/
/
Prestação de serviços cai 6,3% em novembro

Prestação de serviços cai 6,3% em novembro

Pesquisa do IBGE mostra quais segmentos foram mais afetados pelo recuo

O volume de serviços prestados no Brasil, em novembro de 2015, caiu 6,3%, na comparação com igual mês do ano anterior, a maior da série iniciada em 2012, indica um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia também:
Setor de serviços cresce 2,1% 

De acordo com os resultados, os serviços prestados às famílias apresentaram queda de 6,6% no volume de serviços em novembro sobre igual mês do ano anterior. Já a variação acumulada no ano recuou 5,1% e, em 12 meses, 4,8%. Os serviços de alojamento e alimentação e outros serviços prestados às famílias apresentaram queda de 7,2% e 2,5%, respectivamente.

Ainda no comparativo anual, o segmento de serviços profissionais, administrativos e complementares caiu 6,6% no volume em novembro, e a variação de volume acumulada no ano ficou em -3,8% e, em 12 meses, -3,2%. Os serviços técnico-profissionais, correspondentes aos serviços intensivos em conhecimento, apresentaram recuo de 7,1% em volume de serviços, e os serviços administrativos e complementares, que abrangem as atividades intensivas em mão-de-obra, recuo de 6,4%.

Leia também:
Vendas no varejo tem pior resultado em 12 anos 

Por fim, o segmento de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio teve variação negativa de volume de 8,2% em novembro, na comparação com o mesmo mês de 2014. A variação acumulada no ano ficou em -6,0% e, em 12 meses, -5,5%. Por modalidade, os resultados de volume foram: transporte terrestre (-13,8%), transporte aquaviário (15,6%) e transporte aéreo (11,3%). A atividade de armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio apresentou decréscimo de 6,2%.

 

Leia também:
Menos de 1% das empresas do País são de alto crescimento 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]