Planejar a carreira é a melhor forma de conseguir sucesso futuro e colher resultados. E 73% dos jovens entre 18 e 25 anos já sabem disso, segundo pesquisa da consultoria Etalent com a Catho. Eles consideram esse planejameno fundamental para a trajetória profissional.
Apesar disso, apenas 1 em 4 jovens colocam os planos no papel de fato, segundo o estudo. ?Todas as pessoas que pensam em planejamento de carreira, não podem deixar de lado todos os investimentos que fazem parte disso, entre eles cursos dos mais diversos moldes, palestras, leituras e conhecimento?, afirmou, em nota, Jorge Matos, presidente da Etalent.
Segundo a pesquisa, o percentual de profissionais sem plano de carreira é ainda maior entre aqueles com idade acima de 36 anos: 34% dos entrevistados que reconhecem a importância de um plano de carreira não têm um. Nessa faixa etária, contudo, apenas 52% disseram ser importante ter um plano de carreira.
Entre aqueles com idade entre 26 e 35 anos, 66% disseram ser importante o plano de carreira.
Segundo Matos, o primeiro passo para planejar o futuro profissional é reconhecer a si mesmo. ?O autoconhecimento é o papel inicial para a tomada de decisões. Saber sobre você, seus pontos fortes e fracos, quais são suas habilidades e fraquezas, é fundamental para a tomada de qualquer que seja a decisão?, disse.
?É importante que se estabeleça aonde se quer chegar com metas e, principalmente, um objetivo a ser alcançado. A falta desse norte faz com que os profissionais e, principalmente os jovens, se percam no meio do caminho?, considerou em nota Luis Testa, head de Pesquisa e Estratégia da Catho.
As inscrições para o prêmio Melhores Empresas para Trabalhar GPTW NOVAREJO 2015 já estão abertas no site do Great Place To Work. As varejistas que quiserem participar da próxima edição devem responder à pesquisa online e entregar o culture audit até 30 de junho. Aqueles que quiserem responder a pesquisa via papel, devem fazê-lo até 30 de maio.
Leia mais