Os números da tecnologia móvel crescem em progressão geométrica. O provedor global de soluções de pagamentos internacional e multicanal, Adyen, divulgou os resultados de sua pesquisa que enumera os pagamentos feitos através de dispositivos móveis. Do total de transações efetuadas em toda a rede mundial de pagamentos da empresa, 20,1% foram através de tablets (9,3%) e smartphones (10,9%), aumento de 66% sobre março de 2013.
Para se ter uma ideia do avanço do setor, em outubro do ano passado, foram 269 milhões de acessos através de smartphones e 1,657 milhão de novas linhas somente no Brasil, é o que indica relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
De acordo com o diretor geral da MobilePeople, João Moretti, a tendência para esse ano é que a maioria dos brasileiros continue mesmo a utilizar a rede 2G. Mesmo assim, as velocidades 3G e 4G estão tendo cobertura cada vez maior, principalmente devido ao crescimento no número de contratantes desses serviços. Segundo o IDC Brasil, o 4G obteve nos três primeiros meses 174 mil assinantes.
?E se o objetivo é atender a essa maior demanda, é preciso ter uma boa infraestrutura. Para isso, muitas empresas têm investido na fibra óptica, que tem muitos benefícios, entre eles: maior velocidade, dispensar a instalação de vários equipamentos e outros?, comenta Moretti. Em 2013 a rede de fibra atendia a quase 2 milhões de domicílios e a perspectiva é de crescimento neste ano.
A Adyen divulgou que o contínuo crescimento dos pagamentos móveis neste trimestre é um reflexo do fato de que 70% dos seus clientes varejistas clientes estrem acompanhando o tráfego de pagamentos originados da Internet móvel. O avanço nos pagamentos móveis abrangeu viagens (+5%), Ingressos (+3,2%), Varejo (+2,8%) e livros, filmes, músicas (+6,2%). O setor de games registrou declínio (-1,6%).
O CCO da Adyen, Roelant Prints, disse que a maioria dos varejistas do mundo está se engajando com seus consumidores através da Internet móvel. ?O paradigma mudou da dúvida se as pessoas iriam realmente comprar serviços e bens digitais com seus dispositivos móveis para a certeza de que o mobile commerce é um canal de vendas vital tanto para os varejistas quanto para os consumidores?, explicou. A Adyen processou mais de US$ 2,2 bilhões em pagamentos móveis em 2013.
Balanço feito pela Kantar Worldpanel no ano passado indica um ?boom? da popularização dos smartphones no Brasil. Houve um um aumento de 130% nas vendas entre janeiro e setembro de 2013.
Volume de Transações por Setor
– Viagens: smartphones, 22% (17,5% no último trimestre de 2013); tablets, 12,5% (11,9% no último trimestre de 2013).
– Varejo: tablets, 16,5% (15,9% no último trimestre de 2013); smartphones, 9,3% (7,1% no último trimestre de 2013)
– Ingressos: smartphones, 15,75% (13% no último trimestre de 2013); tablets, 8,1% (7,5% no último trimestre de 2013).
– Bens Digitais: smartphones, 16,9% (13% no último trimestre de 2013); tablets, 7,5% (5% no último trimestre de 2013).
– Games: smartphones, 7,3% (9% no último trimestre de 2013); tablets, 2,7% (3% no último trimestre de 2013).
Fonte: Adyen