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Propaganda via mobile desagrada maioria dos brasileiros

Propaganda via mobile desagrada maioria dos brasileiros

Aparentemente ainda não estamos tão abertos assim para que as empresas possam nos abordar por meio de dispositivos móveis. É o que aponta uma pesquisa exclusiva realizada pela Mobi.life,a pedidos da Pagtel.

Isso pode ser atribuído ao fato de que as empresas ainda estão aprendendo a elaborar suas estratégias de mobile marketing. Além de mapear o comportamento do consumidor, a pesquisa Brasileiros e o M-Commerce dedicou-se também a entender como as pessoas recebem as propagandas via mobile.

De uma forma geral, as propagandas mobile são muito mais criticadas do que elogiadas pelos usuários.

Conheça as piores e as melhores práticas para o consumidor brasileiro via mobile:

  • Mensagem de voz é o tipo menos bem visto, 88% não aprovam a mensagem recebida;
  • Banners em jogos são desaprovados por 74%;
  • Banners em aplicativos desagradam a 70% do público;
  • Mobile marketing por bluetooth é forma de propaganda mais bem aceita por usuários, mas é a menos utilizada pelas empresas;
  • Recados de voz ou ligação no celular com propaganda são as práticas que mais incomodam usuários, cerca 88% revela que não gosta desse tipo de abordagem;
  • Mais da metade dos usuários afirma receber propaganda com conteúdo que não era interessante.

Mas o que mais desagrada nas campanhas mobile é a propaganda não autorizada pelo usuário, sobretudo para SMS. Embora o SMS seja o meio menos aceito pelos usuários,  ainda é a forma mais usada pelas empresas para ?conversar? com o consumidor ? cerca de 88% dos entrevistados já receberam algum tipo de propaganda desse tipo.

Outras queixas de quem recebe conteúdo de marketing pelo dispositivo móvel são: conteúdo desinteressante, sensação de invasão, alta frequência de recebimento de mensagens, insegurança em relação a vírus e hackeamento, sobretudo em banners.

O estudo apontou também que as propagandas móveis que mais geram engajamento são aquelas que apresentam conteúdo interessante, ou seja, quanto mais a empresa conhece o usuário e domina os meios móveis de comunicação, mais chances ela terá que conquistar esse cliente.

?A pesquisa deixa claro a importância de se aliar a estratégia de marketing digital das empresas com Big Data. Quanto mais os anunciantes souberem sobre seus consumidores, maior será o retorno que ele terá da campanha?, explica Felipe Lessa, diretor de marketing e produtos da Pagtel. Outros pontos que atraem o usuário são o visual bonito da propaganda e a presença de opção de fechar ou apagar a propaganda.

Já banner em sites é o tipo de propaganda que mais gera engajamento em dispositivos móveis, com 56% das pessoas já tendo clicado na propaganda, interessado pelo produto ou serviço (55%), entrado no site do anunciante (54%) ou mesmo, buscado informações sobre o produto e serviços (50%). Além disso, um dado interessante da pesquisa mostra que, apesar da propaganda via bluetooth ser a menos recebida pelos usuários (5% apenas recebem por esse meio), ela ainda é a mais bem aceita por eles (71% dos que receberam conteúdo via bluetooth gostaram da propaganda).

A pesquisa foi realizada entre maio e junho de 2014, com uma amostra 480 pessoas em todo o território brasileiro. Entre os respondentes 60% são mulheres, 38% tem entre 26 e 35 anos e 30% entre 15 e 25 anos, 34% pertencem a classe social B2 e 28% a B1. Além disso, 56% dos entrevistados são do sudeste, 18% do nordeste, 15% da região sul, 8% da região centro-oeste, 3% da região norte.

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