A desigualdade salarial ainda é um dos temas importantes que impacta na vida de milhões de pessoas. Para se ter uma ideia, no Brasil, o grupo dos 1% mais ricos tem um rendimento médio mensal 39,2 vezes maior do que os 40% com menores rendimentos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).
Nesse contexto, buscando equiparar esse problema estrutural, a Petlove, ecossistema pet do Brasil, afirma que atingiu a marca de 100% dos seus colaboradores ao redor do país com salários dignos. Para Bruno Junqueira, vice-presidente de Pessoas, ESG & Comunicação da Petlove, atingir o marco vai muito além de uma prática de remuneração. “Acreditamos que a experiência de excelência que proporcionamos aos nossos clientes começa, também, com a experiência dos nossos colaboradores”, pontua.
A Petlove iniciou como e-commerce e hoje se consolida como um modelo de negócio baseado em ecossistema para pets. Atualmente, a companhia engloba outras frentes de negócios, como saúde, hospedagem e serviços, com foco em oferecer soluções para tutores e pets, seja no mundo virtual ou presencial. Bruno afirma que 90% dos colaboradores têm “filhos peludos” e são apaixonados por pets. “Nossos times realmente abraçam a causa animal – que é nossa essência – e se sentem engajados com nosso conjunto de ações, que visam o bem-estar de humanos e pets, tão importante para a manutenção dos talentos”, contextualiza.
Recentemente, a empresa recebeu o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2024 no segmento “varejo-diverso”. “Essa premiação demonstra que nossos esforços têm gerado resultados importantes tanto interna quanto externamente”, afirma.
Benefícios aos colaboradores
Como diferencial de uma experiência para colaboradores, a companhia, oferece ambiente pet friendly, além de incentivar a adoção responsável, oferecendo uma licença “peternidade” de dois dias úteis para funcionários que acolhem novos integrantes peludos para se tornarem parte de suas famílias.
Outros programas de educação com supletivo para colaboradores de base, como operadores do Centro de Distribuição são oferecidos. Em parceria com a instituição Alicerce, a empresa também declara proporcionar aos filhos dos trabalhadores educação em áreas como português, matemática, tecnologia e habilidades socioemocionais, focando especialmente no apoio educacional no contraturno para permitir que as mães possam trabalhar.
“Na medida em que investimos na conexão, cultura e valores com nossos colaboradores, a chance disso transbordar para o nosso cliente de forma direta é excepcionalmente maior do que sem esse modelo instalado”, contextualiza Bruno. “Quando os colaboradores se sentem parte do time, se tornam mais empáticos, proativos e assim conseguem atender melhor às expectativas dos clientes, criando uma experiência positiva”.
Movimento Salário Digno
A Petlove afirma que tomou como base estudos da Wage Indicator Foundation, que levam em consideração o custo de vida por região e os valores necessários para se ter acesso à saúde, educação, transporte e saneamento básico. Assim, a marca vai ao encontro aos compromissos públicos estabelecidos pela Petlove até 2025 e aos três pilares de atuação da empresa: operação responsável, promoção da saúde e bem-estar humano e dos pets e governança ESG.
A iniciativa faz parte do Movimento Salário Digno, promovido pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU, do qual a Petlove é signatária. De acordo com a definição da Organização, renda digna é a remuneração paga por uma semana de trabalho padrão que é suficiente para assegurar qualidade de vida para o colaborador.
A Wage Indicator Foundation, responsável pela pesquisa e coleta de informações sobre a renda digna em mais de 140 países, é uma organização internacional dedicada a promover a transparência e justiça salarial, que utiliza uma metodologia de cálculo adaptado por país e região – já que o custo de vida varia por localidade. O resultado é um padrão de remuneração que vai além do salário-mínimo legal, assegurando que o colaborador possa arcar com todas as suas despesas essenciais, além de garantir uma reserva financeira para emergências.
CONAREC
Talita Lacerda, CEO da Petlove é presença confirmada no CONAREC, para fechar o maior evento de CX do mundo! Por lá, os participantes terão acesso a profissionais, lideranças, especialistas e CEOs que estarão nos dias 10 e 11 de setembro, em São Paulo, para compartilhar conhecimentos, desafios e soluções para impulsionar o mercado de experiência do consumidor brasileiro.
Com a chegada da Inteligência Artificial generativa, que está revolucionando todos os setores, o desafio se torna ainda maior. Venha para uma imersão de conteúdo e ajude a construir o CX do futuro.
O CONAREC 2024 será realizado nos dias 10 e 11 de setembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Confira as novidades e participantes confirmados no site: CONAREC 2024.