Pesquisar
Close this search box.
/
/
Por que está sendo tão difícil superar a Covid-19?

Por que está sendo tão difícil superar a Covid-19?

Reconquistar a segurança psicológica dos colaboradores é um dos principais desafios dos gestores no pós-pandemia.

A principal consequência do pós-pandemia: ao contrário dos anos loucos, em 1920, que combinaram o pós-guerra e a superação da gripe espanhola, a atual crise de comportamento tem raízes num sentimento amplo de insegurança coletiva. Exatamente por isso que o mundo vive a era da demissão silenciosa e coletiva.

Embora a disseminação de casos de Covid-19 esteja tecnicamente diminuindo nos Estados Unidos, muitos ainda estão lutando para fazer a transição de volta a um ritmo de vida mais normal.

À medida que as pessoas retornam ao escritório, quase 63% relatam que a pandemia as mudou para sempre, de acordo com a pesquisa 2022 APA Stress in America Poll. Altas taxas de estresse e esgotamento são predominantes, desafiando as empresas a investir energia na abordagem do bem-estar psicológico dos funcionários.

A Fast Company afirma que as pessoas estão mudando de emprego, exigindo informações sobre onde trabalham ou simplesmente recusando a ideia de que o trabalho consuma uma grande parte de suas vidas.

Alguns veem essas mudanças como resistência e acreditam que as pessoas precisam ser empurradas de volta para seus empregos pré-pandemia. Outros se perguntam se realmente há uma tentativa de renegociar toda a natureza do trabalho na sociedade.

O que está acontecendo? As pessoas não entendem que o vírus não é mais tão ameaçador? Por que eles não podem simplesmente voltar ao trabalho e seguir em frente?

Entendendo a necessidade mais profunda do
cérebro perante a Covid-19

O cérebro humano literalmente verifica a segurança quatro vezes por segundo. É como se permanece vivo quando de repente se depara em uma situação de risco de vida. Quando uma ameaça é detectada, o corpo responde rapidamente. A segurança é a necessidade mais profunda.

E, no entanto, quantas vezes na sombra do inimigo invisível da Covid-19 os cérebros detectaram ameaça? Além disso, houve o isolamento social sem nenhum fim claro à vista à época. Com base no que a neurociência diz, esta é a receita perfeita para desencadear o nível mais profundo de medo no cérebro.

Como se isso não bastasse, a mídia e a política desempenharam um papel fundamental em alimentar mais medo por meio de uma dieta tóxica constante de desinformação e negatividade.

A realidade é que a maioria das pessoas nos Estados Unidos tem alguma imunidade ao Covid-19 por meio de vacinação ou sobrevivendo a doenças. Mas, em algum nível visceral, nem todos estão convencidos de que é seguro. Mesmo que as pessoas estejam agindo como se tivesse acabado. Mesmo que o presidente, os médicos e as autoridades de saúde pública assegurem que está tudo bem agora.

Conheça o Mundo do CX

Desativando a resposta à ameaça

Alguns perderam entes queridos e nunca conseguiram dizer adeus. Outros sofreram doenças, perderam o emprego ou se divorciaram. Profissionais de saúde, professores, motoristas de ônibus, funcionários de supermercados e entregadores nunca pararam de trabalhar e literalmente arriscaram suas vidas diariamente.

A verdade é que remover uma ameaça externa é insuficiente para se sentir seguro o suficiente para retomar os negócios normalmente. Saber que você está seguro é muito diferente de se sentir seguro. O ser humano foi transformado pelo que acabou de passar

Essa é a boa e a má notícia.

São os momentos difíceis da vida que ensinam as lições mais importantes sobre o que realmente importa. Talvez seja por isso que as pessoas querem garantir que o trabalho não atrapalhe o tempo com os entes queridos. Talvez essa percepção seja a verdadeira razão pela qual as pessoas estão deixando os empregadores que não atendem mais às suas necessidades ou os decepcionaram durante a pandemia.

Encontrando o caminho

Tem sido uma longa jornada, e eventualmente as pessoas irão encontrar o caminho de volta a um estado de tranquilidade. Remover os riscos reais representados pela Covid-19 foi o primeiro passo. Você deve então mostrar ativamente às pessoas que é seguro.

Aqui estão algumas coisas que os empregadores podem fazer para acelerar esse processo, de acordo com a Fast Company:

1.Continue mantendo as pessoas seguras

Envie uma mensagem clara e tranquilizadora de que você está profundamente comprometido em manter seus funcionários seguros.

Incentive-os a usar máscaras, se quiserem, e deixe-os saber que você está interessado em ouvir sobre qualquer uma de suas preocupações de segurança.

Você nunca sabe de quem é a saúde que seus funcionários estão tentando proteger: eles mesmos, crianças imunocomprometidas, avós vulneráveis. Facilite para eles fazerem isso.

2.Lidere com firmeza e otimismo

Nem todo mundo está se sentindo esperançoso agora. Muitos estão realmente estressados ​​ou desligados. Como as emoções podem ser contagiosas, é importante garantir que você esteja no estado emocional certo para liderar.

3.Reconhecer a realidade ou arriscar alienar as pessoas

As pessoas estão cansadas e lutando. Não ignore, ou as pessoas vão procurar uma saída. Considere isso ao definir as expectativas e tente ser o mais flexível possível.

4.Dê tempo suficiente para recuperação e descanso

Isso significa encorajar os trabalhadores a sair na hora e tirar uma folga quando estiverem tendo um dia difícil. A recuperação de um longo período de estresse não acontece da noite para o dia.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

5.Forneça oportunidades de baixo risco para interação social

Reserve um tempo para dizer “Olá” às pessoas durante as reuniões do Zoom. Sugira uma rápida reunião pessoal. Compartilhe um bolo para uma festa de aniversário. Mantenha o clima leve nas redes sociais e volte à conexão segura.

6.Tenha compaixão

Algumas pessoas não estavam apenas lidando com a Covid-19: elas tinham outras coisas difíceis em seus pratos. As pessoas estão em lugares diferentes saindo da pandemia. Seja sensível às suas necessidades na medida do possível.

7.Dê escolhas às pessoas para empoderá-las

As pessoas sentiram uma incrível perda de controle nos últimos anos. Alguns perderam a confiança e precisam reconstruir a sensação de que podem influenciar o que acontece com eles. A escolha sobre onde ou quando eles trabalham é uma maneira de capacitá-los.

8.Comunique apenas a verdade

As pessoas precisam de transparência para recuperar a confiança. Palavras alinhadas com as ações. O sistema de alarme emocional não desliga se você está dizendo uma coisa e fazendo outra.

9.Inclua todos

A luta racial e a retórica política violenta dos últimos anos levaram muitas pessoas a serem mais cautelosas em público. Certifique-se de que sua empresa esteja visivelmente alinhada com a inclusão de pessoas de todas as esferas da vida.

10.Divulgue informações sobre como acessar os benefícios de saúde mental

Todos estão de luto pelas oportunidades que a pandemia pode ter tomado. No entanto, algumas pessoas ainda estão literalmente de luto pela perda de mães, pais, filhos, avós ou amigos íntimos.

Algumas pessoas precisarão de serviços profissionais de saúde mental para apoiá-los na cura. Torne mais fácil para eles descobrirem onde obter ajuda.


+ Notícias

CCXP: um evento que não é sobre engajamento, mas sobre devoção

O que vai ser tendência em 2023, segundo a Economist

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]