O Pinterest tem buscado entregar cada vez mais experiências personalizadas aos usuários da plataforma e para isso criou um laboratório para que marcas selecionadas possam testar novas ferramentas de publicidade e criatividade que estão em desenvolvimento. Essas ferramentas incluem tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial (IA) generativa, que cria conteúdos personalizados com base nas preferências dos usuários.
O objetivo é incentivar a experimentação e coletar feedbacks direto dos anunciantes para aprimorar e lançar rapidamente as melhores ferramentas no mercado. Entre as tecnologias em teste estão recursos de IA generativa e funcionalidades de compra interativa, prometendo transformar a experiência de usuários e marcas na plataforma.
A primeira ferramenta em destaque no Laboratório de Publicidade é a “Geração de Fundos Personalizados”. Atualmente em fase de teste nos Estados Unidos, essa funcionalidade utiliza um modelo de IA generativa do Pinterest, combinando o poder da Busca Visual e do Taste Graph, tecnologias exclusivas da plataforma que capturam e interpretam os gostos dos usuários.
Como funciona?
Com essa ferramenta, o Pinterest pretende transformar a maneira como os produtos são apresentados nos Pins. Em vez de mostrar uma simples imagem de um produto, como uma cadeira em um fundo branco, a IA gera fundos personalizados que refletem a estética preferida dos usuários. Por exemplo, uma cadeira pode aparecer em um ambiente decorado com o estilo “Japandi”, “Moderno orgânico” ou “Minimalismo”, dependendo dos sinais coletados sobre os gostos individuais dos usuários.
A IA do Pinterest analisa diversos sinais baseados nas atividades e preferências dos usuários na plataforma. Além disso, a IA examina o histórico de busca, pins salvos e outras interações dos usuários para identificar seus gostos e estilos preferidos. Com esses dados, a IA gera fundos personalizados que complementam os produtos, apresentando-os em ambientes que refletem os estilos de decoração favoritos dos usuários e suas estéticas individuais.
Colagens para anunciantes
Outra novidade do Laboratório é que a companhia introduziu uma ferramenta chamada “Colagens para Anunciantes“, que transforma a maneira como ideias e produtos são selecionados, compartilhados e comprados na plataforma. Na prática, essa funcionalidade permite que usuários criem colagens ao recortar, remixar e remontar elementos visuais, e agora, anunciantes podem participar desse processo de uma forma mais interativa.
As marcas selecionadas podem marcar produtos em suas colagens e promovê-las como anúncios de vitrine ou coleções. Isso facilita a descoberta de produtos e permite que os usuários saibam mais sobre eles com apenas um toque. Entre as marcas participantes estão Nike, Wayfair, NYX Professional Makeup, John Lewis e Bumble and bumble.
Resultados de campanha
Outra novidade anunciada é que a plataforma está introduzindo uma nova ferramenta chamada “Pinterest Performance+“, que visa melhorar a performance das campanhas publicitárias usando automação e Inteligência Artificial (IA). A plataforma é um conjunto de ferramentas desenvolvido para ajudar anunciantes a criar campanhas e alcançar melhores resultados. A ferramenta está atualmente em fase de teste (beta fechado) e, de acordo com a companhia, utiliza as mais recentes tecnologias de IA e automação para simplificar e otimizar a criação de campanhas publicitárias.
Dentre as funcionalidades e benefícios da plataforma, está a automatização de grande parte do processo de criação e gestão de campanhas. Os anunciantes podem configurar suas campanhas, com a ferramenta ajustando automaticamente as estratégias para atingir os objetivos definidos, como conversões e vendas.
A ferramenta permite que os anunciantes definam claramente seus objetivos de campanha, sejam eles aumentar conversões, vendas de catálogo ou consideração de produtos. A IA ajusta a campanha em tempo real para garantir a melhor performance possível.
Um dos maiores benefícios do Performance+ é a redução significativa do tempo e do esforço necessários para criar campanhas. Segundo os testes iniciais, a ferramenta reduz o tempo de criação de campanhas em 50%, exigindo muito menos entradas manuais dos anunciantes.
Segurança de marca
A empresa tem colaborado com organizações líderes do setor e tem adotado políticas de conteúdo rigorosas. Em parceria com a Integral Ad Science (IAS), o Pinterest oferece mensuração de brand safety em mercados monetizados, utilizando tecnologia de IA para analisar conteúdo multimídia. Durante testes beta, 99% das impressões de anúncios foram consideradas seguras.
Além disso, o Pinterest integrará a DoubleVerify (DV) para oferecer mensurações globais de segurança e adequação de marca, protegendo a reputação das marcas. Testes iniciais da DV mostraram que mais de 99% das impressões mensuradas foram seguras.