/
/
A visão da Plusoft sobre voice commerce no Brasil

A visão da Plusoft sobre voice commerce no Brasil

Bruno Alves, VP de Inovação e Marketing da Plusoft, analisa o conceito de voice commerce no Brasil e sua relevância em CX no mercado

Voice commerce é uma modalidade de compra que usa comandos de fala para que o consumidor realize suas compras online. Essa tecnologia, baseado em Inteligência Artificial e algoritmos digitais, é bem consolidada em diversos países e visto como um dos diferenciais em Customer Experience.

Dados de uma pesquisa de 2021 da consultoria Ilumeo já apontavam que o uso de dispositivos com comandos de voz havia aumentado em 47% entre os brasileiros durante a pandemia. O estudo mostrou também que 52% dos entrevistados percebiam um valor agregado a aparelhos que disponibilizam esse tipo de tecnologia e estariam dispostos a pagar mais por esse diferencial.

Este crescimento e interesse pelo voice commerce no Brasil foi comprovado recentemente no e-book exclusivo Mapa do CX Brasil 2022, produzido pela Consumidor Moderno. A publicação reuniu dados de empresas líderes de diversos setores e através de estudos exclusivos, artigos e matérias inéditas, traça um panorama da maturidade da experiência do cliente no Brasil.

Voltando ao tema, foi sobre esse potencial do voice commerce que conversamos com Bruno Alves, vice-presidente de Inovação e Marketing da Plusoft, para entender em que estágio se encontra essa tecnologia no Brasil e para quais aspectos e relevância em CX as empresas interessadas nessa solução devem estar atentas.

Voice commerce e a maturidade em CX no Brasil

CM – Podemos afirmar que já temos os primeiros passos em voice commerce no Brasil?

Bruno Alves – Temos as tecnologias necessárias para trabalhar com voice commerce no Brasil. Os assistentes de voz estão prontos. Temos tecnologia conversacional, Inteligência Artificial disponível e toda a parte de tecnologia de voz também. Contudo, estamos ainda em um momento de criação de jornada e experiências e existe um elemento-chave para que ele dê certo: a personalização.

Ou seja, o voice commerce funciona bem para ofertas exclusivas e personalizadas. Funciona para compras simplificadas, upgrade de planos etc. Enfim, casos em que sabemos exatamente o que queremos e que passaremos por um checkout simplesmente usando a voz.

Conheça o Mundo do CX

CM – Para marcas que procuram esse modelo, como adaptar o negócio ao voice commerce?

Bruno Alves – É preciso apostar na criação de uma jornada específica do consumidor por meio da personalização. Para conseguir isso, é necessário, naturalmente, ter os dados e histórico de compras de forma que o consumidor autorize, permitindo entender a melhor oferta proposta.

Já a análise de dados e a integração com sistemas legados, como checkout de venda, exige que o backoffice da empresa esteja preparado. Isso é fundamental no processo.

Vale a pena então investir em um sistema de Inteligência Artificial que entenda as nuances regionais do mercado de atuação da marca e que leve em consideração a persona que vai usar o serviço. Um tom de voz personalizado é chave aqui.

Baixe grátis o Mapa do CX Brasil 2022. E-book exclusivo sobre o mercado de Customer Experience no país.

CM – Falar em voice commerce é também falar sobre Customer Experience. Na sua visão, quais sãos os desafios que ainda não superamos e as novas fronteiras em CX para o atendimento?

Bruno Alves – Apesar de o Brasil ser um país de contrastes imensos e termos outros países mais tecnologicamente avançados, quando falamos de CX o Brasil já é bem experiente, sobretudo em tecnologia para este setor.

Além disso, somos um país criativo, que adota rapidamente tecnologias de ponta e adota com criatividade a entrega para o consumidor. Mas, ainda temos nas empresas uma série de tecnologias que ainda não se conversam ou que demanda um grande esforço de integração. A questão de API first é, de fato, uma demanda.


+ Notícias

Como disseminar uma cultura CX em uma empresa? 

CX eficiente exige uso de várias métricas e cliente oculto 

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]