A decolagem de uma startup vai muito além de uma boa ideia sustentada. promover o encontro de expectativas entre ideias e pessoas que queiram investir nelas não é uma tarefa tão simples. Adriano Accioly e José Rochetti estavam tranalhando conjuntamente em um projeto quanto tiveram o insight de desenvolver uma plataforma digital de contatos que fizesse a ponte entre ideias inovadoras, companhias e investidores potenciais.
No ensejo dessa demanda, nasceu a FindOut Startups, plataforma que promove o contato entre startups e o mercado em potencial. “Muitas delas não estão acolhidas em espaços como coworkings e trabalham sem aceleração, mentoria ou qualquer suporte. Essa área precisa de espaço democrático, em que não haja fronteiras e custos para negociar”, explica Rochetti, cofundador da plataforma.
Como se fosse uma rede social, o canal possui filtros que permitem selecionar os interesses por região, segmento de atuação, além de poder expos quais são os insights e desafios do projeto. Toda a comunicação entre prestadores de serviço e seus respectivos contratantes acontece de forma gratuita e sem intermediários.
“Há um número razoável de empresas de base tecnológica pelo país que são qualificadas e com soluções arrojadas, mas infelizmente acabam fechando as portas por não terem retorno financeiro. Se pudermos ajudar essa turma a se posicionar e atender às necessidades existentes no mercado, vamos ficar muito felizes”, comenta Accioly.
Contudo, a atuação da empresa não se baseia apenas em encurtar essas distâncias. A startup também presta consultoria a empresas que pretendem estruturar sua agenda de atuação na área de inovação. Após identificar quais são os gargalos do empreendimento, uma série de ações são sugeridas para atender a demanda existente. “Estamos apenas começando e já sentimos o impacto no ecossistema”, explica Rochetti.
Na ativa desde julho de 2018, a FindOut já contabiliza 350 startups cadastradas em sua plataforma, de modo que mais de 500 empresas estão ativas.