O Banco Central anunciou nesta quarta-feira (4) o lançamento oficial do Pix Automático, uma nova funcionalidade que, a partir de 16 de junho, permitirá o pagamento de contas recorrentes, como luz, água, telefone, mensalidades escolares, academias e serviços por assinatura.
“O Pix é o dinheiro que anda na velocidade do nosso tempo”, afirmou o presidente do BC, Gabriel Galípolo, durante o Conexão Pix, evento realizado em São Paulo.
O economista destacou que a função vai ampliar o acesso a serviços financeiros para quem não possui cartão de crédito e, ao mesmo tempo, reduzir os custos das empresas com cobranças recorrentes.
Pix automático: como vai funcionar?
O usuário deverá autorizar uma única vez o débito automático de pagamentos recorrentes diretamente em seu aplicativo bancário.
Após a autorização, os pagamentos serão realizados nas datas programadas, sem a necessidade de autenticação a cada transação e “com transparência”. Segundo o BC, antes de cada débito, o titular da conta receberá uma notificação com os detalhes da cobrança e poderá cancelar a autorização a qualquer momento.
Renato Gomes, diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, destacou alguns pontos da novidade.
“O consumidor vai ganhar com comodidade, porque realizará seus pagamentos recorrentes sem preocupação. Facilidade, porque o consentimento será dado uma vez e aquele serviço vai ficar disponível por um tempo indeterminado. E controle, porque não só vai ter que consentir para usufruir do serviço como vai poder estabelecer um limite máximo para cada pagamento recorrente.”
Benefícios para PFs e PJs
Para os consumidores, o Pix Automático também deverá oferecer mais organização nas finanças – porque reduz o risco de atrasos por esquecimento das datas a vencer dos famosos boletos inerentes à vida adulta.
Para as empresas, a novidade ajuda a garantir o recebimento em dia e reduz os custos com sistemas de cobrança, além de alcançar clientes que não utilizam cartão ou boleto.
“As grandes empresas vão poder colocar cobranças recorrentes de maneira automática com muito menos custo e com a segurança de que vão receber”, reforçou Galípolo, que lembrou: “60 milhões de pessoas que hoje não têm o cartão de crédito vão poder ter acesso a uma série de serviços e facilidades”.
Segurança e controle
O Banco Central garante que o Pix Automático seguirá os mesmos padrões de segurança do sistema tradicional. Em caso de cobrança indevida, o cliente poderá solicitar o ressarcimento via Mecanismo Especial de Devolução (MED). A devolução será obrigatória para o banco do cliente quando houver falha na gestão da autorização da cobrança.
Além disso, somente empresas idôneas e com CNPJ ativo há pelo menos seis meses poderão oferecer o serviço como forma de pagamento.
Prêmio Consumidor Moderno 2025
A votação para as categorias especiais do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2025 está aberta. Você pode definir quem serão os grandes nomes da edição. O CEO do Ano reconhece a liderança e a visão estratégica de executivos no topo. Por consequência, na categoria Hall da Fama, são homenageados os líderes com visão, estratégia e impacto positivo nas relações com clientes. Já o prêmio de Empresa do Ano valoriza as organizações que realmente fizeram a diferença na experiência do consumidor. Clique aqui e faça a sua escolha. A votação foi prorrogada até 16 de junho.