Não é de hoje que o live commerce vem chamando a atenção do varejo com a proposta de tornar a interação com o consumidor mais dinâmica, ao mesmo tempo em que as vendas são alavancadas. De olho na tendência, a Pernambucanas lançou um novo canal nesse mesmo formato de livestream e-commerce, mas com melhorias: o serviço é descentralizado.
Desenvolvida em uma parceria com a empresa de tecnologia Cliqx, o modelo exclusivo da varejista permite uma atuação descentralizada, democratizando assim o acesso ao canal.
Com isso, cada uma das mais de 480 lojas tem autonomia para realizar sua própria transmissão ao vivo, definindo dia, horário e produtos, baseados em suas necessidades, particularidades da região e perfil de público. “Nossos colaboradores e gerentes conhecem em profundidade os clientes que são atendidos em nossas lojas, inclusive fazem parte da mesma classe social, o que contribui diretamente com o atendimento já que têm as mesmas preferências e necessidades”, explicou Sérgio Borriello, CEO da Pernambucanas.
Como vai funcionar a plataforma de vendas
Na plataforma de Live Commerce descentralizada da Pernambucanas, os produtos mostrados pelos apresentadores ficam disponíveis para a compra no momento da transmissão ao vivo, que é totalmente integrada ao estoque das unidades.
O cliente pode escolher entre comprar o produto ali mesmo e receber em casa, ou retirar na loja em até duas horas. Como as lives são desenvolvidas pelo gerente de cada unidade, os vendedores podem encaminhar os links de acesso pelo WhatsApp, e-mail ou qualquer rede social. Além disso, os clientes conseguem ter acesso a descontos exclusivos.
Além dos benefícios para os clientes, o modelo de Live Commerce da Pernambucanas permite que cada loja acompanhe o desempenho de venda em tempo real, por meio de um Dashboard gerencial, com informações sobre a quantidade de pessoas ativas, total de compradores, volume de venda, faturamento e produtos mais vendidos.
De acordo com SérgioBorriello, o desenvolvimento do novo canal de vendas tem a ver com a forte conexão da marca com as famílias, já que a iniciativa tem como um dos objetivos a valorização da cultura regional.
Live commerce, redes sociais e WhatsApp:
a importância da integração de sistemas
Com o consumidor acostumado às benesses do atendimento digital, intensificado ainda mais durante a pandemia, não é de se estranhar que no grande quadro da experiência do cliente, as ferramentas que fazem sucesso no online sejam, também, inseridas no offline.
Como já antecipamos no relatório Conclusões e Tendências do Prêmio Consumidor Moderno, o WhatsApp é o canal que apresentou maior crescimento e adesão dos consumidores. Integrar o seu uso ao modelo de venda Live Commerce, é, portanto, uma ótima estratégia, já que o formato de venda também tem atraído clientes que aprovam a proximidade que os streamings do e-commerce oferecem. Da mesma forma, as redes sociais ganham, cada vez mais, relevância para o relacionamento de cliente e marca.
Para que tudo funcione, no entanto, é mais do que necessário de que os canais estejam integrados. O que pode significar a diferença entre ter um modelo de atendimento multicanal ou omnicanal. E, como se sabe, o futuro do atendimento é omnichannel.