O mercado está difícil, sua área passa por dificuldades e a economia não ajuda. Mas é possível que além de todos esses fatores, você esteja cometendo alguns erros na hora de procurar por uma nova posição de trabalho.
Veja alguns deles:
Você não pede ajuda
Networking é tudo. Saber usar sua rede de conhecidos em prol da busca do novo emprego é mais importante do que possa parecer. Notifique pessoas de todos os seus círculos sociais sobre a sua busca, não tenha medo de perguntar e pedir ajuda.
Você não se sai bem nas entrevistas
Não pense que você fez tudo certo e que a vaga não foi conseguida por fatores externos. Reflita sobre o seu desempenho durante a entrevista e qual foi a impressão deixada para o recrutador. A postura de superconfiança pode extrapolar para uma imagem de sabichão. Isso não só é desnecessário, mas é negativo, suas conquistas falarão por si quanto às suas habilidades. Entrevistas são, acima de tudo, conversas, use esse momento para mostrar respeito e contar histórias de conquistas, mas sem a petulância de quem sabe tudo.
Você procura pela vaga perfeita na empresa perfeita
Esperar pela vaga dos seus sonhos na empresa ideal pode não ser uma boa ideia. Apesar da ideia de que paixão é o mais importante, isso pode ser um mito. Tom McDermott fundador da empresa de consultoria Ignite, que, Segundo seu mote, traz propósito à vida, acredita que a paixão é apenas uma parte da equação. Ele afirma que o que faz a diferença é a curiosidade quase infantil, sem a qual não haveria equilíbrio, felicidade e sucesso na vida. Seu argumento é que a maioria das pessoas não explora e questionao suficiente. Para Tom, achar um emprego que você ama, requer que se faça algo pelo qual você é apaixonadamente curioso. Com isso, você pode se abrir a outras possibilidades.
Você deixa que a falta ou excesso de experiência te impeçam
Talvez não seja necessário enfatizar o que já fez ? ou ainda não fez. Isso não significa que você deve se candidatar a vagas para as quais não é qualificado, mas pode superar algumas barreiras que são meramente burocráticas e tentar. Afinal, tentar não custa nada.
* Com informações da Forbes e Carrer Nook
LEIA MAIS:
Carreira: os seis empregos mais ameaçados de extinção