Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como o Spotify dominou o mercado brasileiro? Veja entrevista exclusiva

Como o Spotify dominou o mercado brasileiro? Veja entrevista exclusiva

Em conversa com Javier Piñol, Head of Studios LatAm do Spotify, entendemos melhor como o Brasil se tornou o maior ouvinte de podcasts na plataforma

Você sabia que o Brasil é o maior mercado de podcasts no Spotify? E que no geral somos o segundo maior em consumo de áudio na plataforma? Para Javier Piñol, Head of Studios Latam do Spotify, essa audiência “equivale a três Anittas” em números de reprodução.

Durante o Spotify for Podcasters Summit – primeiro evento do tipo para o Spotify e o primeiro no Brasil – o executivo falou sobre as estratégias de mercado para a América Latina e a escolha do país como principal mercado para o setor. Confira:


O cenário de podcasts no Brasil

500 mil podcasts cadastrados na plataforma;

39% de crescimento no consumo no último ano;

Crescimento de 21% em média por mês desde janeiro de 2018;

40% da internet já escuta podcasts, segundo o IBOPE;

39% consomem podcasts de música


CONSUMIDOR MODERNOComo foi a chegada dos podcasts no Brasil e como fazer para que os brasileiros pagassem por esse conteúdo?
Javier Piñol – O Spotify já oferece a experiência no modo freemium. Desse modo, para os podcasts, o consumidor tem a mesma experiência. É uma forma de mostrar ao usuário como é a experiência Premium para todos os produtos de áudio. Não enfrentamos muitos desafios com os podcasts pois já éramos a maior plataforma de música no país. Adicionamos valor ao produto e a transição não foi tão alta. Se você oferece mais pelo mesmo valor, as pessoas vão aceitar isso com muita facilidade. O consumo aumentou. Antes eles ouviam uma hora por dia de música, agora, além de ouvirem um episódio por dia, o público ouve uma hora e meia de música no Brasil.
CONSUMIDOR MODERNOE como funciona estrategicamente esse passo de levar o usuário para a música e para que ele tenha vontade de pagar pelo serviço?
J.P – Eu que lhe pergunto: se quero te oferecer um produto, é mais fácil se você estiver fora ou dentro da minha casa? Se você olhar para a experiência do usuário no aplicativo, nós a transformamos completamente. Música e podcast são parte do mesmo menu e se integram na plataforma. Você está no mesmo ecossistema. Por ali nós temos o poder de sugerir o que ouvir a seguir. Com os podcasts, temos os usuários por mais tempo na plataforma, o que é ótimo para os negócios.

Javier Piñol, Head of Studios LatAm do Spotify – Foto: Divulgação Luciana Aith

CONSUMIDOR MODERNO – Por que escolher o Brasil como foco mercadológico?
J.P – Temos mais de 200 milhões de pessoas no Brasil, apenas por isso vocês consomem mais. A usabilidade no Brasil têm sido muito receptiva com os podcasts. Foi muito natural. Agora, em qualquer pesquisa aparecemos como os líderes do mercado de áudio no país. E queremos um approach próximo e muito impessoal. O Brasil facilita isso culturalmente. É impressionante como estamos crescendo rápido por aqui. Há dois anos o Spotify nem sabia que tinha uma plataforma para podcasts.
CONSUMIDOR  MODERNO – Trazer esse contato próximo está relacionado com o fato de falarmos sobre o crescimento da tecnologia de voz?
J.P –  Na verdade é para construir uma comunidade. Todos queremos pertencer e isso também vale para os criadores de conteúdo. Eles que conseguiram conectar-se com os consumidores de uma maneira que ninguém conseguiu antes. O podcast cria uma conexão íntima: quando o ouvimos temos a liberdade de criar as imagens da nossa maneira.
CONSUMIDOR MODERNO – Como vocês conseguem reunir os 100 maiores podcasters no Brasil em um único espaço?
J.P – Com um contato próximo. Ouvimos todos eles constantemente e os mantemos por perto.
CONSUMIDOR MODERNO – Agora o foco está na produção de conteúdo original?
J.P –  Toda plataforma precisa de seu próprio conteúdo para se manter. É por isso que nos unimos aos maiores veículos e editoras para lançar produtos de alta qualidade com exclusividade. Nós ajudamos a construir o conteúdo e pensamos juntos em uma estratégia que funcione.


Para se ter uma ideia, o Spotify trouxe todo o seu time para o Brasil e montou equipes exclusivas na América Latina para desenvolver esse mercado. Podcasters e criadores de conteúdo possuem pontos de contato direto com a companhia para suporte e parcerias. Os latinos representam 20% dos assinantes do Spotify e somam 113 milhões de usuários.
E aí, o que achou da entrevista? Você deve estar se perguntando quando iremos estrear no mundo dos podcasts com a Consumidor Moderno, certo? E a resposta é bem simples: antes do que você imagina!


VEJA TAMBÉM

Alexa, da Amazon, chega ao Brasil e, o melhor: falando português

Os aplicativos favoritos da Geração Z

Como as gerações se relacionam com a tecnologia?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]