A Black Friday está a um pouco mais de um mês de distância, mas as marcas já estão começando suas campanhas para atrair e engajar consumidores com seus produtos e serviços. No caso da Petlove, uma parte da comemoração foi antecipada para a sexta-feira 13 de outubro. Comumente associada ao azar, foi ressignificada para se tornar um dia de sorte para os tutores de gatos na chamada Black Cat Friday. Uma vez que os felinos pretos são ainda associados a superstições negativas, a empresa adotar a Agatha, a gata conselheira, para anunciar uma promoção em seu site e aplicativo.
Até o dia 15 de outubro, o site e o aplicativo da Petlove terão descontos de até 50% em itens exclusivos para os tutores. Além disso, os consumidores que assinarem planos de saúde para seus gatos receberão um brinde especial.
A pet – uma gata toda preta que reage a memes, informações e notícias sobre estigmas dos bichanos, e oferece conselhos aos espectadores – já havia estrelado uma campanha da empresa em janeiro de 2023, na primeira sexta-feira 13 do ano. Na época, a Petlove fez uma parceria com a ONG Catland para promover uma campanha de adoção de gatos pretos com um ano grátis de plano de saúde para os animais. Além disso, os consumidores receberam cupons de até 50% de desconto para compras de diferentes itens para os pets, com histórias de gatos para adoção.
Leia mais: Black Cat Friday: Petlove se apropria de sexta-feira 13 para proteger animais
Gatos pretos
Durante a campanha de janeiro, foi apresentado um estudo realizado em parceria com 18 organizações não governamentais que revelou que os gatos pretos representam 21% da população felina em abrigos. Além disso, são esses animais que, normalmente, são abandonados ou resgatados em condições de maus tratos. Dados da Catland apontam também que os gatos pretos são os menos adotados em relação aos de cor clara – em janeiro, os gatos pretos estavam na segunda posição entre os menos adotados da história da ONG.
Nesta edição da Black Cat Friday, Agatha volta a desmistificar as superstições de que gatos pretos trazem azar. Quem é ou já foi dono de bichanos pretos estão atentos a essas preocupações. Por isso, outros influenciadores pet também estão participando da campanha, buscando promover mais conscientização sobre os estigmas relacionados a gatos pretos.
São eles Pepe e sua Turma (@pepesuaturma), Hermeto (@gatohermeto), Anastásia e Léia (@anaeleia.cats), Miu, Um, Morcega e Mandolate (@gatomiu), Romeu, Malelo e Dalila (@romeuemalelo), e Malcom e Sr. Ramos (@malcomsalsicha).
Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente
Segundo dados da DogHero, plataforma de serviços da Petlove que conta com informações de mais de 2,5 milhões de cães e gatos cadastrados, as principais raças de gatos que podem ter a coloração preta são: a Bombaim (predominante pretos), a Angorá Turco – ambas representa 0.01% dos gatos brasileiros – e os felinos sem raça definida, que representam 98% da população de gatos no país.
Mercado pet brasileiro
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em 2022, os gatos representaram a terceira maior população de pets do país. São 33,6 milhões de gatos – representando o maior crescimento na comparação com 2021, de 6%. A maior população é a de cachorros, com 67,8 milhões, um aumento de 3,5% em relação ao ano anterior, seguida pelas aves canoras e ornamentais, com 41,3 milhões de pets.
O Brasil é o terceiro maior do mundo em população total de animais domésticos. O estudo também aponta que o Brasil é o terceiro país com maior faturamento no setor. De um total de US$ 149,8 bilhões desse mercado, o Brasil representa uma fatia de 4,95%, atrás da China (8,7%) e Estados Unidos (43,78%). Com um faturamento de R$ 41,96 bilhões em 2022, a maior parte do valor foi destinada à alimentação dos animais domésticos (80%), seguida pelos gastos veterinários (14%) e pelos cuidados com os animais ou pet care (6%).
+ NOTÍCIAS
Gente como a gente: um novo momento do setor pet brasileiro
Estabelecimentos Pet Friendly atraem tutores e animais de estimação