Na manhã do dia 30 de novembro a revista Consumidor Moderno celebrou a 20ª edição do Prêmio Respeito. A premiação parte do estudo “Empresas que mais Respeitam o Consumidor 2022”, coordenado pela CX Brain, unidade de inteligência e consultoria em CX ligada à Consumidor Moderno, com trabalho de campo realizado pela Opinion Box.
O estudo traz diversos insights e informações reveladoras que demonstram claramente a ascensão de um novo modelo de expectativa do consumidor em relação aos serviços e entregas das empresas, que varia significativamente conforme o segmento em que cada organização se insere.
Durante a entrega do Prêmio Respeito, realizada no Hotel Renaissance, em São Paulo, Jacques Meir, diretor Executivo de Conhecimento do Grupo Padrão enalteceu este grande momento e destacou a importância desse levantamento para o mercado.
“As empresas agora precisam estar de fato dispostas ao diálogo com seus clientes. Por isso o respeito é tão importante hoje. A régua do consumidor subiu muito, hoje ele tem muita mais capacidade de comparar empresas velozmente. A comunicação ganhou uma instantaneidade nunca imaginada e isso impõe uma nova dinâmica nas relações de consumo”, destacou Meir.
Ainda sobre o estudo Empresas que mais Respeitam o Consumidor 2022, Meir ressaltou os mais de 20 anos dedicado a ele. “Temos uma base de dados e uma experiência acumulada nesse projeto que nos dá total conforto e segurança em nossas análises e avaliações”, pontua.
Mais adiante, Meir enfatizou não só a importância do respeito ao cliente, mas o papel fundamental da digitalização nesse cenário e a sinergia com a nova geração de consumidores. “A sociedade exige hoje das empresas postura e respeito. E respeito ao cliente hoje é ser uma empresa ominicanal. Não há saída. Muito por conta da ascensão dos consumidores mais jovens”, diz Meir.
“Um insight fundamental nesse estudo é entendermos que o consumidor procura preço justo”, sintetizou . “O brasileiro continuará buscando esse coeficiente nas suas decisões de compra”, complementou. Para finalizar, Meir, apontou que dos cinco segmentos que mais evoluíram na questão do respeito ao cliente quatro foram empresas nativas digitais. “A digitalização é necessária e agora precisa ser mais humanizada. Os novos consumidores querem essa agilidade da forma mais empática e personalizada possível”, concluiu o especialista.
Prêmio Respeito e a nova dinâmica nas relações de consumo
Evidente que estamos diante de uma nova dinâmica nas relações de consumo, Como pilares principais a podemos destacar a digitalização, a transparência e, consequentemente, o respeito ao cliente. Mais do que boas ofertas e serviços ágeis, o consumidor agora procura marcas que estejam em sinergia com seus valores e sejam atuantes na sociedade. Uma sociedade ainda mais diversa, plural e que busca transacionar com marcas que respeitem e valorizem esse cenário de consumo homogêneo e mais humano, e que está além da qualidade e do bom atendimento.
Enfim, respeitar o cliente é acima de tudo respeitar esses preceitos e um dos motores principais da economia de um país. Ter a consciência de que um mercado robusto e produtivo se dá por meio de relações transparentes e respeitosas com seus consumidores.
Mais uma vez, o Prêmio Respeito, além de reconhecer as principais empresas que apresentam e praticam tais atributos, corroborou que o respeito pode ser sim um vetor de melhores resultados para as empresas. Este coeficiente certamente deverá permanecer como a bússola das lideranças mais atuais, expressivas e de sucesso do nosso mercado.