Pesquisar
Close this search box.
/
/
Pix Crediário traz instantaneidade para pagamentos a prazo

Pix Crediário traz instantaneidade para pagamentos a prazo

Nova modalidade faz parte da agenda de inovação do Banco Central e tem potencial para rivalizar com cartão de crédito e carnê

Compre Agora e Pague Depois. A modalidade de pagamento conhecida como Buy Now Pay Later (BNPL), já é uma realidade e tem tudo para se tornar uma solução cada vez mais popular entre os compradores. E vai se tornar ainda com a agenda do Pix Crédito, parte da agenda do Banco Central para o ecossistema da solução de pagamentos que pretende ampliar a digitalização da economia brasileira.

O Pix é um formato de pagamentos instantâneos que, com apenas três anos de idade, já ganhou seu lugar entre os meios de pagamento preferido dos brasileiros. e já é responsável por um terço de todas as transações realizadas no país. O Pix Crédito (BNPL) expandirá a funcionalidade para agendamento, permitindo que os consumidores façam compras online e paguem em parcelas de acordo com as modalidades de pagamento oferecidas pelas empresas.

A Provi avalia que essa é uma opção atraente para os consumidores ao oferecer flexibilidade e conveniência, “permitindo que as pessoas usem essa alternativa para adquirir produtos que eles precisam agora, mas não têm o dinheiro disponível para pagar de uma só vez”.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Pix crédiário deixa crédito mais fácil para brasileiros

Ainda, a modalidade tem potencial de ampliar o acesso ao crédito e a digitalização dos brasileiros, acredita o BC, por simplificar e ampliar as possibilidades de compra a prazo, em comparação com o cartão de crédito ou crediário, o famoso carnê. Não à toa que o BNPL já está sendo chamado também de “crediário digital”, “boleto parcelado” ou “PIX Parcelado”.

Ao reduzir as barreiras e as etapas de compra, o Pix Crédito também é positivo para empresas, que poderão oferecer mais uma alternativa de pagamento. Uma das principais dúvidas é a garantia de que o pagamento via Pix parcelado será efetivamente realizado. É aí que o BNPL difere do Pix agendamento, por exemplo, ao oferecer garantias do cumprimento da obrigação.

Conheça o Mundo do CX

Assim como no crediário ou no cartão, o consumidor precisa ficar atento às condições de pagamento. O Buy Now Pay Later pode oferecer prazos de 30 dias ao parcelamento em vários meses. A cobrança de juros na transação depende das empresas e instituições bancárias envolvidas, o que significa que parcelar uma compra no Pix pode sim ter custos extras.

O Pix Crediário deve ser lançado o primeiro semestre de 2024, após a consolidação do Pix Agendamento, já disponível para os usuários, e o Pix Automático, ainda em fase de testes, pensado para facilitar a cobrança e o pagamento recorrente, seja de faturas ou assinaturas, por exemplo. Todos são etapas da agenda de digitalização promovida pelo Banco Central, que busca incluir no sistema bancário e de crédito milhares de brasileiros que ainda não têm acesso.



+ NOTÍCIAS
Mobile banking transforma hábitos financeiros dos consumidores brasileiros
Brasil é o país onde bancos digitais conquistam mais clientes

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]