Está chegando uma das épocas mais “doces” do ano, mas, ao que tudo indica, os consumidores terão que trabalhar a criatividade para aproveitar a Páscoa em 2023. Isso porque, os preços do chocolate em barra e do bombom, matéria-prima dos ovos, subiram mais de 12%, quase o dobro da inflação. Essa foi a maior alta do chocolate em seis anos e os produtos chegam aos mercados com valores mais altos do que de costume não só pelo período festivo.
Além do aumento comum no varejo às vésperas da Páscoa, especialistas indicam que o encarecimento dos produtos tem relação com a alta nos preços dos ingredientes usados na produção do chocolate em 2022: leite, açúcar e cacau. No caso do leite e derivados, por exemplo, a inflação acumulada em 12 meses chegou a 41% em junho de 2022, devido à seca.
Outros fatores também impactaram o preço do chocolate, segundo especialistas, dentre eles a inflação geral do País; os impactos globais da Guerra da Ucrânia, que encareceu fertilizantes; e até eventos climáticos como o La Niña, que atrapalhou a safra em 2022. A consequência desse aumento “salgado” para o bolso do consumidor é que quem comprou um ovo de Páscoa por R$ 50 reais no ano passado, agora deve pagar em torno de R$ 57 reais nas lojas.
A saída para consumidores que têm o hábito de comprar para si ou presentear parentes e amigos com ovos de Páscoa pode ser escolher linhas menos premium, trocar os ovos por barras de chocolate ou caixas de bombom, ou até mesmo usar a criatividade e fazer o próprio doce. Especialistas indicam a famosa “pesquisa de preços”. Em datas festivas, as comparações são ainda mais essenciais para fazer uma boa compra.
Por outro lado, para atrair os consumidores este ano, as marcas apostaram em tamanhos, sabores e formatos diferentes. Vale destacar que desde que os ovos de Páscoa começaram a ser vendidos nas lojas, as compras não ficaram abaixo do esperado. Algumas marcas conseguiram segurar o repasse do aumento da matéria prima e impediram que os preços subissem tanto nas prateleiras.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), em 2022 foram vendidas 10 mil toneladas de ovos no Brasil, um crescimento de 13% em relação ao volume de 2021. A projeção para 2023 é que haja uma nova alta nas vendas, apesar de tudo. A Abicab estimou que nessa Páscoa, 163 novos itens relacionados à data seriam lançados no mercado.
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