/
/
Pix Automático: saiba como vai funcionar

Pix Automático: saiba como vai funcionar

Ferramenta do BC entra em vigor no dia 16 com foco em praticidade, inclusão financeira e redução de custos para empresas.

O Banco Central anunciou nesta quarta-feira (4) o lançamento oficial do Pix Automático, uma nova funcionalidade que, a partir de 16 de junho, permitirá o pagamento de contas recorrentes, como luz, água, telefone, mensalidades escolares, academias e serviços por assinatura.  

“O Pix é o dinheiro que anda na velocidade do nosso tempo”, afirmou o presidente do BC, Gabriel Galípolo, durante o Conexão Pix, evento realizado em São Paulo.

O economista destacou que a função vai ampliar o acesso a serviços financeiros para quem não possui cartão de crédito e, ao mesmo tempo, reduzir os custos das empresas com cobranças recorrentes.

Pix automático: como vai funcionar?

O usuário deverá autorizar uma única vez o débito automático de pagamentos recorrentes diretamente em seu aplicativo bancário.

Após a autorização, os pagamentos serão realizados nas datas programadas, sem a necessidade de autenticação a cada transação e “com transparência”. Segundo o BC, antes de cada débito, o titular da conta receberá uma notificação com os detalhes da cobrança e poderá cancelar a autorização a qualquer momento.

Renato Gomes, diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, destacou alguns pontos da novidade.

“O consumidor vai ganhar com comodidade, porque realizará seus pagamentos recorrentes sem preocupação. Facilidade, porque o consentimento será dado uma vez e aquele serviço vai ficar disponível por um tempo indeterminado. E controle, porque não só vai ter que consentir para usufruir do serviço como vai poder estabelecer um limite máximo para cada pagamento recorrente.”

Benefícios para PFs e PJs

Para os consumidores, o Pix Automático também deverá oferecer mais organização nas finanças – porque reduz o risco de atrasos por esquecimento das datas a vencer dos famosos boletos inerentes à vida adulta.

Para as empresas, a novidade ajuda a garantir o recebimento em dia e reduz os custos com sistemas de cobrança, além de alcançar clientes que não utilizam cartão ou boleto.

“As grandes empresas vão poder colocar cobranças recorrentes de maneira automática com muito menos custo e com a segurança de que vão receber”, reforçou Galípolo, que lembrou: “60 milhões de pessoas que hoje não têm o cartão de crédito vão poder ter acesso a uma série de serviços e facilidades”.

Segurança e controle

O Banco Central garante que o Pix Automático seguirá os mesmos padrões de segurança do sistema tradicional. Em caso de cobrança indevida, o cliente poderá solicitar o ressarcimento via Mecanismo Especial de Devolução (MED). A devolução será obrigatória para o banco do cliente quando houver falha na gestão da autorização da cobrança.

Além disso, somente empresas idôneas e com CNPJ ativo há pelo menos seis meses poderão oferecer o serviço como forma de pagamento.

Prêmio Consumidor Moderno 2025

A votação para as categorias especiais do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2025 está aberta. Você pode definir quem serão os grandes nomes da edição. O CEO do Ano reconhece a liderança e a visão estratégica de executivos no topo. Por consequência, na categoria Hall da Fama, são homenageados os líderes com visão, estratégia e impacto positivo nas relações com clientes. Já o prêmio de Empresa do Ano valoriza as organizações que realmente fizeram a diferença na experiência do consumidor. Clique aqui e faça a sua escolha. A votação foi prorrogada até 16 de junho.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]