Pesquisar
Close this search box.
/
/
Pesquisa aponta otimismo do brasileiro em recuperação econômica

Pesquisa aponta otimismo do brasileiro em recuperação econômica

Estudo da Kantar em parceria com a Acrefi revela o cenário e perspectivas dos brasileiros para o futuro, disposição para consumo, crédito e financiamento

Em meio a um novo governo com seis meses de atuação e um dos mais altos índices de desemprego já registrados na história do Brasil, uma pesquisa feita pela Kantar, em parceria com a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), aponta aumento do otimismo do brasileiro na recuperação econômica do país e a melhora da oferta em postos de trabalho em relação a anos anteriores.

O estudo, com o objetivo de avaliar a expectativa dos brasileiros com o cenário nacional e mundial, revelou que 13% dos brasileiros avaliam que o país está em uma situação ótima ou boa, enquanto 51% acham que o país está em uma situação ruim ou péssima. O mesmo levantamento, feito em 2018, registrou um otimismo de 4% dos respondentes.

Para Viviane Varandas, diretora de atendimento ao cliente da Kantar, o resultado encontrado é fruto da vivência de um novo governo baseado em expectativas criadas com a eleição em outubro.

“O desemprego ainda é uma questão que preocupa os brasileiros, mas vale destacar que o ele está mais consciente e acredita que melhorias podem acontecer nos próximos dois anos”, conta a executiva.

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno!

Futuro

Sobre perspectivas futuras e o que se espera para os próximos anos, o estudo da Kantar mostrou que 60% dos entrevistados se preocupam e estão atentos com sua fonte de renda e o emprego que possuem. Sobre o seu otimismo, 37% deles acredita que melhorias podem acontecer em 2020.

Cerca de 10% dos respondentes espera melhora no cenário político e econômico somente em 2021.

Mudança

Em relação aos pontos relevantes para o trabalho e investimento do Poder Executivo, a pesquisa mostra que a Reforma da Previdência é a pauta mais relevante do momento para os entrevistados, com 21% das respostas. Em segundo lugar surge a Educação como principal setor de investimento, com 18% da opinião dos respondentes, a maioria jovens.

Para Nicolas Tingas, economista-chefe da Acrefi,  a convergência em relação à Reforma da Previdência é um cenário presente no estudo. “Um dos destaques é essa convergência de todos os pesquisados em relação à Reforma da Previdência. A agenda econômica deixa de ser uma agenda de proposição e passa a ser uma agenda de realização, em que as pessoas percebam que a agenda é positiva e progressiva”, afirma.

Metodologia

De acordo com a Kantar, mil pessoas foram entrevistadas, entre os 18 e 65 anos, de ambos os gêneros e das cinco regiões do Brasil. Segundo Viviane, a pesquisa buscou trazer um retrato homogêneo do país com entrevistados de todos os locais e com promoção de variedade.

http://localhost/consumidor-novarejo/2019/07/09/mudanca-habitos-lista-aplicativos/

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]