Os podcasts passaram, em pouco tempo, de um modelo de programa pouco conhecido para um dos mais populares da atualidade. Essa grande mudança nos hábitos de consumo gerou números impressionantes: segundo dados da Insider Intelligence, o Brasil possui mais de 39 milhões de ouvintes, o que o torna o terceiro maior consumidor do modelo no mundo. Além disso, o levantamento também estimou que, até 2024, o formato se popularize a 23,5% da população.
Apesar de os números apresentados serem promissores, muitos entusiastas acreditam que o modelo pode perder popularidade ao longo do tempo para outras mídias. Já Victor Assis, CEO e empresário do Podpah, discorda. Para ele, o podcast é bom em diferentes sentidos.
“Os podcasts estão longe de ser um formato de consumo sazonal ou passageiro. Eles realmente vieram para ficar e é o que reforçam as pesquisas com projeções bastante positivas para o mercado nos próximos anos”, afirma.
“Os modelos concorrentes podem ser facilmente incorporados aos podcasts, como vídeos curtos, por meio dos cortes, além da aproximação com o público brasileiro, que se mostrou muito forte. É um modelo que apresenta ótimos números e ainda tem muito o que se expandir”, coloca o executivo.
Leia mais: Por que a sua marca ainda não está no podcast?
O podcast é bom, mas é para todo mundo?
De acordo com Victor Assis, sim! Isso porque hoje em dia é possível encontrar podcasts mainstream, que falam sobre diversos assuntos com diferentes tipos de convidados, e também podcasts com temáticas mais específicas (saúde, esporte, tecnologia, ciências, finanças).
Portanto, sempre há um podcast que se encaixa com as preferências do ouvinte. Prova disso é que o CEO da Nordstrom tem um podcast. E quando Victor Assis é questionado sobre a aplicabilidade disso no Brasil, com empresas de todos os segmentos, a resposta é: depende!
E o motivo é claro: ocorrem muitas variações quanto às estratégias de comunicação da companhia e ter um podcast demanda elementos inerentes, como ter um bom host, bons convidados e frequência.
“Se a empresa estiver disposta a construir uma audiência do zero e ter esses pilares bem feitos, é possível”, reflete o CEO e empresário do Podpah.
Vale destacar que Victor Assis tem vasta experiência em marketing e branding de grandes empresas, como Bradesco e Adidas. Além disso, esteve envolvido nos projetos que circundaram os principais lançamentos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014.
No esporte, o especialista já foi gestor de Branding do Palmeiras e, atualmente, é empresário do youtuber e influenciador digital Júlio Cocielo.
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O que as empresas devem ter em mente ao
investirem em um podcast?
Para Vicbtor Assis, alguns pontos estão atrelados quando uma empresa pensa em como fazer um podcast. São eles:
Associação de marca
A empresa patrocinadora vai associar sua marca diretamente à imagem que a marca do podcast e seus hosts possuem.
Audiência
É importante que a empresa analise se a audiência desse podcast que ela está patrocinando é de fato o público-alvo dela. Somente assim a comunicação será mais assertiva.
Call to action
O que a empresa vai comunicar no podcast também é muito importante: oferecer um produto ou serviço com desconto ou alguma outra vantagem para a audiência daquele episódio irá aumentar a conversão do público para a empresa.
Alcance
As marcas cada vez mais entendem que anunciar em um podcast é também ter um alcance a médio e longo prazo. Além do episódio que acontece ali com o consumo da audiência, há também um consumo pós-live e nos cortes que são gerados desse programa.
Em ambos os casos, as pessoas ainda são impactadas pela marca. O consumo de cortes de episódios continua até 12 meses depois do episódio ter ido ao ar.
5 dicas para um podcast de sucesso, segundo Victor Assis
1. Defina seu público-alvo e nicho
Ter um podcast é bom, mas antes de iniciar nesse segmento, é importante ter clareza sobre quem é seu público-alvo e qual é o nicho que você deseja abordar.
Escolha um tema específico que seja de seu interesse e que seja relevante para seu público. Isso ajuda a atrair ouvintes mais segmentados e interessados no que você tem a oferecer.
2. Invista em qualidade de áudio e vídeo
A qualidade do áudio e vídeo é um fator fundamental para o sucesso de um podcast. Certifique-se de utilizar equipamentos adequados, como um bom microfone, uma boa câmera, tenha cuidado com a iluminação do ambiente, fotografia e garanta um ambiente silencioso para gravar. Ter esses cuidados é essencial para ter um conteúdo de qualidade, que é um dos pilares do Podpah.
3. Crie um cronograma consistente
Estabeleça uma frequência de lançamento dos episódios e mantenha-se consistente, pois isso é essencial para gerar expectativa nos ouvintes e construir um relacionamento. Seja semanal, quinzenal ou mensal, defina uma periodicidade que seja viável para você e se mantenha comprometido com o cronograma.
4. Promova seu podcast
Não basta apenas criar um ótimo conteúdo, é preciso promovê-lo. Para isso, utilize redes sociais, site ou blog, tráfego pago e outras estratégias de divulgação para alcançar seu público-alvo. Em especial quando se está começando, é importante divulgar seu podcast para o máximo de pessoas do seu público.
5. Interaja com seus ouvintes
O engajamento com os ouvintes é fundamental para o sucesso de um podcast. Incentive sempre a interação e ouça feedbacks, responda às perguntas dos ouvintes e crie um senso de pertencimento: isso ajudará a construir uma base de fãs fiéis e a atrair novos ouvintes.
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