/
/
Os políticos aprovam leis de interesse do povo?

Os políticos aprovam leis de interesse do povo?

A pergunta é difícil e vale a reflexão: quando foi a última vez que uma lei foi comemorada? E você, comemorou a proibição do Uber?

Então, você é um dos brasileiros sem qualquer interesse pelo jogo político, não é mesmo? É evidente que ?dar de ombros? para o assunto faz parte do jogo democrático, mas, por outro lado, rejeitar esse direito é o mesmo que pedir aos políticos que aprovem, rejeitem ou ignorem assuntos que podem ser do seu interesse – e depois que a lei for aprovada e sancionada, sinceramente, não adianta chorar pelo leite derramado.

O Uber é um bom exemplo. Você autorizou o seu vereador ou o prefeito a tornar o aplicativo ilegal na sua cidade? Não? Então, por que isso aconteceu?

Ao que tudo indica, consumidores ao redor do mundo não pediram por tal proibição ao aplicativo. E isso ficou claro na mensagem enviada por representantes de consumidores de mais de 80 países presentes no Congresso Mundial da Consumers International (CI), o maior congresso de relações de consumo do mundo e que este ano foi realizado Brasília. Em outras palavras, será que, mais do que proibir, os clientes não desejam uma mudança no feedback: forma de pagamento, canais de contato e outros?

Uma das ativistas da ideia foi Onica Makwakwa, coordenadora regional para África da Aliança para uma internet acessível. ?Não acredito que a regulamentação funcione muito bem para esse tipo de negócio (Uber). Os consumidores são mais dependentes de feedbacks, que são os mecanismos que garantem a existência desses serviços. Em vez de regular as economias, que tal regular o sistema de feedback??, questionou.

Monroe Labouisse, por exemplo, entende como poucos a força do feedback dentro dos negócios em tecnologia. Ele, outro palestrante do CI e ex-funcionário do eBay, afirmou que o ?retorno? foi a inovação do negócio da empresa em que trabalhou. Afinal, foi isso que conferiu poder ao consumidor. ?Feedback é a inovação que permite a esses negócios andarem. Quando o eBay começou, não havia feedback on-line. Hoje em dia, ninguém vive sem isso. Hoje, esse ambiente aberto é a base de negócios como o Airbnb, o Uber e muitos outros.

No entanto, todos concordam que é necessário melhorar o retorno, seja para reclamar, pagar e até elogiar. É preciso criar um padrão para esses retornos que ainda não existem. Não estariam aí os reais interesses dos consumidores?

*Revista Consumidor Moderno foi a mídia oficial do evento

Leia Mais:

Presidente Dilma Rousseff abre o World Congress da Consumers International em Brasília

A nova definição de consumidor

 

 

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]