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O desafio das PMEs em meios de pagamento no pós-Covid

O desafio das PMEs em meios de pagamento no pós-Covid

A pandemia acelerou a aceitação de pagamentos digitais e ferramentas tecnológicas, simples, flexíveis e de baixo custo são urgentes para PMEs

Os desafios e as necessidades das pequenas e médias empresas (PMEs) latino-americanas no mundo pós-Covid mudaram claramente e, agora, a aceitação digital é fundamental para ajudá-las a administrar bem o negócio.

No entanto, 53% ou 21 milhões de PMEs formais estabelecidas na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru ainda não aceitam pagamentos eletrônicos. Além disso, mais de 53% dos estabelecimentos comerciais continuam operando na informalidade. Esse é um dos recortes do novo estudo da Visa realizado pela Americas Market Intelligence nesses países.

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Um amplo caminho de oportunidades

Apesar deste gargalo, o estudo destaca que, dado o aumento da penetração tecnológica e dos celulares na região, existe uma grande oportunidade para atingir e digitalizar por completo esse segmento.  Soluções de aceitação simples, flexíveis e de baixo custo, como Tap to Phone, QR Code, tecnologia de pagamento por aproximação e plataformas de mídia social são as mais indicadas.

Outro dado interessante do estudo é que 80% das empresas que começaram a aceitar pagamentos eletrônicos durante a pandemia eram micro e pequenas empresas. QR Code (32%), e-commerce (30%) e pagamentos por aproximação (29%) foram os métodos de aceitação adotados com mais rapidez.

“A aceitação de pagamentos digitais traz uma proposta de valor superior e real, decorrente do aumento das vendas e do consumo, da melhora na gestão da empresa, da facilidade de acesso a serviços financeiros e da maior segurança – tudo em sintonia com as demandas das PMEs nestes tempos pós-Covid,” diz Xiko da Rocha Campos, vice-presidente sênior e head de Vendas e Soluções Comerciais da Visa para a América Latina e o Caribe.

“A maioria dos empresários diz precisar da ajuda de ferramentas tecnológicas flexíveis, fáceis de usar e de baixo custo para administrar bem seu negócio”

O executivo concorda que a pandemia acelerou a adoção de códigos QR, da tecnologia de pagamento por aproximação e de outros canais de aceitação novos por parte das PMEs, mas, afirma que ainda existe uma oportunidade imensa para o ecossistema de pagamentos. “ São 74 milhões de estabelecimentos comerciais formais e informais cujas necessidades não são supridas hoje ou que não aceitam pagamentos eletrônicos”, frisa Rocha Campos.

Pagamentos digitais gera mais vendas

De acordo com o estudo,  em termos de penetração da aceitação entre as PMEs formalizadas, 47% das empresas pesquisadas aceitam alguma forma de pagamento digital. Os resultados da pesquisa mostram que, segundo a maioria dos empresários, as vendas aumentaram com a aceitação de pagamentos digitais. Entre as empresas que aceitam pagamentos digitais, 74% disseram que a aceitação online aumentou suas vendas, enquanto 82% relataram aumento nas vendas com a aceitação de pagamentos digitais nos pontos físicos. Mais de 40% dos pesquisados disseram que suas vendas aumentaram 11% ou mais depois que começaram a aceitar pagamentos eletrônico. Porém, segundo o estudo, o medo das fraudes ainda impera nos dois ecossistemas.

“É muito importante oferecer diferentes tecnologias de aceitação para que os estabelecimentos comerciais possam atender seus consumidores, independentemente de como eles queiram pagar”, complementa Rocha Campos.

Mídia social como canal de venda

O estudo também revela que o uso de plataformas de mídia social são consideradas a melhor forma de atingir os clientes. De fato, 80% das PMEs usam a mídia social para se comunicar com os clientes. Além disso, de março de 2020 a maio de 2021, a adoção do WhatsApp, do Facebook e do Instagram subiu 27%, 36% e 15%, respectivamente.

Leia mais: As tendências de CX no atendimento pelo WhatsApp e apps de mensagem

Mesmo que as PMEs ainda vejam a mídia social como um canal de vendas estratégico e de baixo custo, o estudo mostra que existe uma lacuna no uso dessas plataformas para fins de aceitação de pagamento.

Futuro: inovação e linhas de crédito acessíveis

O estudo da Visa sobre PMEs mostrou como as necessidades e os desafios dessas empresas mudaram depois de 18 meses de pandemia. Em 2020, essas empresas estavam em crise e lutavam para continuar vivas. Suas principais necessidades eram flexibilidade na realização de pagamentos com cartão de crédito e acesso a novas linhas de crédito. Em 2021, há otimismo: 41% das PMEs pesquisadas esperam vender mais este ano.

Embora, estejam sobrevivendo em 2021, as pequenas e médias empresas não estão necessariamente saudáveis. De acordo com o estudo, elas estão focadas na liquidez diária dos custos operacionais, e suas principais preocupações são maximizar as vendas, pagar contas, comprar suprimentos/estoque e ter acesso a crédito de forma mais rápida e menos burocrática. Além disso, as PMEs da região se dizem mais abertas a terem um relacionamento bancário, pois querem ferramentas inovadoras que as ajudem a expandir o negócio.

“Reconhecendo que as pequenas empresas têm necessidades especiais e estão centradas em garantir as vendas e o fluxo de caixa e obter crédito de forma ágil e eficiente, na Visa, estamos absolutamente determinados a continuar apoiando suas operações, recuperação e expansão por meio de nosso arsenal de soluções empresariais inovadoras e personalizadas, informa Juan Pablo Cuevas, vice-presidente de Soluções Comerciais da Visa para a América Latina e o Caribe. “As PMEs são a espinha dorsal das nossas economias e é só por meio de uma abordagem de transformação digital que as ajudaremos a prosperar no mundo pós-Covid”, reconhece Cuevas.

De fato, a pesquisa aponta grandes oportunidades e grandes desafios financeiros para PMEs. O fato, é que se tratando de meios de pagamento, as ferramentas tecnológicas são as que mais beneficiariam essas empresas neste momento. Como prova, o estudo da Visa prevê que soluções de comércio na mídia social e gestão de fraude, além de ferramentas com acesso a linhas de crédito mais baratas, e serviços bancários mais simples e personalizado, seriam o cenário mais atrativo para o crescimento das pequenas e médias empresas.

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