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CM Indica: o poder do pijama rosa de Natalia Beauty

CM Indica: o poder do pijama rosa de Natalia Beauty

Empreendedora e influenciadora relata seus desafios pessoais e profissionais na criação de negócio referência para setor de beleza no Brasil.

O Boteco da CM, podcast original da Consumidor Moderno, recebeu Natalia Martins, mais conhecida pelos seus seguidores e clientes como Natalia Beauty, para um bate-papo honesto e divertido sobre os perrengues do empreendedorismo. E como a própria convidada diz, é o “empreendedorismo raiz”, cheio de desafios, altos e baixos, e muito trabalho.

No podcast, Natalia contou à apresentadora Camila Santos, fundadora da consultoria Camix, sobre sua jornada no universo da beleza, assim como os marcos da trajetória da influenciadora e empresária que a definiram como umas principais referências globais no design de sobrancelhas.

Para criar o Natalia Beauty Group – negócio que reúne diferentes serviços de design de sobrancelhas, cursos e o Instituto –, a fundadora Natalia Martins precisou errar. Essa é uma das principais reflexões que a empreendedora e influenciadora faz em seu novo livro “O poder do pijama rosa: das dívidas ao império multimilionário no mercado da beleza” (Gente).

A obra oferece um relato honesto e de peito aberto sobre os desafios e conquistas da empresária. Tanto que a leitura quase se parece com uma conversa entre amigas ou uma sessão de análise. Natalia compartilha, de forma intimista e consciente, a relação familiar, sua visão e postura enquanto empreendedora, autocríticas e realizações.

Muito mais do que listar um passo a passo da construção da Natalia Beauty, a autora mostra como os desafios pessoais e profissionais estão intrinsecamente conectados. Não só isso, como esses laços são responsáveis pela construção de uma das maiores influenciadoras do setor de beleza e bem-estar brasileiro.

Mas por que lançar esse livro? “Acredito que quando estiver mais velha e com o negócio maior, vou esquecer de como foi passar pelas dificuldades de hoje e de como lidar com elas”, explica Natalia Martins em entrevista ao portal Consumidor Moderno. “Cresci muito rápido, e não queria perder essa linguagem e narrativa, que são para pessoas que estão começando seus negócios”.

Começos

O primeiro trabalho de Natalia foi no restaurante da família, no centro da capital paulista, onde ocupava diferentes funções – desde caixa até os cuidados com o fornecimento de produtos. Foi apenas depois que se casou e se mudou para São José do Rio Preto que sua jornada como setor de beleza começou. Lá, trabalhou numa clínica de estética, crescendo até alcançar o cargo de gerente. A partir de uma demanda das clientes do espaço, inscreveu-se num curso de micropigmentação de sobrancelhas.

No entanto, Natalia precisou voltar para a casa dos pais depois do fim do casamento, com uma dívida e a filha pequena. “Revisitar a casa dos meus pais, em um momento desafiador da minha vida, foi um retorno inesperado ao familiar”, relata a autora no livro. “Trazer minha filha comigo intensificou minha determinação em construir um futuro diferente para nós. Minha experiência, embora desafiadora, reacendeu a esperança de superar as adversidades e criar novas memórias positivas, aprendendo com o passado, mas não permitindo que ele definisse o nosso futuro”.

Com toda sua bagagem profissional, em 2017, Natalia abriu uma pequena sala comercial na Alameda Lorena, na capital paulista, para dar início aos seus serviços de design de sobrancelhas. Começava a jornada da Natalia Beauty – então, chamada de Natalia Make-Up.

Flow brows

Foto: Editora Gente.

Pelos primeiros três meses, a empreendedora se desdobrava em várias profissionais – desde a recepcionista até a faxineira. Mas entendendo que precisava de mais pessoas para atender a clientes, passou a ensinar a técnica de micropigmentação fio a fio – na qual os fios da sobrancelha são desenhados um por um, geralmente em linhas retas – por meio de cursos, que agregavam à rotina financeira da empreendedora.  

No entanto, Natalia desenvolveu uma técnica própria que conferia um movimento mais natural aos fios das sobrancelhas. Tudo começou devido a uma cliente que pediu para ser atendida à meia noite. Mesmo cansada, a empreendedora reuniu forças para atendê-la com a mesma qualidade de sempre.

“O cansaço, contudo, era muito grande – e talvez ele tenha me ajudado de um jeito inesperado, ao diminuir o meu grau de controle”, relata na obra. “Quando me dei conta, percebi que estava fazendo o desenho dos fios das sobrancelhas dela como se fossem naturais. Eles tinham a ondulação natural do pelo, e a trama deles encaixava em flow”.

Logo ao fim do atendimento, anunciou o nome de sua nova técnica: Flow Brows. Foi por esse estilo, além de toda uma experiência à consumidora de excelência em sua clínica, que Natalia Beauty foi reconhecida como uma das principais referências do setor no Brasil. Hoje, a clínica – que tem sua sede na Avenida Rebouças – atrai clientes de todo o país e do mundo, entre celebridades e outras influenciadoras, inclusive, para fazer e retocar a pigmentação de sobrancelhas a partir da técnica proprietária.

“Não à toa, me tornei a principal referência do setor no Brasil, por ter sido a primeira desse modo de fazer o design. Essa condição me diferenciou, em fez sair na frente em um mercado em expansão. E tenho a certeza de que, ao compartilhar esse conhecimento, me torno mais forte e influente. Por isso, um dos meus desejos é o de dividir o meu know-how com cada vez mais pessoas, para que o mercado possa se tornar cada vez mais diverso e solidificado”.

