Compre Agora e Pague Depois. A modalidade de pagamento conhecida como Buy Now Pay Later (BNPL), já é uma realidade e tem tudo para se tornar uma solução cada vez mais popular entre os compradores. E vai se tornar ainda com a agenda do Pix Crédito, parte da agenda do Banco Central para o ecossistema da solução de pagamentos que pretende ampliar a digitalização da economia brasileira.
O Pix é um formato de pagamentos instantâneos que, com apenas três anos de idade, já ganhou seu lugar entre os meios de pagamento preferido dos brasileiros. e já é responsável por um terço de todas as transações realizadas no país. O Pix Crédito (BNPL) expandirá a funcionalidade para agendamento, permitindo que os consumidores façam compras online e paguem em parcelas de acordo com as modalidades de pagamento oferecidas pelas empresas.
A Provi avalia que essa é uma opção atraente para os consumidores ao oferecer flexibilidade e conveniência, “permitindo que as pessoas usem essa alternativa para adquirir produtos que eles precisam agora, mas não têm o dinheiro disponível para pagar de uma só vez”.
Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente
Pix crédiário deixa crédito mais fácil para brasileiros
Ainda, a modalidade tem potencial de ampliar o acesso ao crédito e a digitalização dos brasileiros, acredita o BC, por simplificar e ampliar as possibilidades de compra a prazo, em comparação com o cartão de crédito ou crediário, o famoso carnê. Não à toa que o BNPL já está sendo chamado também de “crediário digital”, “boleto parcelado” ou “PIX Parcelado”.
Ao reduzir as barreiras e as etapas de compra, o Pix Crédito também é positivo para empresas, que poderão oferecer mais uma alternativa de pagamento. Uma das principais dúvidas é a garantia de que o pagamento via Pix parcelado será efetivamente realizado. É aí que o BNPL difere do Pix agendamento, por exemplo, ao oferecer garantias do cumprimento da obrigação.
Assim como no crediário ou no cartão, o consumidor precisa ficar atento às condições de pagamento. O Buy Now Pay Later pode oferecer prazos de 30 dias ao parcelamento em vários meses. A cobrança de juros na transação depende das empresas e instituições bancárias envolvidas, o que significa que parcelar uma compra no Pix pode sim ter custos extras.
O Pix Crediário deve ser lançado o primeiro semestre de 2024, após a consolidação do Pix Agendamento, já disponível para os usuários, e o Pix Automático, ainda em fase de testes, pensado para facilitar a cobrança e o pagamento recorrente, seja de faturas ou assinaturas, por exemplo. Todos são etapas da agenda de digitalização promovida pelo Banco Central, que busca incluir no sistema bancário e de crédito milhares de brasileiros que ainda não têm acesso.
+ NOTÍCIAS
Mobile banking transforma hábitos financeiros dos consumidores brasileiros
Brasil é o país onde bancos digitais conquistam mais clientes