/
/
Por wi-fi grátis pessoas abandonariam filho e animal de estimação

Por wi-fi grátis pessoas abandonariam filho e animal de estimação

Dizem que existem duas coisas que não se pode negar, água e a senha do wi-fi. E parece que os internautas matam e morrem mesmo para conseguir acessar a rede.

Em Londres usuários concordaram com termos e condições absurdas apenas para garantir o uso de uma rede sem custos.  Na experiência realizada em Londres, que envolveu a criação de um hotspot wi-fi monitorado, usuários desavisados expuseram seus dados pessoais na Internet, como o conteúdo de seus e-mails, e até mesmo concordaram com uma cláusula absurda: abandonar seu filho primogênito em troca de uso do wi-fi.

A pesquisa independente foi encomendada pela F-Secure e realizada pela Cyber Security Research Institute, do Reino Unido, e pela SySS, uma empresa alemã de testes de penetração. Para o exercício, a SySS montou um ponto de acesso wi-fi portátil com custo aproximado de 200 euros, algo que exigiu pouco conhecimento técnico. Pesquisadores configuraram o dispositivo em bairros comerciais e com perfil mais politizado de Londres. A partir daí, passaram a observar como as pessoas se conectavam. Os usuários não sabiam que sua atividade na internet estava sendo monitorada.

Em um período de trinta minutos, 250 dispositivos se conectaram ao hotspot, a maioria deles provavelmente automaticamente, sem que o dono do equipamento percebesse. Trinta e três pessoas trafegaram pela Internet ativamente, realizando pesquisas na web e trocando dados de e-mail. Trinta e dois megabytes de tráfego foram capturados — e imediatamente destruídos para preservar a privacidade do consumidor. E em uma descoberta surpreendente, que ressalta a necessidade de criptografia, os pesquisadores descobriram que, por meio de uma rede POP3, poderia ser lido o texto dos e-mails enviados, os endereços do remetente e destinatário e até a senha do remetente.

Em um curto período, os pesquisadores introduziram uma página de Termos e Condições (T&C) que precisava ser aceita para usar o hotspot. O T&C incluía uma cláusula bizarra que obrigava o usuário a abandonar seu filho primogênito ou animal de estimação em troca do uso do wi-fi. No total, seis pessoas concordaram com o T&C antes que a página fosse desativada.

A cláusula ilustrou a falta de atenção que as pessoas normalmente têm com as páginas de T&C, que são muitas vezes longas e de difícil compreensão.

“Todos nós gostamos de usar wi-fi gratuito para economizar dados ou cobrança de roaming”, diz Sean Sullivan, Conselheiro de Segurança da F-Secure, que participou da experiência. “Mas, como mostra o nosso exercício, é muito fácil para qualquer um criar um hotspot, atribuir um nome aparentemente confiável e espiar a atividade dos usuários na Internet. Mesmo quando se trata de pontos de acesso fornecidos por uma fonte legítima, essas redes podem não ser seguras”, diz Sullivan. Mesmo que eles não sejam os responsáveis pelo hotspot, criminosos ainda podem usar ferramentas de ‘sniffer’, que monitoram o tráfego na rede, para espionar o que os outros estão fazendo.

Ainda não acredita que wi-fi público apresenta riscos? Dê uma olhada na próxima vez que você se deparar com uma página de Termos & Condições de um hotspot wi-fi público. “Um bom número de provedores de acesso wi-fi aberto dedica tempo para informar em seu T&C que existem riscos inerentes com comunicações sem fio e sugerem o uso de uma VPN,” explica.

Veja o vídeo:

 

Para maiores detalhes e estatísticas da pesquisa, confira aqui o relatório “Tainted Love: How Wi-Fi Betrays”.

Durante a experiência, nenhum usuário foi comprometido em qualquer aspecto, nem dados foram expostos de forma que possa ter sido objeto de uso indevido. Nós não registramos qualquer informação do usuário, e durante a experiência, um advogado supervisionou todas as nossas atividades, para evitar a violação de quaisquer leis.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]