Uma prática muito comum em outros países em lojas de departamento é oferecer produtos usados e seminovos reembalados por um preço mais acessível. Por aqui, a prática mais comum são lojas e plataformas específicas de produtos usados. Mas agora, os consumidores brasileiros também podem usufruir da experiência de economia circular em um formato de marketplace, com descontos que variam de 10% a 35% com a modalidade “Amazon Quase Novo”, novo produto da Amazon Brasil.
A novidade vai contemplar 14 categorias: Brinquedos, Celulares e Smartphones, Computadores e Informática, Cozinha, Eletrônicos, Ferramentas e Materiais de Construção, Livros e Videogames e mais. “O Amazon Quase Novo também é uma forma de promovermos a economia circular no Brasil e oferecermos aos clientes mais opções de compra com qualidade e confiança. Ao darmos uma ‘segunda vida’ aos produtos, estamos ajudando a reduzir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos”, explica Daniel Mazini, presidente da Amazon Brasil, sobre a iniciativa qie estimula a economia circular dentro da gigante.
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O que é economia circular?
A economia circular é, basicamente, a reutilização de bens materiais, tornando a cadeia de consumo mais sustentável. Esse termo envolve a partilha, o aluguel, a reutilização, a reparação, a renovação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, enquanto possível, aumentando, assim, o tempo de vida daquele objeto. Dessa forma o desperdício de produtos e a produção de resíduos é reduzida significativamente.
Programas de revenda de produtos seminovos e usados estimulam a reutilização de utensílios de cozinha à eletrodomésticos e eletroeletrônicos. O único porém quando se trata de produtos eletroeletrônicos é checar a compatibilidade com as necessidades atuais e futuras do consumidor, devido à obsolescência programada, conceito que determina a duração de um produto, que já é fabricado com o perspectiva de parar de funcionar após determinado período de tempo, o que leva o consumidor a ter de comprar outro novo.
Como os produtos ‘Quase Novo’ serão avaliados
Apesar de revender objetos usados, o novo programa da Amazon não vai oferecer coisas quebradas ou não funcionando. Antes de irem para a prateleira, especialistas treinados irão checar a qualidade dos produtos, principalmente para determinar em qual categoria ele se enquadra: usado, seminovo ou reembalado. Essa avaliação inclui inspeção visual, testes de funcionamento e verificações rigorosas que buscam garantir que cada produto esteja em condições para uso.
“A precisão na classificação de condição é fundamental para que os clientes saibam o que estão adquirindo, evitando surpresas”, acrescenta Daniel Mazini.
Dentro da categoria “usados’, os consumidores podem decidir qual a condição do produto que querem. Os descontos também variam de acordo com o grau de uso de cada item. Entenda o significado de cada classificação:
● Usado – Como Novo: o item está em perfeitas condições de funcionamento. A embalagem pode apresentar pequenos sinais de desgaste, mas o item funciona perfeitamente e todos os seus acessórios essenciais estão completos.
● Usado – Muito bom: o produto está em muito bom estado e totalmente funcional. Pode ter sido pouco usado e ter pequenos sinais de uso ou marcas, ter a embalagem danificada ou ter sido reembalado. Pode não ter algum acessório não essencial.
● Usado – Bom: O item está em boas condições e totalmente funcional. Pode apresentar desgaste devido ao uso moderado. O item pode chegar com a embalagem danificada ou ter sido reembalado e pode ter pequenos sinais de uso ou marcas, como um pequeno arranhão. O item pode não ter algum acessório essencial.
● Usado – Aceitável: o produto pode ter sinais claros de uso, mas ainda cumpre sua função principal. Pode chegar com a embalagem danificada ou ter sido reembalado. O item pode ter desgaste, marcas ou mostrar outros sinais de uso anterior, incluindo arranhões, amassados e cantos ou bordas desgastadas.
A empresa ressalta que os produtos vendidos na plataforma têm a Garantia de A a Z e estão cobertos pela Política de Devoluções da Amazon. Além dessa novidade, a empresa também implementou novos processos logísticos facilitados pela tecnologia para melhorar o atendimento dos clientes e vendedores.