Em sua primeira edição, o Prêmio BR Week mostrará ao mercado quem são as empresas de varejo com melhor performance no Brasil. Tomando como base uma série de fatores, como aspectos financeiros, operacionais, relacionamento com os clientes, e-commerce, TI e RH, e utilizando um algoritmo que permite comparar empresas de diferentes segmentos, o prêmio representa um passo inédito na contribuição para o crescimento do varejo.
?Sabemos o quanto é complicado para o varejo divulgar números, e a grande contribuição do Prêmio BR Week é trabalhar a avaliação do desempenho das empresas por meio de um algoritmo. Assim, comparamos as empresas sem expor seus dados, que muitas vezes são considerados estratégicos?, afirma Aline Tobal, gestora do Centro de Inteligência Padrão (CIP), responsável pelo estudo ?As Melhores Performances do Varejo Brasileiro?, no qual o Prêmio BR Week 2015 se baseia.
?Fomos além da simples comparação de faturamento ou lucro líquido, comparando categorias de desempenho que permitem que empresas de capital fechado, ou não listadas em Bolsa, possam ser comparadas às de capital aberto?, diz Aline. ?O estudo oferece benchmarks e mostra às empresas quais os caminhos para melhorar suas operações?, completa.
Para o estudo ?As Melhores Performances do Varejo Brasileiro? foi desenvolvido um algoritmo que mede o desempenho das redes varejistas em seis categorias: Financeira, Operacional, E-commerce, Clientes, Tecnologia da Informação e Recursos Humanos. Outro objetivo relevante do estudo é contribuir para que os fornecedores e parceiros de negócios do varejo ofereçam produtos e serviços mais adequados e alinhados às expectativas dos varejistas. ?O estudo traça um raio-x da maneira como os varejistas percebem e avaliam seus fornecedores e parceiros de negócios, com base em critérios como desempenho, suporte técnico, integração e custo-benefício?, diz a gestora. Para a avaliação dos fornecedores, os varejistas atribuíram notas nos seguintes critérios: funcionalidade, facilidade de uso, desempenho, suporte técnico, custo/benefício, integração, escalabilidade e estabilidade.
O estudo foi desenvolvido com base em metodologia quantitativa, com método de coleta de dados primários por meio de preenchimento de formulário on-line por varejistas durante os meses de maio e junho de 2015. A seguir, foi feita uma pré-análise dos questionários, para avaliação da consistência dos dados informados pelas empresas. Por fim, as empresas foram avaliadas conforme o algoritmo de desempenho criado para o estudo.
A cerimônia de entrega do prêmio BR Week 2015 acontecerá na noite de 27/07, no Hotel Transamérica, em São Paulo, na abertura do BR Week, o principal congresso de varejo do Brasil. Mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.brweek.com.br.
Confira a lista completa dos finalistas:
Atacarejo e cash & carry:
ASSAÍ ATACADISTA
ATACADISTA ROLDÃO
GRUPO CARVALHO
E-commerce:
CNOVA
NETSHOES
OQVESTIR
Eletroeletrônicos e móveis:
GAZIN
MAGAZINE LUIZA
VIA VAREJO
Farmácias:
FARMÁCIAS PAGUE MENOS
PANVEL FARMÁCIAS
RAIA DROGASIL
Livrarias e papelarias:
LIVRARIA CULTURA
SARAIVA
Materiais de construção:
LEROY MERLIN
TELHANORTE
Moda:
HERING
RENNER
Óticas:
CHILLI BEANS
ÓTICAS CAROL
ÓTICAS DINIZ
Redes alimentícias e fast-food:
BOB’S
CACAU SHOW
PATRONI PIZZA
Super e hipermercados:
HORTIGIL HORTIFRUTI
MULTIVAREJO
SONDA SUPERMERCADOS
Melhor varejo do ano ? grande varejo:
GAZIN
MAGAZINE LUIZA
RENNER
Melhor varejo do ano ? médio varejo:
BOB’S
LIVRARIA CULTURA
ÓTICAS CAROL
Melhor varejo do ano ? pequeno varejo:
BRIGADERIA
ESSÊNCIA MÓVEIS
FREDDO GELATERIA
Parceiro de negócios do ano:
SAP
LINX
TOTVS
Vencedores – Melhor parceiro de tecnologia / serviços:
Controle de Estoque: SAP
Plataforma de cloud: AMAZON
Meios de Pagamento: CIELO
Gestão de Crédito – avaliação de crédito: SERASA EXPERIAN
Solução Mobile ? rede e app: CLARO
Plataforma de E-commerce: VTEX
Meios de Pagamento Digital: PAGSEGURO
Folhas de Pagamento: SENIOR
Segurança da Informação: DELL
Software de Emissão de Nota Fiscal: SAP
ERP – Enterprise Resource Planning: SAP
POS – Point of Sale: LINX
Leia mais:
BR Week mostra caminho para sair da crise