Uma das grandes motivações dos colabores pode ser atribuída à quantidade de benefícios que uma empresa oferece. Entre os mais comuns, o vale-refeição e o vale-alimentação ocupam a posição como queridinhos dos brasileiros, além de funcionarem como um termômetro para empresas que desejam se manter competitivas. Não à toa, esse campo de benefícios é promissor, uma vez que as empresas vêm reconhecendo a importância de investir na qualidade de vida dos colaboradores.
A partir dessa percepção do comportamento do consumidor e a partir desse entendimento, a Pluxee, empresa de benefícios que ajuda outras empresas a oferecerem vantagens aos colaboradores, como vales-alimentação, lança ao mercado uma plataforma de integração de pagamento para e-commerce com o objetivo de facilitar o uso dos benefícios que eles oferecem diretamente em compras online por sites e aplicativos móveis.
Trata-se de um gateway de pagamento (“portão de entrada”, em tradução literal) que autoriza o processamento de pagamentos online, ou seja, é um intermediário que facilita a transferência de dinheiro entre o comprador e o vendedor de maneira segura.
Fernando Radunz, diretor-executivo de tecnologia e pagamentos da Pluxee Brasil, explica que esse formato de compras é possível devido aos investimentos em tecnologia. “Investimos em tecnologia para oferecer cada vez mais formatos de compras, além de aumentar a comodidade e ampliar a rede credenciada. Com isso, garantimos aos nossos clientes e usuários finais o uso dos cartões de benefício também para pagar compras online”.
Estrutura de pagamentos
Em apenas quatro meses de produção, a Pluxee passa a oferecer aos estabelecimentos parceiros uma estrutura própria que permitirá mais agilidade e redução de custos nas transações. Além disso, a solução ainda permite aos hiper e supermercados realizarem a pré-autorização do pagamento, essencial para a conversão das vendas online.
“O gateway garante transações com vale-refeição e alimentação, abrindo novas possibilidades de pagamento à rede credenciada; aumenta os índices de aprovação de compra, que passa a ser instantânea, além de melhorar o custo de operação, já que eliminamos a necessidade de um parceiro integrador”, diz Radunz.
Além disso, o executivo conta que todas as empresas com modelo de e-commerce implementado, de qualquer porte e segmento e independentemente do tíquete médio, podem integrar seu sistema à plataforma Pluxee. Basta integrar o desenvolvedor da loja on-line à estrutura da empresa, que foi desenvolvida com o padrão utilizado pelo mercado.
Tecnologia tipo exportação
A implementação da tecnologia no Brasil está sendo também testada em redes credenciadas da Pluxee no Chile e Colômbia. A expectativa da empresa é expandir a solução para todos os mercados globais em que está presente.
“Na Pluxee, buscamos cada vez mais a eficiência por meio de sistemas e plataformas globais, muitas vezes construídas em conjunto com os times de TI ao redor do mundo”, conclui o diretor. “A construção dessa solução foi mais um exemplo: o projeto nasceu no Brasil e logo foi se transformando em um asset com potencial para ser globalizado e utilizado em demais países. Hoje, contamos com um time de especialistas altamente capacitados para desenvolver soluções alinhadas à evolução do setor mundial de benefícios e incentivos”.