Pesquisar
Close this search box.
/
/
Pesquisa revela potencial digital do Brasil na jornada do consumidor

Pesquisa revela potencial digital do Brasil na jornada do consumidor

Levantamento do The Boston Consulting Group (BCG) revela que países emergentes devem movimentar cerca de US$ 4 trilhões em compras de varejo. Executivo da companhia comenta contexto brasileiro

Pesquisa realizada pelo The Boston Consulting Group (BCG) revela que o digital influenciará na movimentação de até US$ 4 trilhões em compras de varejo em mercados emergentes até o ano de 2022. O levantamento contou com mais de 15 mil respondentes usuários de internet com o objetivo de mapear o estágio de seu desenvolvimento digital de nove países: Brasil, China, Índia, Indonésia, Quênia, Marrocos, Nigéria, Filipinas e África do Sul.

Confira o estudo na íntegra

A boa notícia para o mercado brasileiro é que os usuários de internet em mercados emergentes, atualmente, superam os usuários de mercados desenvolvidos, de modo que os mercados ascendentes deverão contribuir com aproximadamente 900 milhões de novos usuários até 2022, em comparação com cerca de 80 milhões de novos navegantes dos mercados mais desenvolvidos no mundo.

Gráficos mostram a influência digital no mercados emergentes

A Consumidor Moderno conversou sobre recortes desse estudo com Daniel Azevedo, sócio do The Boston Consulting Group (BCG). O executivo comentou sobre as projeções do Brasil, um mercado em plena consolidação digital. Confira:

Consumidor Moderno: Vamos focar no comportamento digital do consumidor no Brasil. Quais são os principais insights da pesquisa para a nossa realidade?

Daniel Azevedo: Esse estudo foi um dos primeiros que tenta olhar países emergentes ao longo da jornada do consumo. Há vários indicadores de mercado que avaliam a taxa de participação do e-commerce no varejo. O ecommerce no Brasil vem crescendo muito, inclusive durante a crise. O que pudemos tirar dessas reflexões é que raramente enxergamos uma atenção maior na jornada dos consumidores. Uma das principais informações que surgiram é que a participação do digital na jornada dos consumidores brasileiros está na casa dos 35%. Percebemos que as empresas estão com diálogo voltado para o e-commerce. O poder do digital para influenciar a decisão do consumidor já é muito grande. As empresas que conseguirem aproveitar dessa oportunidade e influenciar os consumidores na sua jornada completa têm chances maiores, seja por venda eletrônica ou por canal físico. O Brasil possui taxa muito próximo da China, que é 35%, enquanto na China é 39%. O Brasil tem um vasto potencial para aumentar ainda mais essa taxa de e-commerce, há um bom prognóstico para empresas que resolverem investir nessa oportunidade.

CM: Qual é o perfil do consumidor digital brasileiro? Consciente, avançado ou evoluído?

DA: O consumidor brasileiro está na etapa intermediária da avaliação que fizemos, ele está avançando. Ele já passou a fase inicial de ganhar confiança de influencia no varejo, mas ainda não chegou no potencial que percebemos que pode chegar, em níveis mais elevados. Ele está no estágio intermediário.

CM: Qual foi o caminho do Brasil para chegar nesse momento de boas projeções? 

DA: É interessante ver como o Brasil chegou nesse patamar. Houve um avanço significativo de acesso à internet, temos parcela mais alta que a China nesse setor. Parte disso acabou acontecendo por conta de maior acesso a smartphones. Existe uma propensão cultural do brasileiro com o fenômeno das redes sociais e, com esse acesso mais amplo, também refletido na sua jornada de compra. O avanço já é considerável considerando o impacto na jornada do consumidor.

Ainda existe também uma barreira cultural de se sentir seguro pra fazer uma compra digital, essa insegurança ainda é relevante nesse sentido, mas estamos avançando. Já vemos investimentos de empresas tentando superar essas barreiras de logística e infraestrutura e o consumidor deve se acostumar a esse novo ciclo digital. A expectativa é que essa penetração continue crescendo no país. Para que isso aconteça, precisamos que as empresas invistam um pouco nisso. A demanda deve organicamente crescer, do outro lado é preciso de algum grau de investimento até antes da demanda pra desenvolver novas plataformas.

Se a gente olha de uma forma mais ampla, até quando pensamos no portfólio de investimento das empresas no mundo nos próximos anos, ele virá desproporcionalmente de mercados emergentes. Se você olha esses mercados com uma taxa virtual já relevante e que culturalmente aceitam o digital, como o Brasil, sem dúvida é um mercado que se mostra promissor com a digitalização do varejo nos próximos anos. É uma oportunidade bastante interessante para o Brasil captar essa parcela de comportamento digital. As empresas aproveitaram esse crescimento inclusive durante a crise como uma ferramenta relevante. As expectativas apontam uma recuperação ainda tímida por agora, mas que em médio prazo será plena. Quem conseguir capturar esse anseio digital, vai conseguir êxito nessa recuperação futura.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]