De janeiro a setembro de 2024, o setor de planos de saúde odontológicos contemplava 34.078.511 beneficiários. Os números são da Sala de Situação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os planos empresariais somavam, na época 24.263.485 contratos; os coletivos por adesão, 2.955.415; e os planos individual ou familiar somavam 6.855.197.
Com esse quadro, nota-se um crescimento contínuo na adesão a planos de saúde odontológicos. Os planos empresariais, que representam a maior parte do total, indicam uma tendência das empresas em oferecer benefícios que incluam cuidados odontológicos. A ideia é contribuir com a saúde bucal dos colaboradores.
Planos que crescem
Os planos coletivos por adesão permitem que grupos de pessoas, como associações e sindicatos, desfrutem de condições mais favoráveis para a contratação dos serviços. Já os planos individuais ou familiares evidenciam a demanda por soluções personalizadas que atendem às necessidades específicas dos indivíduos e das famílias.
Veja abaixo, nos últimos 6 meses, o crescimento do setor, que estava com 32.553.160 beneficiários em março de 2024. Passados seis meses, o segmento chegou em setembro com 1 milhão, 525 mil e 351 beneficiários a mais.
Para comentar melhor esse cenário, a Consumidor Moderno entrevistou Roberto Seme Cury, presidente da Associação Brasileira de Planos Odontológicos (Sinog). A entidade foi fundada em 1996 e é mais atuante junto às operadoras de planos odontológicos.
Na visão do especialista, o fortalecimento do setor contribui significativamente para a saúde coletiva. Por consequência, os benefícios são dois principais: em primeiro lugar, a promoção da cultura de prevenção e cuidados odontológicos adequados desde cedo. Em segundo lugar, a redução com custos de tratamentos mais complexos no futuro.
Confira na íntegra a entrevista:
CM: Quais são as principais tendências dos planos odontológicos para 2025?
Roberto Seme Cury: A demanda por planos odontológicos personalizados deve aumentar, com opções mais flexíveis que se adaptem às necessidades individuais dos beneficiários. Isso inclui coberturas para cuidados específicos como prótese, ortodontia e implantes dentários. A oferta de planos customizados para empresas, atendendo a um perfil diverso de colaboradores, também deve crescer.
Regulação
CM: Na regulação, o setor deve sofrer mudanças?
O setor deve passar por alterações regulatórias. A atual regulação foi elaborada para os planos médico-hospitalares com seus riscos e complexidades diferentes das dos planos odontológicos. Temos mantido conversas regulares com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), reforçando a importância de um regramento com olhar específico para os planos odontológicos.
Ademais, as tecnologias fizeram e farão o setor ganhar ainda mais eficiência na gestão por parte das operadoras dos planos odontológicos. Isso inclui acompanhamento de custos, eficiência e prevenção a fraudes. Entretanto, o digital não resolverá tudo, a sua aplicabilidade vai depender da capacidade de questionamento das pessoas envolvidas nos projetos.
As grandes empresas de tecnologias, empresas com mais apetite ao risco com áreas de P&D robustas e com grande investimento em inovação, vão ser as responsáveis pela maior parte dos projetos de Inteligência Artificial (IA). Inclusive, elas aumentarão a diferença de valor com relação a outras empresas que não fizerem.
IA nos planos odontológicos
CM: A seu ver, como a tecnologia influenciará os planos odontológicos em 2025?
A tecnologia será importantíssima, principalmente a Inteligência Artificial para eficiência na gestão e administração dos tratamentos odontológicos. Isso sem contar o olhar voltado para a auditoria, apoiando a prevenção de fraudes e qualificação dos tratamentos. Em relação a teleodontologia, tecnologia muito utilizada na área médica, essa não é eficaz para os tratamentos odontológicos. Isso porque na odontologia, tanto o diagnóstico quanto o tratamento necessitam do atendimento presencial do profissional. Entretanto para casos mais complexos, pode ser um método auxiliar importante para diagnóstico diferencial de um especialista em regiões mais distantes com ausência de profissionais.
CM: Quais inovações estão previstas para a cobertura dos planos odontológicos?
O uso da multicanalidade e da IA para identificar tendências e preferências para maior satisfação dos clientes. E a criação de produtos mais nichados para cada tipo de público. Elas acontecerão conferindo maior agilidade e eficiência no relacionamento com os clientes. Com o aprimoramento de novas tecnologias, como impressão 3D, realidade virtual e aumentada, tecnologia digital para diagnóstico, o atendimento será mais célere.
Crescimento dos planos
CM: Quais fatores devem impactar a adoção de planos odontológicos pelas empresas em 2025?
A saber, o crescimento significativo dos planos odontológicos é impulsionado por diversos fatores. Em primeiro lugar, destaque para a acessibilidade financeira, com um ticket médio mensal de apenas R$ 19. Em segundo lugar, está o fato da facilidade de aquisição do plano odontológico. Ademais, há a crescente conscientização sobre a importância da saúde como um todo, especialmente após os desafios enfrentados durante a pandemia da Covid-19.
