/
/
O mercado e suas nuances: para onde caminha o varejo?

O mercado e suas nuances: para onde caminha o varejo?

O contexto econômico parece afetar o consumo das famílias. O e-commerce está em ascensão. Para se sustentar, o ponto de venda precisa se renovar

Um contexto em que a inflação superou o teto esperado e o consumidor tem a comodidade de fazer suas compras em casa significa, na visão de especialistas do varejo, um momento de mudanças. E que não é de agora. Quando os fundamentos que sustentam o consumo dão sinais de fraqueza, para onde vai o setor? A Global Association for Marketing At Retail (POPAI) Brasil reuniu estudiosos do segmento no Workshop Tendências & Soluções Euroshop 2014 para encontrar respostas para essa questão.

Na visão de Silvio Laban, coordenador geral dos programas de MBA Executivo da Insper, o varejo tem muitas oportunidades a curto prazo, mas talvez a médio a situação não seja tão sustentável. O executivo chama a atenção: ?A gente nunca sabe para onde vai se não souber onde estamos e para onde desejamos ir?. O aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil todo nos leva a ensejos disponíveis em todo o território, mas, para isso, é preciso conhecer o consumidor.

?Hoje, em tese, o ponto de venda não está só no lugar físico, pode estar em qualquer lugar?, pontua Laban, recordando que os clientes estão o tempo todo conectados. Junto a isso, está a atratividade do Brasil para empresas internacionais, que, cada vez mais, focam este mercado. Nesse quadro, temos uma mudança no ambiente, no consumidor e na concorrência, mas que não são características novas. ?Novidade é o contexto que está acontecendo simultaneamente?, explica o especialista.

Como lidar?

Para Silvio Laban, alguns pontos são fundamentais para o desenvolvimento das empresas:

– Necessidade de Diferenciação: se o consumidor tem a comodidade de fazer as compras via internet, por que iria se deslocar até o ponto de venda? O varejista precisa chamar a atenção por ser diferente e, assim, justificar a movimentação do cliente. Este ponto implica em investimentos em arquitetura (luz, design, atrativos), produtos sortidos e uma equipe qualificada;
– Dessa forma, algo único será oferecido, uma Experiência: o Ponto de Venda deve ser visto como um teatro, apostando no vínculo com o consumidor. Eventos e ações ? inesperados ou planejados ? também gera a diferenciação da marca;
– A experiência precisa ser relevante, deve ter Significado: ?Muitas empresas estão investindo em contar sua história para seus clientes porque isso significa algo além da transação?, explicita Laban, lembrando que, na pós-modernidade, o cliente não vai se deslocar para um consumo simples tendo a possibilidade de fazer isso de casa;
– Proximidade: entender este consumidor, não só oferecendo conveniência (proximidade física), mas estar próximo do coração e da mente;
– Engajamento: se os funcionários da empresa tem alto nível de satisfação por trabalhar naquela empresa, conseguem extravasar essa características no relacionamento com o consumidor;
– Tecnologia como ferramenta: o uso do maior número de artifícios possível vai ser determinante no tipo de resultado obtido (seja tecnologias de informação, comunicação, uso de displays, arquitetura);
– Atualidade: entender o que está acontecendo e traduzir para seu consumidor vai ajudar a aumentar o significado e tornar isso mais relevante.

Exemplos de Sucesso

Estratégias da rede Tesco (2ª maior varejista do mundo e 1º no Reino Unido), do atacarejo alemão Metro e da loja conceito da inglesa Burberry foram apontadas como planejamentos vitoriosos.

O mercado inglês oferece venda assistida com atendentes fora do balcão para um contato mais direto. Fora isso, conta com sistema Click & Collect (consumidor escolhe os produtos via internet e apenas busca na loja) e self checkout (cliente passa suas próprias compras no caixa). O cross merchandising também é uma saída do estabelecimento.

O hipermercado Real, pertencente ao Metro, contém uma estação de reciclagem, na qual o cliente recebe um vale compras a cada embalagem depositada. A comodidade de experimentar produtos desconhecidos é facilitada pelas gôndolas com mini embalagens e os lançamentos ficam numa separação com as tendências.

Já a fashionista investiu na atratividade de sua imagem. Como é uma marca de roupas muito tradicional, utilizou a tecnologia para dar um outro olhar aos seus produtos. A loja contém um telão de sete metros e espelhos eletrônicos. Eventualmente, shows e eventos são realizados na unidade.

Implicações para o Capital Humano

Com tantas facilidades e comodidades para o consumidor, a interação física com o vendedor pode diminuir. No entanto, uma equipe engajada e identificada com os valores da marca pode solucionar esta questão.

Para Maurício Galhardo, sócio diretor da Praxis Business, o segredo está em fazer com que os clientes queiram ser atendidos pela equipe. Uma empresa com um propósito fortemente enraizado, que dissemina sua cultura e cultiva líderes tem tudo para se manter com os melhores profissionais.

?O varejo está buscando cada vez mais oferecer uma melhor experiência de compra para o consumidor, focado na busca da excelência da entrega desses serviços, não mais como um ponto de venda, mas como um ponto de solução?, finaliza Romano Pansera, presidente do POPAI.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]