Com o crescente desenvolvimento do comércio eletrônico no Brasil, surgem novas formas de renda como alternativa para micro, pequenos e médios empreendedores que pretendem migrar para o ambiente online. Um dos novos modelos de negócio que tem crescido no e-commerce é o programa de publicidade “Afiliados”, introduzido nos sites Casas Bahia, Extra e Ponto Frio em 2011, e que já representa 10% do volume total de vendas mensais das três marcas.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
O programa é composto por três pilares (anunciante, rede de afiliados e afiliados), e tem o objetivo de fazer com que anunciantes contratem redes de marketing de afiliação para intermediar o contato com donos de espaços publicitários na internet, conhecidos por “afiliados”, para que divulguem campanhas promocionais, descontos e outras ações em sites de conteúdo e cupons promocionais, blogs, mídias sociais, banners digitais, e-mail marketing, cashback, entre outros canais.
Em troca da publicidade, as empresas pagam comissão aos afiliados a cada conversão de visita à própria página em venda. Isso possibilita, segundo a Cnova (detentora das três marcas), um faturamento mensal de R$ 2 mil a R$ 20 mil a micro, pequenos e médios empreendedores e de até R$ 500 mil a proprietários de espaços mais acessados.
No caso das três varejistas online citadas, que possuem parceria com cinco redes de afiliação com total de mais de 5 mil afiliados, a comissão líquida remunerada é de 4%, inclusive para produtos de marketplace. A comissão é paga no início de cada mês, depois da verificação da origem da compra. Já a comunicação entre varejistas e afiliados ocorre em plataformas disponibilizadas por cada rede contratada pelos anunciantes, bem como por sistemas de compartilhamento de informações, como API e XML, para alinhamento de ações específicas a serem divulgadas.
Leia também:
15 ferramentas gratuitas de marketing digital para PMEs
Não há nenhum custo para se tornar um afiliado e é preciso realizar o cadastro diretamente com as redes de marketing de afiliação atreladas a companhias de varejo, tais como Zanox, Afilio, Cityads, Lomadee e Clickwise.