Em janeiro, o número de pedidos de recuperação judicial caiu 14,6% em relação ao mesmo período de 2016, apontam dados do Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. Foram 82 requerimentos contra 96 de janeiro passado. Com relação a dezembro de 2016, o número também apresentou queda: -43,4% (foram 145 pedidos na ocasião).
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Segundo o levantamento, a maioria das requisições de recuperação foi realizada por micro e pequenas empresas (52), enquanto as médias empresas somaram 18 requerimentos e as grandes companhias, 12.
Na visão dos economistas da entidade, o recuo do índice já no primeiro mês do ano pode ser um dos primeiros sinais de estabilização após ter atingido recorde histórico em 2016, com 1863 pedidos. O quadro pode ter influência da reduções da taxa básica de juros e a expectativa de saída da recessão.
Espelho
O número de pedidos de falência também recuou em janeiro, contabilizando 92 ocorrências contra 101 registradas no mesmo período do ano passado, queda de 8,9%. Em relação a dezembro, quando os pedidos chegaram a 134, a queda foi de 31,3%.
As micro e pequenas empresas lideraram também este ranking. Das 92 falências requeridas em janeiro, 53 foram de micro e pequenas empresas, 18 foram de empresas médias e 21 de grandes empresas.
Número de pedidos de recuperação judicial recua em janeiro
Segundo o indicador analisado pela Serasa Experian, o primeiro mês do ano parece demonstrar os primeiros sinais de estabilização das empresas. Entenda
- Consumidor Moderno
Legenda da foto





