As transações rápidas redefiniram o mercado financeiro e conquistaram os consumidores. A simplificação dos processos, aliada à adoção de novas tecnologias, permitiu que os clientes realizem operações em poucos cliques, eliminando a burocracia e tornando o acesso aos serviços bancários mais ágil.
A transformação digital do setor bancário resultou na redução de custos de transação e na facilitação da migração de clientes entre instituições, essa é a constatação do levantamento ISG Provider Lens Digital Banking Services 2023.
Para o ano de 2024, especialistas da Getnet Brasil, empresa de tecnologia para soluções de pagamento do grupo global PagoNxt, do Santander, destacam três tendências que devem ganhar mais força: Pix automático, Pagamentos no WhatsApp e a tecnologia “Tap on Phone.
Segundo as previsões de Ricardo Marson, especialista no setor, o Pix seguirá crescendo neste ano, consolidando-se como uma opção prática para transações cotidianas. A expectativa é de que o Pix Automático simplifique ainda mais o processo de pagamentos, tornando-o automatizado e facilitando a vida tanto dos consumidores quanto das empresas. “O Pix Automático, previsto para outubro deste ano, tende a ampliar ainda mais o alcance de pagamentos digitais em modelos de assinaturas e pagamentos recorrentes, tais como escolas, academias. O Pix seguirá crescendo em 2024”, prevê Ricardo Marson.
Outro destaque no universo dos pagamentos digitais é a funcionalidade de pagamentos de pessoas para lojistas no WhatsApp, lançada oficialmente em abril de 2023. Daniel Tafelli, especialista na área, prevê que essa modalidade será ainda mais utilizada ao longo de 2024. “Este ano prevemos um aumento considerável de pagamentos no WhatsApp, visto que tanto as empresas quanto os consumidores finais vêm se habituando cada vez mais ao modelo.”, destaca Tafelli.
Outro meio de pagamento que terá maior projeção é o Tap on phone. “Como temos um uso assíduo do WhatsApp no Brasil, o ambiente digital permeia o dia a dia do consumidor. Neste cenário, a solução Tap on phone deve ganhar maior escala este ano e em 2025. Nos preocupamos muito com as práticas de segurança do formato e também com a curva de educação dos nossos clientes com o modelo”, finaliza Daniel.
Mais sobre os meios de pagamento:
PIX automático
Prevista para 28 de outubro de 2024, a ferramenta poderá ser usada em serviços públicos (água, luz, telefone e contas domésticas), assinatura de serviços (internet, streaming, portal de notícias), mensalidades (escola, condomínio, plano de saúde) e serviços financeiros (parcelamento de seguro, empréstimo, consórcio).
Desde abril de 2023, o Banco Central aprovou pagamentos de pessoas para lojistas com cartões de crédito, débito e pré-pago pelo aplicativo. Antes, era possível apenas pagamentos entre pessoas físicas. Hoje, por meio da interação entre empresas e consumidores dentro do app, é possível executar o pagamento.
Tap on phone
A tecnologia permite ao lojista transformar o seu smartphone em um canal de pagamento por aproximação, seja pelo celular do cliente ou pelo próprio celular dele.
Empresas passam a oferecer mais meios de pagamento
Empresas no Brasil e em todo o mundo estão intensificando seus esforços para ampliar a diversidade de métodos de pagamento, impulsionando suas operações online, fidelizando clientes e expandindo suas receitas. Essa tendência foi identificada em um recente mapeamento realizado pela Nuvei, fintech especializada em meios de pagamento, em parceria com a consultoria IDC (International Data Corporation).
O estudo “Empoderando novos negócios com inovação em pagamentos” apontou que entre as empresas consultadas pela IDC, seis tinham mais de cinco e três já ofereciam mais de 10 meios de pagamentos. “A busca pela diversificação de meios de pagamento se tornou regra obrigatória para empresas que expandem suas operações online, aumentam as linhas de produto e passam a atuar em novos mercados”, destaca Rafael Lavezzo, vice-presidente sênior da Nuvei na América Latina.
De acordo com o executivo, a variedade de opções de pagamento disponíveis hoje no mercado praticamente inviabilizou a estratégia de trabalhar com apenas uma marca e um canal. “Além da diversificação, temos observado empresas usando inteligência artificial, IoT e outras tecnologias na análise dos pagamentos para segmentar os clientes em grupos e melhorar a abordagem das vendas”, diz Lavezzo.
Os meios de pagamento passaram a ser uma parte estratégia real do negócio. “O que antes era uma despesa comercial passou a ser parte da experiência do cliente e um verdadeiro impulsionador de novas receitas”, diz Lavezzo. “Para tirar proveito das possibilidades desta nova era, as empresas vão precisar se perguntar o que vale a pena priorizar em relação aos pagamentos”, conclui.