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Como o Spotify dominou o mercado brasileiro? Veja entrevista exclusiva

Como o Spotify dominou o mercado brasileiro? Veja entrevista exclusiva

Em conversa com Javier Piñol, Head of Studios LatAm do Spotify, entendemos melhor como o Brasil se tornou o maior ouvinte de podcasts na plataforma

Você sabia que o Brasil é o maior mercado de podcasts no Spotify? E que no geral somos o segundo maior em consumo de áudio na plataforma? Para Javier Piñol, Head of Studios Latam do Spotify, essa audiência “equivale a três Anittas” em números de reprodução.

Durante o Spotify for Podcasters Summit – primeiro evento do tipo para o Spotify e o primeiro no Brasil – o executivo falou sobre as estratégias de mercado para a América Latina e a escolha do país como principal mercado para o setor. Confira:


O cenário de podcasts no Brasil

500 mil podcasts cadastrados na plataforma;

39% de crescimento no consumo no último ano;

Crescimento de 21% em média por mês desde janeiro de 2018;

40% da internet já escuta podcasts, segundo o IBOPE;

39% consomem podcasts de música


CONSUMIDOR MODERNOComo foi a chegada dos podcasts no Brasil e como fazer para que os brasileiros pagassem por esse conteúdo?
Javier Piñol – O Spotify já oferece a experiência no modo freemium. Desse modo, para os podcasts, o consumidor tem a mesma experiência. É uma forma de mostrar ao usuário como é a experiência Premium para todos os produtos de áudio. Não enfrentamos muitos desafios com os podcasts pois já éramos a maior plataforma de música no país. Adicionamos valor ao produto e a transição não foi tão alta. Se você oferece mais pelo mesmo valor, as pessoas vão aceitar isso com muita facilidade. O consumo aumentou. Antes eles ouviam uma hora por dia de música, agora, além de ouvirem um episódio por dia, o público ouve uma hora e meia de música no Brasil.
CONSUMIDOR MODERNOE como funciona estrategicamente esse passo de levar o usuário para a música e para que ele tenha vontade de pagar pelo serviço?
J.P – Eu que lhe pergunto: se quero te oferecer um produto, é mais fácil se você estiver fora ou dentro da minha casa? Se você olhar para a experiência do usuário no aplicativo, nós a transformamos completamente. Música e podcast são parte do mesmo menu e se integram na plataforma. Você está no mesmo ecossistema. Por ali nós temos o poder de sugerir o que ouvir a seguir. Com os podcasts, temos os usuários por mais tempo na plataforma, o que é ótimo para os negócios.

Javier Piñol, Head of Studios LatAm do Spotify – Foto: Divulgação Luciana Aith

CONSUMIDOR MODERNO – Por que escolher o Brasil como foco mercadológico?
J.P – Temos mais de 200 milhões de pessoas no Brasil, apenas por isso vocês consomem mais. A usabilidade no Brasil têm sido muito receptiva com os podcasts. Foi muito natural. Agora, em qualquer pesquisa aparecemos como os líderes do mercado de áudio no país. E queremos um approach próximo e muito impessoal. O Brasil facilita isso culturalmente. É impressionante como estamos crescendo rápido por aqui. Há dois anos o Spotify nem sabia que tinha uma plataforma para podcasts.
CONSUMIDOR  MODERNO – Trazer esse contato próximo está relacionado com o fato de falarmos sobre o crescimento da tecnologia de voz?
J.P –  Na verdade é para construir uma comunidade. Todos queremos pertencer e isso também vale para os criadores de conteúdo. Eles que conseguiram conectar-se com os consumidores de uma maneira que ninguém conseguiu antes. O podcast cria uma conexão íntima: quando o ouvimos temos a liberdade de criar as imagens da nossa maneira.
CONSUMIDOR MODERNO – Como vocês conseguem reunir os 100 maiores podcasters no Brasil em um único espaço?
J.P – Com um contato próximo. Ouvimos todos eles constantemente e os mantemos por perto.
CONSUMIDOR MODERNO – Agora o foco está na produção de conteúdo original?
J.P –  Toda plataforma precisa de seu próprio conteúdo para se manter. É por isso que nos unimos aos maiores veículos e editoras para lançar produtos de alta qualidade com exclusividade. Nós ajudamos a construir o conteúdo e pensamos juntos em uma estratégia que funcione.


Para se ter uma ideia, o Spotify trouxe todo o seu time para o Brasil e montou equipes exclusivas na América Latina para desenvolver esse mercado. Podcasters e criadores de conteúdo possuem pontos de contato direto com a companhia para suporte e parcerias. Os latinos representam 20% dos assinantes do Spotify e somam 113 milhões de usuários.
E aí, o que achou da entrevista? Você deve estar se perguntando quando iremos estrear no mundo dos podcasts com a Consumidor Moderno, certo? E a resposta é bem simples: antes do que você imagina!


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