O grupo RD, formado pelas redes Raia e Drogasil, tem uma receita certa para um crescimento ambicioso: marcas próprias. Atualmente, já são mais de 600 SKUs, divididos entre as marcas Needs, Natz, Nutri Good, Vegan by Needs e Care Tech, com uma média de 100 lançamentos por ano.
Esse modelo de negócio faz com que o grupo RD almeje ainda este ano alcançar o faturamento de R$1.3 bilhões, com as marcas próprias. A Needs, marca que atua em quase 50 categorias, como skincare, baby, oral care, higiene íntima, higiene feminina, cuidado adulto, entre outros, é o carro-chefe desse crescimento e responde por 70% desse valor estimado.
Mariana Senhore, diretora de marketing e inovação da Raia Drogasil, conta que em junho deste ano já foram lançadas mais três novas linhas Needs de produtos para cuidados com a pele: Needs Facial Controle de Oleosidade, Needs Facial Hidratação Equilibrada e Needs Facial Firmeza e Antissinais.
Os produtos fazem sucesso com o público e contam com ativos de alta tecnologia e utilizam ingredientes livres de triclosan, parabenos e formaldeídos, seguindo os princípios de um clean label, saudáveis e sustentáveis, explica Mariana. Vale destacar que os produtos também são desenvolvidos sem a realização de testes em animais, e contribuíram para aumentar em 48% as vendas das marcas próprias, desde o lançamento. Em 2022, o faturamento de todas as marcas juntas foi de R$1 bilhão, que representou um crescimento de 40% em relação a 2021.
Produtos para necessidades reais dos consumidores
Para a diretora de marcas próprias da RaiaDrogasil, Renata Mascarenhas, o sucesso dos produtos começa na parceria com dermatologistas amplamente qualificados, levando em consideração as necessidades reais dos consumidores. “As pessoas passaram a cuidar muito mais da pele durante a pandemia. Desde então percebemos que o autocuidado desempenha um papel fundamental na sensação de bem-estar e relaxamento, fortalecendo a autoestima”, diz Renata.
A head de qualidade e sustentabilidade da RD, Camila Margelo, conta que a Raia Drogasil não possui fábricas próprias, então, o processo de escolher uma indústria para fornecer os itens das marcas próprias conta com uma rigorosa avaliação, para garantir que em nenhum momento do processo tenha uso de animais. “Também temos uma lista de ingredientes banidos, como parabenos e formol, que não entram em nossos produtos”, conta a executiva.
PDV e Sustentabilidade fortalecem a experiência do cliente
Outro ponto de destaque desse sucesso de marcas próprias da RD está em seu ponto de venda (PDV), onde o time da Raia Drogasil conta com ações de endomarketing para orientar sobre os benefícios e funções de cada produto. “Temos uma série de ações de endomarketing para todo o time de lojas serem orientados a conhecer os produtos, sobre as formulações, tipos de pele, para ajudar o consumidor no momento da escolha”, frisa o coordenador de marcas próprias, Bruno Costa Prado.
Outro ponto de destaque da experiência do cliente com a marca está na sustentabilidade. A Raia Drogasil também possui uma parceria com a fabricante de papel cartão, Papirus. Parte dos insumos coletados nas farmácias, por meio de um projeto de economia circular para consumidores, faz com que as embalagens de medicamentos recolhidas, sejam usadas para fabricação de novos recipientes de papel cartão reciclado, para os produtos da linha Natz, por exemplo.
“Queremos que os nossos clientes entendam que quando eles fazem o descarte correto das embalagens, das bulas e dos medicamentos vencidos e fora de uso, eles estão contribuindo não só com este projeto sustentável de fabricação de embalagens recicladas da Papirus com a Natz, mas estão contribuindo muito para evitar a contaminação da água e do solo em suas cidades”, conclui a diretora de marcas próprias da RaiaDrogasil, Renata Mascarenhas.
+ NOTÍCIAS
NIQ-GfK: fusão amplia visão sobre comportamento do consumidor