Pesquisar
Close this search box.
/
/
Pop-up stores e lojas menores: tendências para 2019

Pop-up stores e lojas menores: tendências para 2019

Modelos de loja mais econômicos e agilidade para consumidores que procuram conveniência devem estar na estratégia dos varejistas

A vida nos grandes centros acontece sempre em ritmo acelerado. Seja no trânsito, no metrô ou em transportes alternativos, a pressa é companheira dos moradores das metrópoles. O varejo, claro, acompanha o comportamento dos consumidores, a fim de oferecer soluções que se adaptam à rotina de seus clientes.

O relatório de tendências para o varejo da CB Insights aponta justamente nessa direção de que é preciso se adaptar ao novo perfil de consumo. Por isso, a plataforma de análises de mercado faz duas apostas para 2019: estabelecimentos menores – e mais rápidos – e lojas com prazo para fechar as portas, as pop-up stores.

Lojas pequenas

Muitos grandes varejistas estão fugindo das tradicionais lojas gigantes, optando por pontos de venda menores. A IKEA, marca de móveis e decoração, anunciou que vai abrir uma “loja-estúdio” em Manhattan, entre maio e junho deste ano. A ideia é que os consumidores possam escolher itens que gostariam que fossem entregues em suas casas.

O anúncio faz parte da estratégia da IKEA de abrir 30 lojas pequenas em três anos. Outras gigantes, como Sephora e Target, já abraçaram formatos menores para suas lojas. O objetivo é atender melhor aos consumidores que moram em grandes centros.

A tendência de lojas menores em 2019 pode ser explicada por uma previsão das Nações Unidas: dois terços da população mundial viverão em áreas urbanas até 2050. Em um espaço urbano mais denso, lojas pequenas facilitam a visita de consumidores apressados, são mais baratas, demandam menos funcionários e um estoque menor para gerenciar.

Um bom exemplo dessa tendência é a loja de departamentos norte-americana Macy’s. A marca lutou para manter suas grandes lojas, mas decidiu encolher algumas operações que não iam bem em até cinco vezes do tamanho original. O CEO da Macy’s, Jeff Gannette, afirmou que o objetivo agora é transformar as lojas em destinos focados na conveniência.

As lojas menores devem ainda buscar localizações privilegiadas nas cidades, para auxiliar no atendimento e entrega de pedidos on-line. Para reduzir ainda mais os custos, as marcas que apostarem neste modelo podem ainda firmar parcerias com startups de entrega e mobilidade.

Pop-up stores

As lojas pop-up se tornaram campos de teste eficiente para que os varejistas ponham à prova novos produtos e tecnologias, além de fazer bem para a imagem das marcas. Este modelo já se tornou comum no setor varejista.

As pop-up stores são lojas com prazo para fecharem e representam uma boa oportunidade para testar, além dos produtos, layouts, tecnologias que auxiliam no atendimento ao cliente e campanhas de branding. Tudo isso sem o risco financeiro que uma aposta de longo prazo representaria.

Tradicionalmente, essas lojas são abertas por empresas digitais que querem estabelecer pontos físicos. A varejista de moda Bonobos, por exemplo, opera um trailer onde os consumidores podem experimentar vários modelos com a consultoria de um estilista. Depois, as peças são enviadas para as casas dos clientes.

Em 2017, o Alibaba abriu 60 pop-up stores para o Dia dos Solteiros. Todas as lojas foram integradas ao Tmall, e-commerce do Grupo Alibaba, e tinham espelhos inteligentes que permitiam que os clientes experimentassem as roupas virtualmente.

Cliente testa tela interativa que dá detalhes sobre os produtos na pop-up store do Tmall / Crédito: Sohu

Nos Estados Unidos, a Amazon se juntou com a Calvin Klein para abrir uma pop-up que oferecia uma experiência digital em outubro de 2018. Um mês depois, a loja temporária da Macy’s contou com realidade virtual e com a parceria do Facebook.

As pop-up stores são uma ferramenta extremamente eficiente para todo o setor varejista. As tecnologias que estão sendo testadas nessas lojas que têm prazo para fechar devem ditar o movimento dos varejistas nos próximos anos.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]