Pesquisar
Close this search box.
/
/
Produção baixa e estoques elevados

Produção baixa e estoques elevados

Setor de embalagens segue tendência macroeconômica e varia -0,73% no semestre

Estudo formulado pelo economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Salomão Quadros, a pedido da Associação Brasileira de Embalagens (Abre) retrata o setor de embalagens no primeiro semestre e serve como balizador do que vem acontecendo no mercado até para varejistas de outros setores.

A conclusão principal é que a demanda para a produção de produtos está fraca e os estoques, elevados. A tendência, segundo o economista, é que este cenário não melhore nos próximos meses.

No primeiro semestre do ano, a produção física variou -0,73% sobre o mesmo período de 2013. Das cinco classes de produtos pesquisadas, apenas a metálica apresentou crescimento (+5,92%). A balança comercial do setor está deficitária em US$ 171,2 milhões.

Mesmo assim, as perspectivas apontam que o valor da produção em 2014 ultrapassará os R$ 56 bilhões. No ano passado, foram gerados R$ 51,8 bilhões. Papel, plástico, vidro e madeira apresentaram taxas negativas de crescimento: -1,99%, -1,39%, -1,17% e -22,4%.

Projeções

Segundo Quadros, o melhor que pode acontecer no segundo semestre é que o setor de embalagens apresente 0% de crescimento em relação a 2013, o que já significaria um crescimento considerando o segundo semestre. A projeção negativa de cenário aponta -0,7% de queda na produção física.

Na perspectiva otimista, a produção se aceleraria no 3° trimestre, mas perderia fôlego no quarto. Já na pessimista, a retração de junho prosseguiria para o 3° trimestre do ano (-1,2), mas arrefeceria no quarto (-0,3%), sinalizando leve melhora.

O resultado surpreendeu os empresários do setor, já que no início do ano, eram projetadas altas de +1,5% na perspectiva mais otimista e +0,7% na pessimista. ?Era outro mundo?, comenta o economista.

No entanto, o desemprego não deve atingir os empregados da indústria de embalagens. O nível de emprego cresceu 0,31% em junho, atingindo 230 mil funcionários. ?A mão de obra do setor é muito especializada e escassa, então muitas indústrias mantêm o mesmo número de funcionários mesmo com a economia em baixa?, fala Quadros.

A presidente da Abre, Luciana Pellegrino, disse que estes números são essenciais para que os varejistas saibam como se adequar ao cenário de mudanças do País. ?Nosso trabalho é para que nossos associados, desde os fabricantes das matérias primas até as indústrias, saibam em que direção ir?, falou.

Para a diretora executiva da entidade, Gisela Schulzinger, o cenário do setor se iguala à macroeconomia. No entanto, destaca o retrato positivo no tocante à qualificação das embalagens.

?A evolução da sociedade exigiu da indústria de embalagens produtos de maior valor agregado, incentivando um processo contínuo de inovação. Este tem sido o tom de nossas conversas com os associados, o estímulo à qualificação?, falou. As 106 empresas sondadas para o estudo representam R$ 15,9 bilhões de vendas e 45 mil empregados, equivalente a 30% do mercado.



N
os dias 9 e 10 de setembro, acontece o Conarec, maior congresso sobre relacionamento com clientes e relações de consumo do mundo, que neste ano aborda o tema ?As novas dimensões da experiência do cliente?. O evento reunirá milhares de profissionais e lideranças das mais importantes empresas do país para debater conceitos e ideias inovadoras relacionados ao tema.

Acompanhe o Conarec nas redes sociais: 


Leia mais:

Embalagem é mais importante que marca para brasileiros

O mercado e suas nuances: para onde caminha o varejo?

6 passos para os serviços financeiros no varejo

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]