/
/
Propaganda via mobile desagrada maioria dos brasileiros

Propaganda via mobile desagrada maioria dos brasileiros

Aparentemente ainda não estamos tão abertos assim para que as empresas possam nos abordar por meio de dispositivos móveis. É o que aponta uma pesquisa exclusiva realizada pela Mobi.life,a pedidos da Pagtel.
Legenda da foto

Isso pode ser atribuído ao fato de que as empresas ainda estão aprendendo a elaborar suas estratégias de mobile marketing. Além de mapear o comportamento do consumidor, a pesquisa Brasileiros e o M-Commerce dedicou-se também a entender como as pessoas recebem as propagandas via mobile.

De uma forma geral, as propagandas mobile são muito mais criticadas do que elogiadas pelos usuários.

Conheça as piores e as melhores práticas para o consumidor brasileiro via mobile:

  • Mensagem de voz é o tipo menos bem visto, 88% não aprovam a mensagem recebida;
  • Banners em jogos são desaprovados por 74%;
  • Banners em aplicativos desagradam a 70% do público;
  • Mobile marketing por bluetooth é forma de propaganda mais bem aceita por usuários, mas é a menos utilizada pelas empresas;
  • Recados de voz ou ligação no celular com propaganda são as práticas que mais incomodam usuários, cerca 88% revela que não gosta desse tipo de abordagem;
  • Mais da metade dos usuários afirma receber propaganda com conteúdo que não era interessante.

Mas o que mais desagrada nas campanhas mobile é a propaganda não autorizada pelo usuário, sobretudo para SMS. Embora o SMS seja o meio menos aceito pelos usuários,  ainda é a forma mais usada pelas empresas para ?conversar? com o consumidor ? cerca de 88% dos entrevistados já receberam algum tipo de propaganda desse tipo.

Outras queixas de quem recebe conteúdo de marketing pelo dispositivo móvel são: conteúdo desinteressante, sensação de invasão, alta frequência de recebimento de mensagens, insegurança em relação a vírus e hackeamento, sobretudo em banners.

O estudo apontou também que as propagandas móveis que mais geram engajamento são aquelas que apresentam conteúdo interessante, ou seja, quanto mais a empresa conhece o usuário e domina os meios móveis de comunicação, mais chances ela terá que conquistar esse cliente.

?A pesquisa deixa claro a importância de se aliar a estratégia de marketing digital das empresas com Big Data. Quanto mais os anunciantes souberem sobre seus consumidores, maior será o retorno que ele terá da campanha?, explica Felipe Lessa, diretor de marketing e produtos da Pagtel. Outros pontos que atraem o usuário são o visual bonito da propaganda e a presença de opção de fechar ou apagar a propaganda.

Já banner em sites é o tipo de propaganda que mais gera engajamento em dispositivos móveis, com 56% das pessoas já tendo clicado na propaganda, interessado pelo produto ou serviço (55%), entrado no site do anunciante (54%) ou mesmo, buscado informações sobre o produto e serviços (50%). Além disso, um dado interessante da pesquisa mostra que, apesar da propaganda via bluetooth ser a menos recebida pelos usuários (5% apenas recebem por esse meio), ela ainda é a mais bem aceita por eles (71% dos que receberam conteúdo via bluetooth gostaram da propaganda).

A pesquisa foi realizada entre maio e junho de 2014, com uma amostra 480 pessoas em todo o território brasileiro. Entre os respondentes 60% são mulheres, 38% tem entre 26 e 35 anos e 30% entre 15 e 25 anos, 34% pertencem a classe social B2 e 28% a B1. Além disso, 56% dos entrevistados são do sudeste, 18% do nordeste, 15% da região sul, 8% da região centro-oeste, 3% da região norte.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

TikTok Shop celebra o primeiro ano com 134 milhões de usuários e consolidação da compra por descoberta
Em seu primeiro aniversário brasileiro, a plataforma mostra avanço de 161 vezes nas vendas por lives e uma rede de criadores que cresceu 46 vezes.
120 quadrilhões de tokens até 2030: o avanço dos agentes inteligentes
Enquanto a demanda por chips, servidores, data centers e infraestrutura computacional cresce, os custos para o processamento da IA caem rapidamente.
Em novo clipe, que antecede o lançamento do novo álbum da banda, os Rolling Stones decidiram encarar de frente a tecnologia que parte da indústria cultural trata como uma ameaça existencial.
O que os Rolling Stones podem nos ensinar sobre IA?
Em novo clipe, que antecede o lançamento do novo álbum da banda, os Rolling Stones decidiram encarar de frente a tecnologia que parte da indústria cultural trata como uma ameaça existencial.
Líderes globais já enxergam a Inteligência Artificial como capaz de transformar operações, modelos de lucro e estruturas corporativas.
IA deixa de ser ferramenta e passa a redesenhar empresas
Líderes globais já enxergam a Inteligência Artificial como capaz de transformar operações, modelos de lucro e estruturas corporativas.

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Rebeca Andrade – Ensinamentos e Aprendizados O futuro do entretenimento no Brasil NBA é a melhor experiência esportiva do mundo Grupo Boticário, em parceria com a Mercur, distribui gratuitamente produtos inclusivos.