De maneira idêntica, em termos de importância, não podemos deixar de lado a oferta crescente de canais de comercialização online. Isso porque esse tipo de oferta facilita a pesquisa e contratação dos planos, permitindo aos beneficiários acessarem informações detalhadas sobre coberturas oferecidas, redes credenciadas, carências, preço, meios de pagamento, diferenciais das empresas, tudo sem sair de casa. Outro pilar de crescimento com muito destaque é que os bancos, lojas de varejos e atacadistas passaram a oferecer em parceria com as operadoras os planos aos seus clientes e isso tem impulsionado o crescimento.
Comparação
CM: Como a Sinog vislumbra o crescimento do setor em 2025?
A perspectiva para 2025 é de que o setor continue crescendo e que alcance o número de beneficiários de planos médicos, visto que o segmento cresce em média 7% ao ano e, de acordo com os dados divulgados pela ANS em novembro, o setor de planos odontológicos conquistou, entre setembro de 2023 e setembro deste ano, a adesão de 2.445.049 novos beneficiários, o que corresponde a um crescimento de 7,7% no período, totalizando atualmente 34.078.511 beneficiários. No comparativo entre os planos médico-hospitalares e planos odontológicos, nos últimos 10 anos, enquanto o crescimento de planos médico-hospitalares foi de aproximadamente de 1 milhão de beneficiários, nos planos odontológicos, no mesmo período houve um crescimento aproximado de 14 milhões de beneficiários.
Os planos empresariais ainda são os maiores propulsores de crescimento do segmento, já que o custo do benefício é pequeno cabe no orçamento das empresas. Muitos destes planos são opcionais com desconto em folha do beneficiário. Os planos individuais, também têm crescido; as famílias começam a entender que a contratação de um plano odontológico garante a saúde bucal de qualidade por um preço mensal acessível.
Os desafios
CM: Quais desafios estão pela frente ano que vem?
Os desafios não são somente em 2025, mas nos próximos anos, que “impedem” o crescimento em ainda maior, como a cultura imediatista do brasileiro. Ele ainda não enxerga a saúde bucal como um cuidado para o longo da vida, ele compra o plano odontológico, faz o tratamento e para de pagar. Esta mudança de mindset é demorada, mas com a disseminação de informações e esclarecimento sobre a importância da saúde bucal, haverá ao longo dos próximos anos, uma mudança de comportamento dos consumidores favorecendo um crescimento ainda mais vigoroso.
CM: Por que as pessoas estão procurando cada vez mais planos odontológicos?
Os planos odontológicos costumam oferecer uma relação custo-benefício mais atrativa em comparação com o pagamento por serviços avulsos em clínicas particulares. O preço médio de menos de R$ 20,00 por beneficiário cabe no orçamento das empresas e das famílias brasileiras. Este pagamento fixo mensal, ajudam os clientes a planejar melhor suas finanças, evitando surpresas com custos elevados de tratamentos inesperados.
Além disso, os planos odontológicos geralmente oferecem acesso a uma rede de dentistas credenciados em todas as especialidades, o que facilita encontrar profissionais qualificados. Muitos planos incluem programas de prevenção que incentivam visitas regulares ao dentista e cuidados preventivos, o que pode resultar em melhor saúde bucal a longo prazo. Alguns planos oferecem benefícios extras, como descontos em farmácias, produtos de higiene bucal, ou até mesmo em outros serviços de saúde.
Obstáculos 2025
CM: Quais são os principais obstáculos do setor para o próximo ano?
Os maiores desafios incluirão manter a sustentabilidade financeira com crescimento vigoroso acompanhar a rápida evolução tecnológica, focar no atendimento e satisfação do beneficiário, promover campanhas educativas para alterar a cultura imediatista de parte da população que utiliza os planos odontológicos apenas para compra de tratamentos.
Disseminar o conceito de que a saúde adequada não é por um período, mas para a vida toda. Combater as fraudes na odontologia com ações propositivas incluindo a sugestão da criação de leis mais rigorosas contra o fraudador para proteção do sistema de Saúde, perseguir uma regulação mais equilibrada e menos custosa, além de investir em inovação, parcerias estratégicas e formação de equipes qualificadas, preparando-se para uma realidade digital e centrada no paciente.
Reduzir o churn da carteira de beneficiários individuais é o grande desafio além de implementar programas de prevenção e educação em saúde bucal para reduzir a incidência de tratamentos de alto custo, desenvolver programas educativos e campanhas para incentivar hábitos saudáveis.
Saúde bucal dos brasileiros
Para ajudar a contornar esses desafios e promover a conscientização da população sobre a importância da Saúde Bucal, a Sinog lidera o Movimento Julho Neon, Salve o Sorriso Brasileiro, que já está em sua 4ª Edição. O objetivo da campanha é chamar atenção para a necessidade de democratizar o acesso a saúde bucal a todos os cidadãos. A campanha também ressalta a importância dos planos odontológicos para manter a saúde bucal ao longo de toda a vida.
Somente em 2024, foram impactados mais de 176 milhões de brasileiros, com ações que tiveram o apoio de associadas, como atendimento odontológico em diversas cidades carentes do país, distribuição de kits de higiene, a captura de fotos de sorrisos em São Paulo e exibição dessas fotos em relógios digitais, a produção de filme publicitário, a entrega de kits com jalecos e bótons para dentistas, entre outras.