/
/
Como o Spotify dominou o mercado brasileiro? Veja entrevista exclusiva

Como o Spotify dominou o mercado brasileiro? Veja entrevista exclusiva

Em conversa com Javier Piñol, Head of Studios LatAm do Spotify, entendemos melhor como o Brasil se tornou o maior ouvinte de podcasts na plataforma

Você sabia que o Brasil é o maior mercado de podcasts no Spotify? E que no geral somos o segundo maior em consumo de áudio na plataforma? Para Javier Piñol, Head of Studios Latam do Spotify, essa audiência “equivale a três Anittas” em números de reprodução.

Durante o Spotify for Podcasters Summit – primeiro evento do tipo para o Spotify e o primeiro no Brasil – o executivo falou sobre as estratégias de mercado para a América Latina e a escolha do país como principal mercado para o setor. Confira:


O cenário de podcasts no Brasil

500 mil podcasts cadastrados na plataforma;

39% de crescimento no consumo no último ano;

Crescimento de 21% em média por mês desde janeiro de 2018;

40% da internet já escuta podcasts, segundo o IBOPE;

39% consomem podcasts de música


CONSUMIDOR MODERNOComo foi a chegada dos podcasts no Brasil e como fazer para que os brasileiros pagassem por esse conteúdo?
Javier Piñol – O Spotify já oferece a experiência no modo freemium. Desse modo, para os podcasts, o consumidor tem a mesma experiência. É uma forma de mostrar ao usuário como é a experiência Premium para todos os produtos de áudio. Não enfrentamos muitos desafios com os podcasts pois já éramos a maior plataforma de música no país. Adicionamos valor ao produto e a transição não foi tão alta. Se você oferece mais pelo mesmo valor, as pessoas vão aceitar isso com muita facilidade. O consumo aumentou. Antes eles ouviam uma hora por dia de música, agora, além de ouvirem um episódio por dia, o público ouve uma hora e meia de música no Brasil.
CONSUMIDOR MODERNOE como funciona estrategicamente esse passo de levar o usuário para a música e para que ele tenha vontade de pagar pelo serviço?
J.P – Eu que lhe pergunto: se quero te oferecer um produto, é mais fácil se você estiver fora ou dentro da minha casa? Se você olhar para a experiência do usuário no aplicativo, nós a transformamos completamente. Música e podcast são parte do mesmo menu e se integram na plataforma. Você está no mesmo ecossistema. Por ali nós temos o poder de sugerir o que ouvir a seguir. Com os podcasts, temos os usuários por mais tempo na plataforma, o que é ótimo para os negócios.

Javier Piñol, Head of Studios LatAm do Spotify – Foto: Divulgação Luciana Aith

CONSUMIDOR MODERNO – Por que escolher o Brasil como foco mercadológico?
J.P – Temos mais de 200 milhões de pessoas no Brasil, apenas por isso vocês consomem mais. A usabilidade no Brasil têm sido muito receptiva com os podcasts. Foi muito natural. Agora, em qualquer pesquisa aparecemos como os líderes do mercado de áudio no país. E queremos um approach próximo e muito impessoal. O Brasil facilita isso culturalmente. É impressionante como estamos crescendo rápido por aqui. Há dois anos o Spotify nem sabia que tinha uma plataforma para podcasts.
CONSUMIDOR  MODERNO – Trazer esse contato próximo está relacionado com o fato de falarmos sobre o crescimento da tecnologia de voz?
J.P –  Na verdade é para construir uma comunidade. Todos queremos pertencer e isso também vale para os criadores de conteúdo. Eles que conseguiram conectar-se com os consumidores de uma maneira que ninguém conseguiu antes. O podcast cria uma conexão íntima: quando o ouvimos temos a liberdade de criar as imagens da nossa maneira.
CONSUMIDOR MODERNO – Como vocês conseguem reunir os 100 maiores podcasters no Brasil em um único espaço?
J.P – Com um contato próximo. Ouvimos todos eles constantemente e os mantemos por perto.
CONSUMIDOR MODERNO – Agora o foco está na produção de conteúdo original?
J.P –  Toda plataforma precisa de seu próprio conteúdo para se manter. É por isso que nos unimos aos maiores veículos e editoras para lançar produtos de alta qualidade com exclusividade. Nós ajudamos a construir o conteúdo e pensamos juntos em uma estratégia que funcione.


Para se ter uma ideia, o Spotify trouxe todo o seu time para o Brasil e montou equipes exclusivas na América Latina para desenvolver esse mercado. Podcasters e criadores de conteúdo possuem pontos de contato direto com a companhia para suporte e parcerias. Os latinos representam 20% dos assinantes do Spotify e somam 113 milhões de usuários.
E aí, o que achou da entrevista? Você deve estar se perguntando quando iremos estrear no mundo dos podcasts com a Consumidor Moderno, certo? E a resposta é bem simples: antes do que você imagina!


VEJA TAMBÉM

Alexa, da Amazon, chega ao Brasil e, o melhor: falando português

Os aplicativos favoritos da Geração Z

Como as gerações se relacionam com a tecnologia?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]