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Gente como a gente: um novo momento do setor pet brasileiro

Gente como a gente: um novo momento do setor pet brasileiro

Produtos e serviços buscam atender novas necessidades dos consumidores animais, como saúde, alimentação e bem-estar

O Brasil é o terceiro país com mais animais domésticos do mundo. Não só isso, mas cresce o número de famílias que preferem cuidar de pets em vez de ter e criar filhos. São mais de 167,6 milhões de pets, entre cães, gatos, aves, peixes e demais espécies. A estimativa é que 70% da população tem um bicho para chamar de seu.

Durante a pandemia da Covid-19, esse crescimento ficou mais evidente, já que muitos brasileiros aproveitaram o período de isolamento social para adotar animais e se dedicar mais aos seus cuidados.

Desde então, cresceu o número de produtos e serviços que atendem os pets de maneira humanizada, focando no bem-estar e na saúde física e emocional. E não seria por acaso: famílias estão se dedicado mais à criação de pets do que de crianças. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2018, o Brasil possui cerca de 35,5 milhões de crianças até 12 anos.

São ofertas de alimentações naturais e orgânicas, brinquedos educativos, roupas personalizadas e espaços reservados para a atividade física e socialização dos animais.

Leia mais: Estabelecimentos Pet Friendly atraem tutores e animais de estimação

O mercado pet em expansão

Em 2022, o faturamento do setor pet cresceu 16,4% na comparação com o ano anterior, segundo estudo do Instituto Pet Brasil (IPB), alcançado R$ 60,2 bilhões. Entre os segmentos que mais se destacaram, está o de Pet Food (alimentação animal), representando 56% do faturamento, ou seja, R$ 33,7 bilhões. Na sequência, está o de vendas de animais por criadores (10,4% do faturamento), e Pet Vet (serviços veterinários, com 9,9% do faturamento do setor).

Ao todo, são mais de 285 mil empresas atuantes no setor pet brasileiro. Até mesmo a oferta de vagas cresceu. Em 2021, por exemplo, foram 2,83 milhões de oportunidades de emprego – representando um crescimento de 6,2% na comparação com 2020.

Fogo no parcão

Os parques exclusivos para cachorros estão se tornando cada vez mais frequentes nas cidades brasileiras. Mesmo negócios que já fazem parte do ecossistema pet brasileiro estão expandindo seus espaços para receber os animais.

São megastores como a Cobasi, com o seu Pet Park, que já está presente em seis unidades nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. O espaço busca atender os tutores e seu animais depois das compras e da utilização dos serviços na loja. Trata-se de um “cachorródromo”, um parque pensado exclusivamente para cachorros brincarem, interagirem e se exercitarem. O Pet Park é cercado para que os cães não escapem e possam brincar sem a necessidade de preocupação dos donos.

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A Petz também conta com o seu Petz Play, que hoje está presente em 17 unidades da rede nas cinco regiões do Brasil. Os espaços podem ser ao ar livre ou cobertos, e oferecem obstáculos, brinquedos e espaços de interação para os cachorros dos clientes das lojas e visitantes. Em 2021, o grupo também adquiriu a Cão Cidadão. A marca fundada em 1998 por Alexandre Rossi, o Dr. Pet, oferece cursos online de adestramento e dispõe de tutores para treinar os cães em domicílio.

Hotelaria canina

Quem disse que o melhor amigo do homem não teria direito a uma hospedagem de luxo? Desde sua inauguração, o Palácio Tangará se apresenta como um hotel pet friendly. O hóspede pode pagar uma taxa adicional para incluir uma cama com cabeceira, lençol bordado e mini travesseiro, potes de água e ração em quatro quartos adaptados. Mas clientes caninos do restaurante Pateo do Palácio, localizado na área externa do hotel, também podem desfrutar de uma refeição especial. Basta informar o restaurante de que estará levando companhia animal no momento da reserva.

O menu pet, criado em julho de 2021, permite que o tutor escolha entre duas opções de proteínas – carne ou frango – e dois acompanhamentos – arroz, abobrinha, abóbora, brócolis e cenoura por R$ 40. Os cães ainda têm direito a uma cama, pote de água e um gancho para prender a guia e desfrutar do jardim enquanto almoçam ou jantam.

Outro gigante da hotelaria brasileira, o Hotel Fasano, aceita cachorros de até 7 kg como hóspedes na unidade da Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz, interior de São Paulo. O serviço do hotel também oferece potes de água e comida, e camas personalizadas com cobertor. Assim como o Palácio Tangará, o Fasano também cobre uma taxa para recepcionar os bichinhos.

Beleza pet

O e-commerce Beleza na Web, do Grupo Boticário, lançou no início de agosto sua primeira categoria focada em produtos de cuidado e bem-estar animal. Ao acessar o portal, é possível conferir mais de 100 produtos para banho, como shampoo e hidratantes de patas, colônias e até pastas de dente.

Segundo Maria Isabel Miranda, diretora executiva da Beleza na Web, foi por meio das pesquisas do IPB e da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), de 2020, que a empresa analisou o crescimento da população de animais de estimação e tomou a decisão de abrir a categoria no e-commerce. “Como consequência, grande parte dos tutores se dispõe a oferecer uma boa qualidade de vida e bem-estar para os pets. A nossa aposta no segmento foi pensada em fortalecer a conexão com uma base fiel já existente, oferecendo produtos de alta qualidade para os animais de estimação.”

Conheça o Mundo do CX

Segundo estimativas da Abinpet, a indústria de produtos deve encerrar o ano de 2023 com um crescimento de 10,6% no faturamento, com R$ 46,42 bilhões na comparação com 2022.

Segundo levantamento do IPB, o segmento de Pet Care, que envolve produtos de higiene e bem-estar animal, representam 20% do faturamento total do setor pet brasileiro, com um faturamento de R$ 3,3 bilhões. Em 2022, o segmento teve um crescimento de 5,5% na comparação com o ano anterior.

“Com a entrada de Beleza Pet no nosso portfólio, queremos expandir a nossa base de clientes, atingindo um público que busca uma plataforma completa de beleza e cuidados, tanto para eles quanto para os pets”, explica Miranda. “E com a crescente da categoria, queremos ampliar cada vez mais o nosso portfólio, oferecendo diversos produtos para atender todas as necessidades”.

 



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