Em 2022, Natalia investiu em um projeto de capacitação profissional, inaugurando um espaço de ensino reconhecido pelo Ministério da Educação, com aulas presenciais e virtuais.

Da dívida ao negócio multimilionário

Em 2017, Natalia ainda trabalhava no espaço da Alameda Lorena enquanto encarava uma dívida de R$ 90 mil e um mandado de busca e apreensão. Sua carreira começou a dar uma guinada quando foi convidada por uma cliente a viajar para Dubai para atender a ela e suas amigas durante um período de 15 dias. Além da oportunidade de trabalho e viagem, recebeu um pagamento equivalente a R$ 200 mil.

No entanto, em vez de sanar suas dívidas, a empreendedora apostou no aluguel da casa que virou uma das marcas registradas da Natalia Beauty, na Avenida Rebouças. Sua lógica era simples: ao atender em um espaço maior, conseguiria também atender mais clientes e, com isso, ganhar mais dinheiro para pagar as dívidas.

O proprietário do imóvel quase não alugou o espaço, após ver as dívidas pendentes de Natália. Mas foi convencido pelas filhas, que conheciam o trabalho de Natália no setor de beleza e estética, com a condição de um adiantamento do aluguel que lhe consumiu 70% do valor recebido pelo atendimento em Dubai. “Mesmo não conseguindo pagar a dívida, diante da oportunidade e do modo como ela se apresentou, eu não hesitei. Fechei negócio com ele e aluguei a casa, imóvel este em que permanecemos até hoje, reformando e ampliando desde então”.

Hoje, ao passar pela movimentada avenida, é possível ver inúmeras mulheres entrando e saindo da clínica Natalia Beauty, todas vestindo vibrantes pijamas cor de rosa – ícone da experiência no espaço.

O poder do pijama rosa

A história do pijama rosa teve início ainda em 2017, na primeira sala da Natalia Beauty. Depois de andar de bicicleta em uma manhã fria na capital paulista, Natalia pensou quão com seria poder trabalhar de pijama. Pediu para uma de suas colaboradoras encontrar 16 pijamas cor de rosa que seriam distribuídos às alunas do curso do dia seguinte. Além da vestimenta, ainda conseguiram bordar o nome da marca.

Na manhã seguinte, a própria Natalia vestiu um dos pijamas e começou sua introdução ao curso. “A minha intenção era mostrar a elas que não há um padrão de comportamento único e determinado para se fazer sucesso nas atividades profissionais. Que uma roupa não poderia definir a minha capacidade de trabalho nem a de ninguém. Disse que o caminho do sucesso ou do fracasso é uma responsabilidade individual”.

Como a própria autora coloca, “O poder do pijama rosa” revela que os acontecimentos da vida e dos negócios fazem parte de uma única jornada. São histórias como essas e outras que tornam a obra de Natalia Martins, mais conhecida como Natalia Beauty, num grande aprendizado sobre os desafios e delícias do empreendedorismo.

Empreendedorismo raiz

Foto: Sextante/Divulgação.

Durante todo o seu relato – tanto no Boteco da CM quanto no livro –, uma coisa é certa: pequenas atitudes ou acontecimentos podem se transformar em grandes ideias. É o caso da própria história de como Natalia chegou a implementar o pijama rosa em seu negócio, a partir de uma percepção de que seria mais confortável trabalhar usando essa roupa. Ou então de como desenvolveu sua técnica de Flow Brows. Mas por que esses insights carregam tanto potencial de se tornarem um marco ou uma ideia de sucesso?

É isso o que o jornalista britânico Malcom Gladwell explora em seu livro “O ponto da virada: Como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença” (Sextante). Publicada em 2000, a obra já vendeu mais de 5 milhões de exemplares em todo o mundo, explora como ideias, comportamentos, produtos ou movimentos sociais podem se espalhar de maneira viral e atingir um ponto crítico, transformando-se em grandes fenômenos.

Uma das histórias contadas no livro é sobre o sucesso dos sapatos Hush Puppies, produto dos anos 1990 que, para os consumidores da época, pareciam um pouco antiquados, se assemelhando a uma mistura de sapatos sociais com mocassins. Mas porque um grupo de jovens em Manhattan, Nova York, começaram a usar os calçados, o produto teve uma explosão de vendas, revitalizando a tendência que, até então, parecia adormecida.

A história representa um conceito-chave da análise de Gladwell: a Leis dos Poucos, que aponta que pequenas, mas influentes pessoas desempenham papéis cruciais na disseminação de ideias. O autor ainda apresenta outros dois aprendizados que regem esses fenômenos:

  • O Fator de Fixação: a mensagem precisa ser memorável e impactante o suficiente para influenciar as pessoas;
  • O Poder do Contexto: pequenas mudanças no ambiente podem ter um impacto significativo no comportamento humano.

Se você se identificou com a jornada de Natalia Beauty, “O ponto da virada” é uma leitura instigante para entender como pequenas mudanças podem gerar grandes impactos. Os exemplos apresentados na obra, como a revitalização dos sapatos Hush Puppies e a queda da criminalidade em Nova York, são ilustrações práticas de como tendências atingem um ponto crítico, oferecendo lições valiosas para a vida pessoal e profissional.

*Foto: MIRO.

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