/
/
CM Saúde: Demanda por planos de saúde não para de crescer

CM Saúde: Demanda por planos de saúde não para de crescer

Em dezembro de 2024, a ANS revelou que o Brasil conta hoje com mais de 52 milhões de usuários em 967 planos de saúde.

O setor de planos de saúde no Brasil continua em ascensão. Seja pelo aumento da consciência sobre a saúde, seja pela busca por cuidados preventivos ou a demora do tratamento público. O que importa é que um desses fatores ou todos em conjunto estão fazendo com que o brasileiro opte pela alternativa paga. Prova disso é que, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), dezembro de 2024 fechou com impressionantes 52.210.290 usuários em planos de assistência médica.

Similarmente, os planos exclusivamente odontológicos também cresceram. Com 34.466.532 beneficiários, esse segmento vem mostrando, decerto, que a saúde bucal está sendo cada vez mais valorizada pelos brasileiros.

Aumento dos planos de saúde

Em um ano, os planos médico-hospitalares registraram um aumento de 862.771 beneficiários. O dado diz respeito a uma comparação de dezembro de 2024 com dezembro de 2023. Em contrapartida, ao comparar dezembro de 2024 com novembro de 2024, o crescimento foi de 156.217 usuários.

Já nos planos exclusivamente odontológicos, houve um acréscimo de 2.065.209 beneficiários ao longo de 12 meses. Nesse ínterim, houve também um aumento de 178.642 na comparação de dezembro de 2024 com novembro de 2024.

Planos de saúde por estado

Do mesmo modo, no que tange aos dados por estado, o setor viu um aumento de beneficiários em planos de assistência médica em 24 unidades federativas. São Paulo, Minas Gerais e Amazonas lideraram em termos absolutos de ganho. Esse resultado se deu na comparação dezembro de 2024 com dezembro de 2023.

Já no segmento odontológico, todas as 25 unidades federativas reportaram crescimento no comparativo anual. Assim sendo, São Paulo, Minas Gerais e Paraná foram os estados com maior aumento em números absolutos.

Faixa etária

Sobre a faixa etária, a categoria de 45 a 49 anos foi a que mais cresceu na assistência médica, com 240.336 novos beneficiários nos últimos 12 meses. Em segundo lugar, aparece a faixa de 50 a 54 anos, com 125.734 novos beneficiários. Para os planos odontológicos, as faixas etárias mais cresceram foram 45 a 49 anos 248.771 novos usuários e 70 a 74 anos 193.557 novos beneficiários nos últimos 12 meses.

Já a terceira idade também merece destaque, no que tange o aumento nas carteiras do idosos. Em dezembro de 2024, a proporção de idosos na assistência médica é de 15,4% 7,9 milhões de beneficiários e de 11,4% 3,9 milhões de beneficiários nos planos exclusivamente odontológicos.

Reclamações do consumidor

Sobre as demandas do consumidor, ao todo, foram 23.857 reclamações e 13.247 pedidos de informação a 967 operadoras de saúde em atividade.

Aumento dos planos odontológicos

Roberto Cury, presidente Sinog.

Sobre os planos odontológicos, Roberto Seme Cury, presidente da Associação Brasileira de Planos Odontológicos (Sinog), que representa 72% do mercado de planos odontológicos, lembra que o número de beneficiários também foi significativo entre 2019 e 2024, com um crescimento de 36,03% no número de beneficiários, o que equivale a 9.129.190 novos consumidores.

Esse crescimento também se reflete em diferentes faixas etárias. Segundo a ANS, as faixas com maior aumento no número de beneficiários foram as de 45 a 49 anos, com 248.771 novos usuários, e de 70 a 74 anos, com 193.557 novos beneficiários. No total, a terceira idade registrou um crescimento de 11,4%, somando 3,9 milhões de beneficiários.

“O aumento no número de beneficiários de planos odontológicos evidencia que as pessoas estão se tornando mais conscientes de que a prevenção é a estratégia mais eficaz para a manutenção da saúde bucal. A boca serve como uma entrada para microrganismos prejudiciais à nossa saúde, e os planos odontológicos representam uma ótima alternativa, assegurando acesso a tratamentos de qualidade com profissionais de diversas especialidades. Além disso, o custo médio é de apenas 20 reais por mês, promovendo saúde e bem-estar a longo prazo”, analisa Cury.

Veja abaixo quadro comparativo dos beneficiários por tipo de contratação:

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]