A procura do consumidor por crédito caiu 8,5% em outubro, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo números divulgados hoje (10) pela Serasa Experian.
Na relação com setembro, o recuo foi de 2,4%. No acumulado do ano, de janeiro a outubro, a procura do consumidor por crédito ainda registra avanço de 1,9%.
De acordo com os economistas da Serasa, “o encarecimento das condições de crédito, a elevação dos níveis de desemprego e as contínuas quedas dos níveis de confiança dos consumidores estão inibindo a busca dos consumidores por crédito”.
E o que isso significa para o varejo? As redes que oferecem produtos com ticket médio alto são as que mais sofrem com o receio de os consumidores de tomarem crédito. São as redes de eletroeletrônicos, material de construção e veículos. Resultado: quedas nas vendas.
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Além disso, mesmo redes de moda são afetadas. Isso porque muitas deles têm nos serviços financeiros a origem de boa parte dos resultados. Daí, não apenas as ofertas de crédito de bancos são afetadas pelo receio dos consumidores, como também o crédito oferecido nas lojas.
O estudo da Serasa ainda mostra que a procura por crédito caiu entre os consumidores de todas as faixas de rendimento. Essa queda é mais intensa, porém, nas camadascom renda de até R$ 500 por mês.
Na análise por região – todas registraram quedas mensais, exceto a região Centro-Oeste. A maior delas ocorreu no Nordeste: recuo de 7,8%. No Sul a queda foi de 3,4% e no Norte de 2,9%. No Sudeste a queda na demanda do consumidor por crédito foi de 0,4%.