/
/
Planos odontológicos somam 32 milhões de beneficiários

Planos odontológicos somam 32 milhões de beneficiários

Sala de Situação registra 28.842 reclamações sobre planos de saúde em fevereiro, enquanto convênios odontológicos somam apenas167 críticas.
Uma mulher sorri para um dentista, que segura alguns utensílios perto de seu rosto.
Uma mulher sorri para um dentista, que segura alguns utensílios perto de seu rosto.
Foto: Shutterstock.

Enquanto os planos de saúde somam 50.948.757 usuários, os planos odontológicos têm 32.833.233 beneficiários ativos. A informação consta na ferramenta Sala de Situação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e os dados tangem ao mês de fevereiro de 2024. A diferença é de 18.115.524 beneficiários.

No que diz respeito aos planos médico-hospitalares, houve um aumento de 944.070 beneficiários em comparação com fevereiro de 2023. Já em relação ao mês de janeiro de 2024, o acréscimo foi de 159.286 usuários em fevereiro.

Quanto aos planos exclusivamente odontológicos, o número de beneficiários aumentou em 2.499.808 em um ano e em 231.300 em comparação com o mês anterior. Nesse último, somente o estado de São Paulo conta com 11.272.269 para 397 operadoras, representando uma taxa de 25,38% de cobertura.

Minas Gerais aparece em segundo lugar 2.902.866 beneficiários, com uma taxa de cobertura de 14,3%. Em terceiro lugar, aparece o Paraná, com 1.795.697 consumidores, e uma taxa de cobertura de 15,69%.

O que é a Sala de Situação?

A Sala de Situação foi criada em 2016 e consiste em oferecer para a sociedade um panorama global e individualizado das operadoras de planos de saúde e odontológicos em atividade no Brasil. O objetivo é proporcionar a consumidores, participantes do mercado, gestores e demais interessados em informações sobre saúde suplementar a consulta de dados de fácil acesso, atualizados mensalmente pela ANS.

No que tange às reclamações, os planos de saúde somaram, em fevereiro de 2024, 28.842 queixas. Já os de odontologia receberam 167 críticas.

Roberto Seme Cury, presidente do Sinog

Roberto Seme Cury, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog), diz que o crescimento dos planos odontológicos se deve a alguns fatores, entre eles a facilidade merece destaque. “Hoje está muito fácil encontrar e contratar um plano odontológico. Por meio de uma busca na internet, o consumidor tem acesso a várias ofertas das operadoras. No próprio site das empresas, é possível consultar coberturas, rede credenciada, carências, preço, meios de pagamento. Além disso, a pessoa pode traçar os diferenciais entre as operadoras e decidir pela melhor contratação, sem sair de casa”.

Ademais, segundo Roberto Seme Cury, as operadoras aumentaram os canais de comercialização, mantendo parcerias com lojas de varejo, bancos, seguradoras, rede de farmácias, etc.

“Ou seja: o valor do plano é acessível ao bolso do consumidor e das empresas. As pessoas começam a entender que, por um pequeno valor mensal, elas podem ter acesso a tratamentos de qualidade e garantir a saúde bucal da família”, explica Roberto.

Sorriso perfeito

Geralmente, os planos odontológicos incluem consultas de rotina, tratamentos dentários, limpezas regulares, radiografias, extrações, tratamentos de canal e até mesmo próteses dentárias. Além disso, ter um plano odontológico pode ajudar a prevenir problemas mais sérios de saúde bucal, garantindo um acompanhamento regular com um dentista e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida.

A maioria dos planos segue sendo coletivo empresarial (23,6 mil). Em segundo lugar da listagem, vêm os familiares e individuais, com 5,565 mil; e, 3,61 mil planos na modalidade coletivo por adesão. 

Essa diferença se dá, no parecer do presidente do Sinog, porque, no início, a maioria dos planos odontológicos só ofertava planos para empresas. Ele lembra que, em um passado não muito distante, ele era um excelente benefício, a um custo muito baixo, e por isso foi incorporado na grade de benefício das pessoas jurídicas aos seus colaboradores.

Planos por adesão e planos individuais

Só depois de um tempo foram se multiplicando os planos por adesão, que passaram a ser um canal importante para atração de novos beneficiários. “Os planos individuais foram os últimos a serem incorporados na linha de produtos disponíveis das operadoras, e embora já tenha um bom número de beneficiários, ainda tem um churn [taxa de rotatividade] muito alto. É um comportamento imediatista do consumidor que busca o plano apenas para realizar um tratamento sem pensar na saúde bucal ao longo da vida toda. Esta cultura precisa mudar, mas leva tempo”, enaltece Roberto.

No que tange ao reajuste médio aplicado aos planos com cobertura exclusivamente odontológica, no ano passado, o percentual ficou na média de 4,47%, ficando abaixo da correção média observada nos doze meses de 2022. Neste sentido, Roberto Seme Cury enaltece que os reajustes dos planos nunca foram altos, pelo contrário: “As correções sempre estiveram alinhadas com os índices inflacionários divulgados, não temos pressão dos sinistros que são controlados e nem dos aumentos por faixa etária. Com a tendência de baixa de inflação, os planos devem seguir o mesmo caminho”.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Produto trocado por defeito tem nova garantia? Entenda os prazos da garantia legal e contratual e saiba o que prevê o CDC após a substituição.
CM Responde: Recebi um produto novo na troca. A garantia recomeça do zero?
Entenda os prazos da garantia legal e da contratual e saiba o que prevê o CDC após a substituição de um produto
Entenda quando o tempo perdido para resolver problemas criados por empresas pode gerar indenização e como a Justiça aplica o desvio produtivo do consumidor.
Tempo perdido tem valor: quando o desvio produtivo gera indenização
Entenda quando o tempo perdido para resolver falhas de empresas pode gerar indenização
Empresas avaliam reorganização de equipes, jornadas e processos diante de uma possível mudança na escala 6x1.
Escala 6x1 entra no radar da Justiça enquanto empresas se preparam para mudanças
Escala 6x1 chega à Justiça enquanto empresas avaliam mudanças em jornadas, equipes e operações. Entenda os impactos e a tramitação da PEC.
Casas Bahia em recuperação judicial: o que acontece com compras, dívidas e garantias
Entenda se algo muda para quem já comprou, ainda precisa pagar ou enfrenta problemas com entrega, cancelamento ou defeito de um produto

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Menos estímulos, mais experiência? Novas cobranças do WhatsApp Marco Legal da Cibersegurança: o que muda? A IA democratizou o cibercrime