Os preços do e-commerce abriram 2018 em queda e já são 14 meses de baixa, na comparação anual. A retração em janeiro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, foi de 3,44%, segundo a medição do Índice FIPE Buscapé.
“A expectativa é que os preços do e-commerce se mantenham em queda, reforçando a competitividade do e-commerce”, afirma Sandoval Martins, CEO do Buscapé.
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Dos dez grupos monitorados pelo índice, cinco apresentaram redução em janeiro, na comparação mensal. A queda foi impulsionada, principalmente, pelas seguintes categorias de produtos: telefonia e celulares (-13,43%) e fotografia (-9,77%). O aumento nos preços foi registrado nos aparelhos eletrônicos (0,26%), casa e decoração (1,26%), eletrodomésticos (2,11%), cosméticos e perfumaria (3,27%) e brinquedos e games (5,24%).
A pesquisa de preços FIPE Buscapé, realizada pela Ebit, analisa a oscilação de preços de 41 mil produtos responsáveis por 80% das vendas via e-commerce. São avaliados mais de 3 milhões de preços anualmente que atingem cerca de 3,6 milhões de e-consumidores.
A pesquisa explica que “por conta de sua composição e características, a cesta de produtos do e-commerce tende a ser deflacionária em condições ideais de mercado. A comparação é feita sempre dos mesmos produtos, que propendem à desvalorização com a disseminação da tecnologia, lançamento de um produto superior na mesma categoria ou troca de coleção e mostruário”, conclui a FIPE Buscapé.