobani, em painel realizado na NRF 2023.
Nesse mesmo sentido, está o Whole Foods Market, que oferece produtos saudáveis, com destaque para alimentos produzidos localmente, além de uma imensa variedade de itens veganos.
Para além de segmentos ligados à alimentação, ações da Hollister e da Nordstrom também são destaque. Em ambos os casos, as iniciativas estão intimamente ligadas ao cerne da empresa: a Nordstrom possui diferentes programas, inclusive a distribuição de calçados para quem não tem acesso; a Hollister desenvolveu um programa de empoderamento que seleciona jovens/adolescentes para serem agentes da marca – é possível até mesmo desenvolver uma coleção própria. “Nossa missão é ajudar adolescentes a passarem por momentos difíceis e se descobrirem”, explica Jacee Scoular, Sr. Director, Brand Strategy & Communications da Hollister Co.
As iniciativas voltadas ao propósito da empresa, portanto, não são complexas ou excessivamente elaboradas. De forma objetiva, beneficiam a sociedade, os clientes e a comunidade na qual a empresa está inserida.
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