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Fusão da Petz e Cobasi criará maior rede pet do Brasil

Fusão da Petz e Cobasi criará maior rede pet do Brasil

Caso aprovada pelo Cade, união poderá gerar negócio com faturamento combinado de R$ 6,9 bilhões e 483 lojas.

Numa transação muito aguardada pelo mercado, as empresas Petz e Cobasi anunciaram na manhã de sexta-feira, 19/4, uma fusão de seus negócios, que poderá criar a maior rede de pet do país. O MoU (Memorandum of Understanding, ou Memorando de Entendimentos), espécie de contrato preliminar, comunicado à imprensa, denota que a concretização desse acordo está sujeita a diversos passos, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a realização de diligências legais, operacionais, contábeis e financeiras.

As empresas informam algumas sinergias que levaram à fusão de negócios: o cross-sell dos produtos de marca própria e de serviços; a otimização do plano de abertura de lojas; os ganhos de eficiência das rotas de e-commerce e centros de distribuição, e a redução do G&A (Despesas Gerais e Administrativas).

“São duas empresas saudáveis se unindo. Uma junção que une forças e competências para suportar outros tipos de concorrência”, diz Sergio Zimerman, CEO da Petz. “Nossas qualidades combinadas irão alavancar negócios e criar um ambiente correto para a construção de valor, sobretudo, para o ecossistema de serviços e contribuindo para as melhores ofertas para os nossos tutores”.

Zimerman destaca que se trata de uma “fusão de iguais”, onde as melhores práticas serão replicadas, independentemente da companhia. “Será aquilo que funciona melhor para o negócio”, pontua.

Para o executivo, “ainda é muito prematuro”, apontar novidades. “Nesse MoU, nossa maior preocupação foi acertar os termos de governança. Após a assinatura, comunicaremos com maior profundidade tudo que essa fusão irá proporcionar ao mercado, inclusive na comunicação da marca”, diz Zimerman. Sobre esse ponto, o executivo diz que “o modelo RaiaDrogasil é inspirador”, e que certamente a decisão de uma nova nomenclatura caminhará para algo similar.

Em tempos de forte concorrência com novos players e marketplaces, Zimerman confia no potencial dessa união. “Essa junção fortalecerá duas empresas com alta capacidade de adaptação e conhecimento de mercado, que certamente irá superar novas batalhas”, conclui.

Outros detalhes da fusão Petz e Cobasi

Caso a fusão seja aprovada e concluída, Paulo Nassar, atual CEO da Cobasi, ocupará o mesmo cargo na companhia resultante. Sergio Zimerman será chairman. O conselho terá nove membros, com Zimerman indicando quatro, e a família Nassar e o Kinea indicando os cinco restantes. 

A empresa combinada terá um faturamento de R$ 6,9 bilhões (R$ 3,8 bi da Petz e R$ 3,1 bi da Cobasi), 483 lojas (249 da Petz e 234 da Cobasi), um EBITDA de R$ 464 milhões (R$ 267 milhões da Petz e R$ 197 milhões da Cobasi) e uma caixa líquido de R$ 209 milhões – já que a Petz tem uma dívida líquida de R$ 23 milhões, e a Cobasi, um caixa líquido de R$ 232 milhões.

Certamente a fusão Petz e Cobasi aponta o nascimento de um player dominante. Para o consumidor, fica a expectativa de encontrar mais lojas em novas localidades, maior penetração no digital com novas ofertas, melhores preços e serviços ainda mais personalizados e eficientes, além da maior eficiência e qualidade no atendimento omnicanal num mercado que cresce substancialmente no Brasil.

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