Pesquisar
Close this search box.
/
/
Pix Automático, WhatsApp e Tap on Phone são tendências de meios de pagamento para 2024

Pix Automático, WhatsApp e Tap on Phone são tendências de meios de pagamento para 2024

Especialistas da Getnet indicam que as três modalidades ganham mais força, principalmente o Pix automático, que passa a valer em outubro, conforme previsão do Banco Central

As transações rápidas redefiniram o mercado financeiro e conquistaram os consumidores. A simplificação dos processos, aliada à adoção de novas tecnologias, permitiu que os clientes realizem operações em poucos cliques, eliminando a burocracia e tornando o acesso aos serviços bancários mais ágil.

A transformação digital do setor bancário resultou na redução de custos de transação e na facilitação da migração de clientes entre instituições, essa é a constatação do levantamento ISG Provider Lens Digital Banking Services 2023.

Segundo as previsões de Ricardo Marson, especialista no setor, o Pix seguirá crescendo neste ano, consolidando-se como uma opção prática para transações cotidianas. A expectativa é de que o Pix Automático simplifique ainda mais o processo de pagamentos, tornando-o automatizado e facilitando a vida tanto dos consumidores quanto das empresas. “O Pix Automático, previsto para outubro deste ano, tende a ampliar ainda mais o alcance de pagamentos digitais em modelos de assinaturas e pagamentos recorrentes, tais como escolas, academias. O Pix seguirá crescendo em 2024”, prevê Ricardo Marson.  

Outro destaque no universo dos pagamentos digitais é a funcionalidade de pagamentos de pessoas para lojistas no WhatsApp, lançada oficialmente em abril de 2023. Daniel Tafelli, especialista na área, prevê que essa modalidade será ainda mais utilizada ao longo de 2024. “Este ano prevemos um aumento considerável de pagamentos no WhatsApp, visto que tanto as empresas quanto os consumidores finais vêm se habituando cada vez mais ao modelo.”, destaca Tafelli.

Outro meio de pagamento que terá maior projeção é o Tap on phone. “Como temos um uso assíduo do WhatsApp no Brasil, o ambiente digital permeia o dia a dia do consumidor. Neste cenário, a solução Tap on phone deve ganhar maior escala este ano e em 2025. Nos preocupamos muito com as práticas de segurança do formato e também com a curva de educação dos nossos clientes com o modelo”, finaliza Daniel. 

Mais sobre os meios de pagamento:

PIX automático

Prevista para 28 de outubro de 2024, a ferramenta poderá ser usada em serviços públicos (água, luz, telefone e contas domésticas), assinatura de serviços (internet, streaming, portal de notícias), mensalidades (escola, condomínio, plano de saúde) e serviços financeiros (parcelamento de seguro, empréstimo, consórcio). 

WhatsApp

Desde abril de 2023, o Banco Central aprovou pagamentos de pessoas para lojistas com cartões de crédito, débito e pré-pago pelo aplicativo. Antes, era possível apenas pagamentos entre pessoas físicas. Hoje, por meio da interação entre empresas e consumidores dentro do app, é possível executar o pagamento. 

Tap on phone 

A tecnologia permite ao lojista transformar o seu smartphone em um canal de pagamento por aproximação, seja pelo celular do cliente ou pelo próprio celular dele. 

Empresas passam a oferecer mais meios de pagamento

Empresas no Brasil e em todo o mundo estão intensificando seus esforços para ampliar a diversidade de métodos de pagamento, impulsionando suas operações online, fidelizando clientes e expandindo suas receitas. Essa tendência foi identificada em um recente mapeamento realizado pela Nuvei, fintech especializada em meios de pagamento, em parceria com a consultoria IDC (International Data Corporation).

O estudo “Empoderando novos negócios com inovação em pagamentos” apontou que entre as empresas consultadas pela IDC, seis tinham mais de cinco e três já ofereciam mais de 10 meios de pagamentos. “A busca pela diversificação de meios de pagamento se tornou regra obrigatória para empresas que expandem suas operações online, aumentam as linhas de produto e passam a atuar em novos mercados”, destaca Rafael Lavezzo, vice-presidente sênior da Nuvei na América Latina.

De acordo com o executivo, a variedade de opções de pagamento disponíveis hoje no mercado praticamente inviabilizou a estratégia de trabalhar com apenas uma marca e um canal. “Além da diversificação, temos observado empresas usando inteligência artificial, IoT e outras tecnologias na análise dos pagamentos para segmentar os clientes em grupos e melhorar a abordagem das vendas”, diz Lavezzo.

Os meios de pagamento passaram a ser uma parte estratégia real do negócio. “O que antes era uma despesa comercial passou a ser parte da experiência do cliente e um verdadeiro impulsionador de novas receitas”, diz Lavezzo. “Para tirar proveito das possibilidades desta nova era, as empresas vão precisar se perguntar o que vale a pena priorizar em relação aos pagamentos”, conclui.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]