/
/
Pela primeira vez na história, vendas de smartphones registram queda no mundo

Pela primeira vez na história, vendas de smartphones registram queda no mundo

O dado é histórico: as vendas de smartphones no mundo caíram pouco mais de 5%. No entanto, ao que tudo indica, tudo não passou de um "soluço" desse mercado

As vendas globais de smartphones fecharam o último trimestre do ano passado com uma notícia realmente surpreendente e histórica: pela primeira vez na história, a venda dos dispositivos registrou queda nas vendas. Segundo o Gartner, foram vendidos 408 milhões de aparelhos no quarto trimestre de 2017, uma redução de 5,6% na comparação com o mesmo período de 2016. No entanto, trata-se apenas de um “soluço” no mercado.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Na avaliação do Gartner, existem diversos fatores que impactaram as vendas de smartphones ao redor do mundo. No entanto, dois fatores foram considerados determinantes. “Primeiro, a falta de aparelhos de qualidade na faixa de preço mais baixa fez com que o público de menor renda investisse em feature phones (celulares intermediários) de maior qualidade. Já aqueles que possuíam smartphones, por sua vez, estão fazendo o upgrade de seus modelos para versões mais poderosas e ficando com eles por mais tempo”, disse  Anshul Gupta, diretor de pesquisa no Gartner.

Apple puxa queda

O Gartner analisou ainda o desempenho das vendas por empresas. A Samsung, por exemplo, registrou um início ruim de vendas dos modelos Galaxy S8 e S8 +. No entanto, a companhia se recuperou no fim do ano passado. Ao que tudo indica, a empresa deve crescer ainda mais este ano com o lançamento oficial dos sucessores da linha S, o que deve acontecer no Mobile World Congress deste ano.

O problema foi a Apple. Houve uma queda de 5% nas vendas de aparelho na comparação as vendas na comparação entre os o último trimestre de 2017 e 2016. “A empresa tem três novos smartphones – o iPhone 8, o iPhone 8 Plus e o iPhone X, sendo que as vendas foram afetadas por dois fatores. Primeiro, o lançamento da versão X ocorreu após o lançamento do iPhone 8 e iPhone 8 Plus. O consumidor preferiu esperar o novo aparelho, o que prejudicou o comércio dos outros dois modelos. Em segundo lugar, houve escassez de componentes da versão X, o que aumentou o ciclo de fabricação desse dispositivo. Isso resultou em uma demora na entrega e que somente foi normalizado no início de dezembro de 2017. Agora, esperamos um aumento na venda do iPhone X no primeiro trimestre de 2018 “, acrescentou o Sr. Gupta.

Chineses em alta

Huawei e Xiaomi foram os únicos fornecedores de telefones inteligentes a atingir o crescimento unitário na comparação feita pelo Gartner. E com um detalhe: as companhias registraram dois aumentos seguidos nas vendas ano a ano (ou seja, 2016 e 2017).

De acordo com a consultoria, a Huawei apresentou um aumento de 7,6%, enquanto a Xiaomi registrou incríveis 79%. “O futuro das oportunidades de crescimento para a Huawei residirá em ganhar quota de mercado em países emergentes e nos EUA”, disse o Sr. Gupta. “O maior mercado da Xiaomi fora da China é a Índia, onde continuará a crescer. O aumento das vendas na Indonésia e outros mercados no emergentes posicionará a Xiaomi como uma forte marca global”.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]